O que é Mapeamento de Competências? Entenda!

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é mapeamento de competências? O termo é familiar? Essa é uma maneira de identificar quais as aptidões técnicas e comportamentais que são imprescindíveis para cada setor ou cargo dentro de uma organização.

É uma forma benéfica de verificar se o colaborador tem o perfil pretendido pela empresa, a fim de ter um time que lute pelos mesmos objetivos. É também uma forma de manter aqueles que se enquadram a essa descrição e, quem sabe, aperfeiçoar os demais.

Preparamos um post para mostrar a você o que é mapeamento de competências. Além disso, ressaltaremos como utilizar essa ferramenta de gestão para elaborar os cargos da sua instituição. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que é mapeamento de competências?

O termo competência define um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes importantes para exercer um cargo. No âmbito organizacional, as aptidões de um profissional devem ser para agregar valor às pessoas e à empresa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Portanto, o mapeamento de competências serve para reconhecer os talentos de dentro de uma instituição. A partir da execução dessa ferramenta é possível aproximar e investir corretamente nos profissionais da empresa.

Esse mapeamento criará um filtro com base no perfil de cada colaborador, ajudando os Recursos Humanos a ter uma melhor gestão. Assim, é possível conhecer melhor o profissional e reter os talentos certos para a organização.

Classificação das competências

Para nortear a sua gestão, separamos uma lista com dez competências importantes:

  • ter capacidade de aprendizagem;
  • autoconhecimento;
  • credibilidade e integridade;
  • possuir pensamento estratégico;
  • orientar-se para os resultados;
  • promover equipes de alto empenho;
  • ter comunicação efetiva;
  • inspiração e comprometimento;
  • mudança e inovação;
  • ter orientação ao cliente.

Por essa lista, é possível começar a fazer o mapeamento de competências da sua empresa.

Como fazer o mapeamento de competências?

O mapeamento de competências pode ser realizado de acordo com o modelo CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Esse é um modelo muito utilizado para realizar processos seletivos e efetivar uma contratação.

No entanto, aqui queremos mostrar a você como realizar esse mapeamento com os seus atuais colaboradores. Primeiramente, o gestor precisa fazer uma observação da sua equipe para identificar quais são as suas competências. Em algumas situações, ele precisará ter um questionário para avaliar seus profissionais.

Outra opção é o líder perguntar aos seus colaboradores quais as características que eles acham mais importantes para exercer um cargo. Essa é uma forma do gestor conhecer melhor a sua equipe.

Depois isso, é necessário uma análise dos resultados obtidos. Por meio desse exame é possível você identificar quais as qualidades que a empresa espera que os seus profissionais tenham. Sendo assim, há grandes chances de alinhar a sua equipe com essa expectativa, bem como com os valores, culturas, missão e valores desenvolvidos pela organização.

Antes de realizar esse mapeamento, o ideal é fazer uma lista sobre quais aptidões são necessárias para preencher um cargo. E definir também qual o nível de importância de cada característica. Após feito essas definições, é só aplicar essa ferramenta.

Agora que você já sabe o que é mapeamento de competências, veja nosso conteúdo sobre como fazer um!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of