O que é gestão de crise e como fica o RH nesse momento?

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas só conhecem uma crise na teoria até ter que passar por ela e colocar, efetivamente, seus estudos em prática. Mas é justamente durante o enfrentamento de um problema que as emoções se alteram, o cenário fica pior do que o previsto e o verdadeiro entendimento sobre o que é gestão de crise pode fazer falta nesses momentos. 

Uma crise é uma situação desagradável e negativa, muitas vezes, até grave e inesperada, que ganha certa notoriedade. Muitas empresas, independentemente do porte ou segmento, podem passar por isso. Trata-se de qualquer eventualidade complexa e que saia do controle da administração. Por isso, investir em uma gestão de crise eficiente é essencial para que a companhia consiga enfrentar o problema. Saiba mais sobre isso neste post!

Quais são os tipos de crise que podem acontecer em uma empresa?

Passar por uma crise nunca é agradável, por mais que dela podem ser retirados ensinamentos valiosos. Nesses momentos, muita coisa é colocada em risco, como a reputação da companhia, tanto para o mercado quanto para os colaboradores que fazem parte dela. Para entender melhor, confira alguns dos principais tipos de enfrentamentos que mais assombram as empresas.

Econômica ou financeira

A crise de ordem econômica ou financeira ocorre quando uma organização tem uma redução significativa nos seus negócios, com perda de clientes ou de acionistas, baixa lucratividade, diminuição do faturamento e o fluxo de caixa ou capital de giro não são o suficientes para equilibrar as contas ou, ainda, o patrimônio é afetado de alguma forma.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Falhas estruturais

Grandes empresas, principalmente construtoras e companhias que trabalham com muitos maquinários, estão sujeitas ao enfrentamento de crises causadas por falha de equipamentos e estruturas. 

O pior cenário de crise para essas companhias é quando resulta na morte de colaboradores, pois, além da perda de vidas, que é o mais importante, há questões judiciais e trabalhistas envolvidas e, ainda, as indenizações às famílias.

Boatos ou sabotagem

Em época de grande interação online como a que vivemos hoje, é muito fácil que boatos se espalhem pelas redes sociais e cabem manchando a reputação de uma empresa. Isso pode ser provocado por acusações e invenções por parte da concorrência, por vingança de consumidores insatisfeitos e diversas outras situações que são bastante delicadas.

Reputação 

Todos os fatores citados aqui impactam diretamente a reputação de uma empresa, porém, esse item refere-se especificamente às informações internas e sigilosas que podem ser vazadas para a sociedade, o que também pode manchar o nome da companhia, caso existam indícios de lavagem de dinheiro e corrupção por parte de integrantes da organização.

Afinal, o que é gestão de crise?

Trata-se de um processo bem estruturado e amplo, idealizado pela companhia com o objetivo de prevenir, reduzir e mediar problemas que podem acontecer na empresa ou com a empresa. Ainda, é um planejamento que envolve as atividades de todos os setores e que a companhia deve manter por meio de um documento impresso para que todos tenham acesso.

As adversidades que provocam uma crise podem ser causadas por questões internas — seja por problemas de relacionamento entre colaboradores e líderes, por dificuldades financeiras ou questões legais, por exemplo — ou externas, como fatores inesperados que acontecem no mercado em que a empresa atua.

Mas é possível que uma organização se previna de situações críticas, por meio da identificação de sinais internos ou que o próprio segmento possa apontar. Entretanto, há cenários que não podem ser previstos por muitos, como o que estamos vivendo atualmente com a COVID-19, por isso, a companhia deve estar preparada para enfrentar desafios como esse.

Como deve ser a comunicação empresarial durante a gestão de crise?

Sabemos que, em um ambiente organizacional, pequenos desentendimentos, uma falha de comunicação e, principalmente, boatos podem se tornar grandes problemas a serem enfrentados pela companhia. Por isso, é fundamental que a comunicação empresarial em momentos delicados seja ainda mais transparente, objetiva e acessível.

Para tanto, é fundamental que a equipe sinta a segurança de que a empresa está tomando as melhores medidas possíveis para atenuar os efeitos da crise e que, por mais que ela tenha impacto nas atividades internas, uma hora ela passará e, para isso, deve haver calma e tranquilidade para que as ações sejam planejadas com cautela e com o apoio de todos.

Qual é o papel da liderança durante uma crise?

Como estrategistas dentro da organização, os líderes e profissionais de Recursos Humanos devem estar preparados para saber como agir em meio a uma crise para preservar a imagem da empresa, do setor e dos profissionais envolvidos. Nessas situações, é importante que os colaboradores sintam que podem auxiliar a companhia de alguma forma.

Assim, eles se sentem mais engajados e dispostos a contribuir com o desafio e fazer com que ele seja superado rapidamente. Para tanto, podem ser propostos trabalhos em home office para garantir a saúde e integridade da equipe, como é o caso do combate ao Coronavírus que estamos enfrentando. Logo, é necessário que o líder estruture as atividades de toda a equipe e faça um acompanhamento constante.

Ainda, é fundamental que todos entendam que, por mais que estejam passando por uma situação nova e desafiadora, é essencial que os resultados sejam mantidos, na medida do possível. Talvez, haja a necessidade de reajustar a meta de acordo com a nova realidade do trabalho. Então, é importante que isso seja feito e comunicado claramente para que cada um faça a sua parte.

Como a tecnologia pode auxiliar nesse tipo de gerenciamento?

Atualmente, poucos recursos contribuem tanto para a prevenção e superação de uma crise quanto o que a tecnologia oferece. Ela é uma grande aliada para momentos como esses, já que, por meio do People Analytics é possível mensurar números e traçar estratégias inteligentes para enfrentar a adversidade.

Além disso, com People Analytics, a gestão pode identificar líderes em potencial e que exercerão papel fundamental durante o gerenciamento de crises. Antes mesmo dela acontecer, as ferramentas ajudam a distinguir aquele profissional que tem o perfil ideal e, assim, os líderes poderão treiná-lo e capacitá-lo para que esteja apto ao desafio. 

Por todos esses motivos, entender o que é gestão de crise é fundamental para gestores e futuros gestores em uma organização. 

Está enfrentando muitos desafios com a pandemia que atinge a todos mundialmente? Aproveite para conferir dicas de gestão de crise para implementar imediatamente!


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