O que é Headhunter e como se qualificar nessa profissão?

Tempo de leitura: 4 minutos

Cada vez mais, as empresas deixam de contratar pelo currículo e buscam admitir novos talentos pela análise de comportamento. Essa busca, muitas vezes, precisa ser feita fora do ambiente empresarial em locais e ocasiões bem específicas. É neste momento que o headhunter entra em ação como um mediador do setor de RH. Se você procura entrar nessa área de atuação, mas não sabe exatamente o que é headhunter, este post ajudará você!

O termo headhunter, que significa “caçador de cabeças”, pode parecer um pouco estranho inicialmente mas, este profissional nada mais é do que um caçador de talentos. O seu papel é encontrar a pessoa certa para o cargo adequado.

Para atuar como headhunter, o profissional não precisa ser formado em uma área específica, nem mesma ligada à área de RH. O mais importante é que este profissional possua características como, bastante conhecimento técnico em sua área de atuação, boa comunicação verbal e escrita, foco em resultados, além de um amplo networking. 

Se você ficou interessado nessa profissão e gostaria de saber se possui o perfil necessário para atuar nesta área, até o final deste post você saberá um pouco mais desta figura que cada vez mais ganha importância nas empresas. Então, vamos lá?

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A definição sobre o que é headhunter

Mesmo parecendo ser uma espécie de recrutador, o headhunter não recebe e seleciona currículos para vagas em aberto. Sua função demanda uma maior autonomia e flexibilidade para buscar talentos que se adequem a instituição nos mais diferentes locais e ocasiões. Por isso,  é fundamental que este profissional tenha um bom networking, o que vai além de muitos contatos em redes sociais. Ter uma rede ampla de relacionamentos, aumenta a chance de encontrar talentos ou até mesmo grandes executivos para a empresa. 

Além disso, o headhunter têm que estar constantemente atento ao mercado, realizando pesquisas e monitoramento, alinhando suas necessidades com os objetivos da instituição.

Por meio do seu conhecimento e estratégias, o headhunter muitas vezes identifica a escassez de profissionais que nem mesmo a empresa percebe que precisa integrar em sua equipe. 

O headhunter pode ser um colaborador fixo, mas, muitas vezes, ele atua de forma autônoma, pelo fato de que sua atuação é mais externa e não dentro da empresa. Geralmente, ele é acionado pelas instituições que precisam de profissionais bem específicos.

A importância para as empresas

Muitas vezes, o setor de RH não encontra o perfil ideal em um processo seletivo. Com uma rede de relacionamentos mais ampla e sua capacidade de mapear o mercado, o headhunter consegue apresentar melhores opções de acordo com a visão e necessidade da instituição. 

Em empresas que possuem filiais em outros estados ou até mesmo que estão de mudança para outras cidades, a flexibilidade do headhunter de estar fora do ambiente empresarial, facilita o preenchimento do quadro de colaboradores.

Quando se trata de recrutar profissionais de alto escalão então, como diretoria, presidência ou vice-presidência, o desafio do RH é ainda maior. Na maioria das vezes, esses colaboradores não são encontrados de forma tradicional e, com o auxílio do headhunter e sua seleção mais apurada, as possibilidades de mapear esses talentos são ainda maiores.

A qualificação necessária

Por meio deste texto, você aprendeu que o headhunter não precisa ter uma formação específica para atuar na área. Porém, a formação em coaching pode ser um ótimo embasamento para o headhunter.

Por meio das técnicas de coaching, ele pode compreender melhor a mente humana, seus padrões comportamentais e mentais, adquirindo uma visão crítica muito mais ampla, facilitando a análise dos profissionais que precisa captar. Além disso, essas estratégias ajudam nos relacionamentos interpessoais, definições de objetivos e metas.

O headhunter também precisa sempre estar antenado às novas tecnologias. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas ferramentas de análise de perfil e seleção de candidatos, que agilizam e facilitam seu trabalho.

Concluindo, agora que você sabe o que é headhunter. é possível entender que ele existe para mostrar às empresas o quanto é importante encontrar o talento certo para a vaga certa e, este profissional possui o conhecimento e o perfil certo para mapeá-los. 

Agora que você já sabe o que é headhunter e como ele é um importante parceiro do RH, o que acha de se informar melhor sobre recrutamento e seleção em um guia completo que preparamos para você?


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of