Entenda o que é gestão de talentos e invista na sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Fazer uma boa gestão de talentos é fundamental para o sucesso da organização. Isso porque, já ficou comprovado que uma gestão focada no capital humano contribui para a atração e retenção dos melhores profissionais e, como consequência, impulsiona os resultados da empresa. Mas como membro do RH, você entende o que é gestão de talentos?

Se a sua resposta for não, saiba que está desatualizado. Atualmente, o RH deixou de ser um setor administrativo e assumiu uma posição estratégica dentro das organizações. Hoje, a sua missão é fortalecer a ligação entre os colaboradores e a empresa, desenvolvendo ações que promovam os objetivos da cultura organizacional e o bem-estar de todo o time.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

E a gestão de talentos é uma das estratégias mais eficazes para que isso aconteça, pois ela possibilita uma gerência personalizada de acordo com o perfil comportamental de cada colaborador.

Se você se interessou pelo assunto e quer investir na sua empresa por meio da gestão de talentos, continue acompanhando a leitura e transforme a maneira de gerir seus profissionais!

Afinal, o que é gestão de talentos?

Antes de aprofundarmos no assunto, vale à pena refletir sobre o que é um talento. No ambiente empresarial, essa definição pode variar de acordo com as perspectivas da organização. 

Em um setor comercial, por exemplo, os gestores geralmente buscam pessoas comunicativas e focadas em resultados. Já em uma área administrativa, a preferência pode ser por profissionais com um comportamento mais reservado e analítico.

Isso significa que, um talento nada mais é que ter um profissional no lugar certo, de acordo com as suas competências técnicas e comportamentais. 

Logo, o conceito de gestão de talentos trata da identificação de pessoas capazes de impulsionar os resultados e a marca da empresa no mercado, além da necessidade de desenvolver ações e estratégias para que esses profissionais sejam recrutados, desenvolvidos e retidos.

Por que a gestão de talentos é importante para a empresa?

Quando a empresa investe na gestão de talentos, ela faz com que seus colaboradores se sintam à vontade no ambiente empresarial e queiram permanecer nele — por enxergar uma ótima opção para o desenvolvimento da sua carreira e de seu potencial produtivo. 

Outro ponto a se destacar é que muitos dos profissionais que estão no mercado atualmente nasceram na virada do século 20, os chamados millennials. Segundo uma pesquisa realizada pela Bentley University, até 2025, os millennials deverão corresponder a 75% da força mundial de trabalho, tornando extremamente importante que as empresas e, principalmente, os responsáveis por recursos humanos, adaptem-se e saibam lidar com o impacto gerado por essa população.

Ainda, esses profissionais já nasceram alimentados pelo “boom” da internet e têm uma particularidade: não são eles que se adaptam ao ambiente corporativo, e sim as empresas que devem se moldar ao seu estilo de trabalhar. Logo, podemos entender que a gestão de talentos é uma tendência que veio para ficar.

Quais os princípios da gestão de talentos?

Agora que você já entendeu o que é a gestão de talentos, confira algumas ações que estão diretamente ligadas a esse processo. 

Mapear talentos

Para encontrar o talento que tenha as habilidades que sua empresa precisa, primeiramente, é fundamental que o RH, juntamente com o gestor, defina o que é esperado para cada posição e quais são os canais para encontrar essas pessoas. As redes sociais, por exemplo, têm sido uma das formas mais rápidas e fáceis de alcançar o talento desejado.

Da mesma forma, é fundamental que gestores e líderes conheçam os talentos já existentes dentro da organização. Assim, é possível garantir que seus colaboradores cresçam profissionalmente dentro da empresa. 

Atrair talentos

Para transformar sua organização em um local onde os melhores profissionais queiram estar, uma tendência na atração de talentos é o employer branding. Esse conceito se refere a um conjunto de estratégias e ações com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa diante do mercado. 

Assim, alimentar as redes sociais com vídeos sobre o ambiente de trabalho, depoimentos de colaboradores e artigos sobre o meio, além de organizar feira de talentos e workshops para o público externo, onde pessoas de fora terão a oportunidade de conversar com a organização, são umas das estratégias que mostram o diferencial da empresa no mercado. 

Desse modo, quando bem trabalhadas, essas ações farão com que os melhores talentos enxerguem a organização como uma ótima opção para se trabalhar.

Recrutar talentos

Depois de atrair os talentos para a sua empresa, é importante realizar um recrutamento que facilite a comunicação entre o RH e possíveis candidatos de uma maneira mais rápida e interativa.

Hoje, é possível otimizar essa etapa utilizando um software de gestão, por meio de questionários online e a realização do teste de perfil comportamental, para desqualificar participantes que não se adéquam ao perfil da vaga. 

Além disso, os resultados são armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e melhor chance de obter um “match” entre a empresa e o candidato por meio de fases de recrutamento mais focadas.

Selecionar talentos

Nessa etapa, continuam no processo seletivo somente os talentos que vão de encontro com a descrição do cargo, considerando suas hard e soft skills, o fit comportamental, entre outros fatores. Nesse momento, geralmente, acontecem as fases presenciais, como dinâmicas de grupo, entrevistas com líderes e gestores etc. 

Treinar e desenvolver talentos

Além de investir em treinamentos com o novo colaborador, para que ele se sinta mais à vontade com a empresa e preparado em desenvolver suas atividades, também é fundamental que a organização invista no desenvolvimento dos talentos que já fazem parte da equipe.

Uma organização que investe na capacitação e no crescimento dos seus profissionais, certamente, está fazendo uma boa gestão de talentos. E com o avanço da tecnologia, além da mudança no perfil dos profissionais, o ensino eletrônico tem se mostrado uma forma de aprendizagem inovadora para a empresa se manter atualizada e competitiva no mercado. 

Nesse sentido, o método e-learning, por exemplo, permite uma aprendizagem mais dinâmica, que pode ocorrer até mesmo por meio de jogos educativos, conceito conhecido como gamification. 

Banner_Gamificacao

Criar plano de carreira

Não basta investir na capacitação do colaborador se a empresa não abrir espaço para que ele aplique seus conhecimentos e cresça dentro da organização.

Além disso, quando o colaborador conhece os planos que a empresa tem para ele, sabendo qual cargo será ocupado daqui a um ou dois anos, faz com que o profissional se sinta mais motivado e engajado a pertencer e vestir a camisa da empresa.

Avaliar o desempenho

Por último, e não menos importante, avaliar o desempenho dos colaboradores é fundamental para que a empresa entenda se suas ações e estratégias de gestão de talentos é eficaz. 

Mais uma vez, contar com um software de gestão, possibilita a automação de pesquisas de clima dentro da empresa e avaliação de desempenho, o que facilita na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais e também de treinamentos específicos, aumentando a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

Além disso, com a tecnologia avançada na área de recursos humanos, o profissional de RH pode ser mais estratégico, realizando uma gestão com base em dados, transformando-os em informação organizada e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre os talentos da empresa, deixando-os motivados e satisfeitos em fazer parte do time.

Por fim, entender o que é gestão de talentos e a importância de implantá-la na sua empresa, é o primeiro passo para construir uma marca cada vez mais forte no mercado. 

Pronto, agora você sabe como o RH pode trabalhar para o desenvolvimento de talentos na sua empresa. Se quer aprofundar mais no assunto, não deixe de obter mais dicas sobre gestão de talentos em nosso blog!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments