O que é Headhunter e como se qualificar nessa profissão?

Tempo de leitura: 4 minutos

Cada vez mais, as empresas deixam de contratar pelo currículo e buscam admitir novos talentos pela análise de comportamento. Essa busca, muitas vezes, precisa ser feita fora do ambiente empresarial em locais e ocasiões bem específicas. É neste momento que o headhunter entra em ação como um mediador do setor de RH. Se você procura entrar nessa área de atuação, mas não sabe exatamente o que é headhunter, este post ajudará você!

O termo headhunter, que significa “caçador de cabeças”, pode parecer um pouco estranho inicialmente mas, este profissional nada mais é do que um caçador de talentos. O seu papel é encontrar a pessoa certa para o cargo adequado.

Para atuar como headhunter, o profissional não precisa ser formado em uma área específica, nem mesma ligada à área de RH. O mais importante é que este profissional possua características como, bastante conhecimento técnico em sua área de atuação, boa comunicação verbal e escrita, foco em resultados, além de um amplo networking. 

Se você ficou interessado nessa profissão e gostaria de saber se possui o perfil necessário para atuar nesta área, até o final deste post você saberá um pouco mais desta figura que cada vez mais ganha importância nas empresas. Então, vamos lá?

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A definição sobre o que é headhunter

Mesmo parecendo ser uma espécie de recrutador, o headhunter não recebe e seleciona currículos para vagas em aberto. Sua função demanda uma maior autonomia e flexibilidade para buscar talentos que se adequem a instituição nos mais diferentes locais e ocasiões. Por isso,  é fundamental que este profissional tenha um bom networking, o que vai além de muitos contatos em redes sociais. Ter uma rede ampla de relacionamentos, aumenta a chance de encontrar talentos ou até mesmo grandes executivos para a empresa. 

Além disso, o headhunter têm que estar constantemente atento ao mercado, realizando pesquisas e monitoramento, alinhando suas necessidades com os objetivos da instituição.

Por meio do seu conhecimento e estratégias, o headhunter muitas vezes identifica a escassez de profissionais que nem mesmo a empresa percebe que precisa integrar em sua equipe. 

O headhunter pode ser um colaborador fixo, mas, muitas vezes, ele atua de forma autônoma, pelo fato de que sua atuação é mais externa e não dentro da empresa. Geralmente, ele é acionado pelas instituições que precisam de profissionais bem específicos.

A importância para as empresas

Muitas vezes, o setor de RH não encontra o perfil ideal em um processo seletivo. Com uma rede de relacionamentos mais ampla e sua capacidade de mapear o mercado, o headhunter consegue apresentar melhores opções de acordo com a visão e necessidade da instituição. 

Em empresas que possuem filiais em outros estados ou até mesmo que estão de mudança para outras cidades, a flexibilidade do headhunter de estar fora do ambiente empresarial, facilita o preenchimento do quadro de colaboradores.

Quando se trata de recrutar profissionais de alto escalão então, como diretoria, presidência ou vice-presidência, o desafio do RH é ainda maior. Na maioria das vezes, esses colaboradores não são encontrados de forma tradicional e, com o auxílio do headhunter e sua seleção mais apurada, as possibilidades de mapear esses talentos são ainda maiores.

A qualificação necessária

Por meio deste texto, você aprendeu que o headhunter não precisa ter uma formação específica para atuar na área. Porém, a formação em coaching pode ser um ótimo embasamento para o headhunter.

Por meio das técnicas de coaching, ele pode compreender melhor a mente humana, seus padrões comportamentais e mentais, adquirindo uma visão crítica muito mais ampla, facilitando a análise dos profissionais que precisa captar. Além disso, essas estratégias ajudam nos relacionamentos interpessoais, definições de objetivos e metas.

O headhunter também precisa sempre estar antenado às novas tecnologias. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas ferramentas de análise de perfil e seleção de candidatos, que agilizam e facilitam seu trabalho.

Concluindo, agora que você sabe o que é headhunter. é possível entender que ele existe para mostrar às empresas o quanto é importante encontrar o talento certo para a vaga certa e, este profissional possui o conhecimento e o perfil certo para mapeá-los. 

Agora que você já sabe o que é headhunter e como ele é um importante parceiro do RH, o que acha de se informar melhor sobre recrutamento e seleção em um guia completo que preparamos para você?


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesVilmara sena Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Vilmara sena
Visitante
Vilmara sena

Estou fazendo gestao em RH

Giuliano Sales
Admin

Ei, Vilmara. Tudo bem?
Que sensacional! E o que está achando da experiência?
Continue nos acompanhando, temos conteúdos diários sobre o mundo do RH.
Conte conosco.
Abraços.