Uma das possíveis atribuições do profissional de recursos humanos é entender como vincular a produtividade dos colaboradores a um sistema de gestão de pessoas baseado no desempenho. Para isso, é fundamental que se tenha bem esclarecido o que é gestão de desempenho e quais seus objetivos.
Esse processo de gestão consiste em uma ferramenta para mensurar e melhorar os resultados da empresa, de acordo com o desempenho de seus profissionais. Por meio desse instrumento, é possível desenvolver as competências e habilidades de cada colaborador, visando melhores performances e um maior alcance das metas organizacionais.
Qual a importância da gestão por desempenho?
Há diversos fatores que podem ser utilizados em conjunto para medir o desempenho geral de uma organização, como satisfação dos clientes, crescimento da marca, lucratividade, entre outros. Em uma gestão por desempenho, o foco é o capital humano da empresa, sendo que ele é utilizado inclusive como um instrumento de medida de resultados.
Atualmente, há um conceito bastante explorado dentro do RH que é a relação direta entre desenvolvimento pessoal da equipe e performance de trabalho. Isso significa que quanto melhor a satisfação, o clima organizacional, melhor o rendimento e o desempenho final.
Aumentando o aproveitamento e a satisfação dos talentos da companhia, é possível minimizar ou evitar problemas como o turnover e o absenteísmo. Além disso, a gestão de desempenho traz diversos benefícios, como:
- valorização e identificação dos talentos internos;
- melhora da comunicação;
- fortalecimento do trabalho em equipe;
- reiteração dos valores organizacionais;
- melhora a imagem do negócio.
Como aplicar?
Como a gestão por desempenho busca melhorar os resultados organizacionais por meio do desenvolvimento individual, é fundamental que se faça uma avaliação das competências dos colaboradores, para que se tenha em mãos as informações a respeito das habilidades técnicas e comportamentais já disponíveis. A partir daí, o processo de gestão pode ser implementado da seguinte forma:
- Identifique quais os cargos e tarefas dos profissionais.
- Defina quais as competências necessárias para a execução de tais tarefas.
- Cruze as informações da avaliação de competências com as necessidades organizacionais.
- Estabeleça programas de desenvolvimento (cursos, treinamentos, desenvolvimento pessoal, etc.).
- Dê feedback aos colaboradores e alinhe as expectativas.
- Crie programas de recompensa por desempenho.
- Antecipe possíveis problemas de performance e planeje medidas corretivas.
Quais ferramentas auxiliam a implementação?
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA é uma metodologia que consiste em planejar, fazer, checar e agir. Assim, é possível mapear problemas e prever soluções.
Análise SWOT
Ferramenta que permite mapear os cenários internos e externos da empresa para identificar os pontos fortes e fracos, a fim de construir um planejamento mais estratégico.
Pesquisa de Clima
Mede a satisfação dos funcionários.
Feedback
Retorno que o gestor fornece ao funcionário a respeito de seu desenvolvimento, expectativas, pontos fortes e questões a melhorar.
Softwares de gestão
Permitem o armazenamento de informação e análise de dados, com segurança e praticidade.
É importante entender o que é gestão por desempenho para que ela seja bem aplicada, além disso, é necessário que o Rh e gestores estejam bem informados e alinhados para investir tempo e demais recursos no desenvolvimento próprio e dos demais profissionais da empresa.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais no assunto e entender quais as diferenças entre gestão por desempenho e gestão por competências, não deixe de conferir nosso conteúdo!