O que é gestão de recursos humanos?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você deve estar pensando… lá vem mais um artigo sobre gestão de pessoas! O que há de novo neste assunto se tanto já foi dito ou escrito sobre o tema? Realmente há muito material disponível para consulta e aprofundamento do tema. Mas sempre cabe a pergunta — o que é gestão de recursos humanos? E porque falar disso novamente?

Simplesmente porque as pessoas e o cenário corporativo mudam o tempo todo! Sendo assim, as propostas e ações para gerenciar pessoas precisam ser revisitadas para evitar que o mais importante recurso, o Recurso Humano, de uma organização seja desconsiderado como essencial para o sucesso das corporações.

A origem da Gestão de Pessoas e sua evolução

Quando o irlandês Rober Owen, em 1826 escreveu seu discurso para os superintendentes de manufaturas americanas defendendo a ideia de que a atenção dentro das fábricas deveria estar voltada às pessoas e não as máquinas, o mundo estava passando por um momento incrivelmente diferente de hoje.

Quando a Revolução Industrial começou a quantificar o volume de trabalho por meio dos resultados financeiros, o cenário era divergente do que vemos hoje. Neste momento, vivemos em uma era onde conhecimento e aprendizado são valorizados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Acima de tudo fazemos parte de um contexto onde convivemos em uma realidade permeada por tecnologia em todos os processos — seja de recursos humanos ou de qualquer outra área da organização.

E justamente por tudo isto a gestão de recursos humanos é o processo mais substancial de todos, pois sem colaboradores engajados e dispostos a fazer o seu melhor, não há empresa que sobreviva!

Empresas que têm boas práticas de gestão de recursos humanos conseguem construir um ambiente de trabalho de qualidade. Anualmente é feita uma pesquisa em diversas empresas para entender diversos aspectos humanos – nomeados como práticas culturais, gerando no final a classificação das melhores empresas para se trabalhar.

O que torna a gestão de recursos humano efetiva

Mas que aspectos são importantes para que a gestão de recursos humano seja realmente efetiva? De acordo com cada cultura organizacional há tópicos mais relevantes em uma do que em outra empresa, mas em linhas gerais aquela que empresa que  apresenta uma gestão de pessoas operativa:

* é transparente e demonstra com clareza quais os objetivos do negócio para que cada colaborador, cada time e cada setor tenha consciência de como pode contribuir com o todo.

* desfruta de um ambiente de alta confiança e seguro, tanto física quanto psicologicamente

*  incentiva a colaboração.

O que considerar na gestão de recursos humanos

Pode até parecer redundante, mas o principal ponto em gestão de recursos humanos são pessoas – pessoas como seres humanos, que devem assim serem tratadas e desenvolvidas dentro das organizações.

De maneira ampla, há vários processos que devem ser considerados não só pela área de Recursos Humanos, mas sim por toda a organização quando se pensa em gestão de pessoas.

O primeiro desafio está em contratar as pessoas certas e isto significa saber atrair os melhores talentos, bem como receber os novos integrantes de forma acolhedora. A comunicação interposta junto aos pares e superiores deve ser incentivada, lembrando que a comunicação é a combinação do falar e do escutar. 

Encorajar a colaboração, saber desenvolver os colaboradores em seus gaps de desenvolvimento e celebrar quando metas são atingidas também são ações que geram engajamento e a percepção de estar no lugar certo para trabalhar.

As 3 dicas de como fazer a gestão de recursos humanos

1. Lidar com as diferentes gerações no mesmo ambiente

Adequar o cenário organizacional para lidar com profissionais de todas as gerações, sendo que cada uma tem necessidades e desejos muito diferentes.

2. Mudança de cultura organizacional

Ajustar progressivamente a cultura aos novos modelos gerados pela transformação digital, aprimorando os ganhos organizacionais.

3. Skills do colaborador do futuro

Definir as hard e soft skills e estabelecer que papel ele deve ter dentro das mudanças no ambiente corporativo.  Delinear recompensas e gratificações de acordo com a contribuição individual no contexto geral.

Os profissionais que compõe a gestão de recursos humanos

A área de Recursos Humanos é composta por profissionais com diferentes competências, baseadas no subsistema que atua. Em uma empresa de grande porte, as atividades são subdivididas em grupos específicos como Atração e Seleção, Benefícios, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento.

Em empresas de menor porte, o profissional precisa assumir diferentes responsabilidades simultaneamente. Além das atividades trabalhistas (folha de pagamento), há processos e ações que estes profissionais devem idealizar, como por exemplo, identificar as boas práticas para a contratação de talentos, disseminar a cultura organizacional e adequar aos novos desafios que o mercado passa a exigir.

Líderes de diferentes níveis hierárquicos são tão ou mais importantes quando se fala em gestão de recursos humanos, pois eles estão à frente dos times que fazem o trabalho necessário para a empresa conquistar seus objetivos. O profissional de Recursos Humanos deve, contudo, trabalhar em parceria com estes líderes incentivando e estimulando atitudes que levem a equipe a alta performance.

O papel da tecnologia na gestão de recursos humanos

Não há como não incluir a tecnologia e a inteligência artificial na gestão de pessoas. Apesar de já existir diferentes tecnologias aplicáveis aos diferentes setores de uma organização, um dos obstáculos a ser transposto é a mudança de mentalidade e a adaptação a estas ferramentas para serem utilizadas como diferenciais competitivos para o negócio. Este processo ainda causa surpresas em muitos ambientes corporativos.

Reunir dados, processar e cruzar uma infinidade de informações sobre os colaboradores dá a chance do RH entender com mais clareza seus times, avaliar e entender as motivações pessoais e idealizar ações para melhoria de ambiente e de produtividade.

Uma ferramenta já disponível é o People Analytics. Ao trabalhar com o que é gestão de recursos humanos é preciso buscar novos recursos e entender mais sobre este apoio e como ele pode dar propulsão aos resultados individuais e coletivos faz parte das novas skills do profissional de recursos humanos.

A avaliação de desempenho continua sendo uma ferramenta importante, porém hoje é possível utilizar metodologias mais dinâmicas como o acompanhamento em tempo real da execução das atividades e seus resultados. A avaliação dos impactos do trabalho é mais precisa e induz a correção da rota rapidamente.

Quer se tornar especialista em Gestão de Pessoas? Conheça o Guia Completo de Gestão de Pessoas e entenda definitivamente a importância de criar soluções para tornar a organização ainda mais estratégica.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of