O que é Fit Cultural e qual a importância dele para a empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se a sua empresa contrata pessoas considerando apenas o currículo, está na hora de rever esse processo. Cada vez mais as organizações buscam colaboradores alinhados com os valores propostos, por isso, é fundamental entender o que é Fit Cultural.

Neste artigo, vamos apresentar o conceito de Fit Cultural para entender qual a importância dele em uma empresa. Além disso, você saberá como alinhar um candidato com as diretrizes da organização. Acompanhe a leitura e nossas dicas para incluí-lo no processo seletivo. 

O que é Fit Cultural?

Em poucas palavras, Fit Cultural pode ser explicado como a química entre o colaborador e a empresa ou a liga, o amálgama que os mantém unidos, a fusão perfeita entre as partes. 

Se considerarmos a cultura organizacional como um grande quebra-cabeças, o Fit Cultural é a peça perfeita que se encaixa no todo. É o alinhamento do colaborador com a empresa, graças a seus soft skills e traços de personalidade. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Durante processos de seleção, recrutadores percebem que alguns candidatos têm mais sintonia com a cultura organizacional, enquanto outros não se destacam nessa condição, apesar de terem excelentes currículos.

O Fit Cultural considera muito mais os aspectos culturais, regras, rituais e comportamentos que poderiam passar despercebidos. Isso porque, muitas vezes, é necessário um mergulho mais profundo no universo do candidato.

Portanto, avaliá-lo é importante porque permite a sintonia entre o colaborador e a empresa. Isso reflete diretamente na equipe, gerando sensações de pertencimento e permanência, reduzindo o turnover

Saber avaliar o Fit Cultural também é importante para garantir contratações mais assertivas e para manter os colaboradores motivados no ambiente de trabalho. Logo, vale a pena investir tempo na aplicação desse conceito nos processos de recrutamento e seleção. 

Como é o alinhamento do Fit Cultural?

Depois de compreender a definição do Fit Cultural, é importante saber identificar se há alinhamento entre o perfil do candidato com a vaga e a empresa. Pessoas que não se encaixam na cultura organizacional podem ter dificuldades para se integrarem no ambiente de trabalho. 

Em muitas organizações, o Fit Cultural é mais valorizado do que o Fit Funcional, que compreende as habilidades práticas e laborais necessárias para determinado cargo ou função, ou seja, é aquilo que consta no currículo.

Sendo assim, o Fit Funcional pode ser aprendido, e as habilidades desenvolvidas com treinamento. Já o Fit Cultural é algo intrínseco, ou seja, são características pessoais e nem sempre é fácil mudá-las ou adquiri-las. 

Portanto, o analista de RH deve estar atento ao que um participante de um processo seletivo apresenta para garantir que ele está alinhado ao que a empresa oferece e espera dele. 

Como funciona a entrevista para conhecer o Fit Cultural?

A aplicação de entrevistas comportamentais permite ao analista de RH conhecer o Fit Cultural do candidato à vaga. O objetivo do questionário é usar perguntas objetivas e referentes a situações para identificar como o profissional lida com casos adversos. 

Confira alguns exemplos de perguntas situacionais:

  • Como você lida com prazos reduzidos?
  • Qual sua motivação para acordar diariamente e ir trabalhar?
  • Como você administra conflitos no ambiente de trabalho?
  • Qual o último erro que você cometeu na área profissional e como o solucionou?
  • Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

A partir das respostas dadas, o profissional de RH consegue compreender a dinâmica de pensamento do candidato em diversas situações. Aqui, há a coleta dessas informações a respeito do perfil e possível alinhamento com a cultura organizacional.

Gostou do conteúdo? Agora que você entendeu o que é fit cultural, continue aprendendo e saiba mais sobre como ele pode ajudar na retenção de talentos!


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesSabrina Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Sabrina
Visitante
Sabrina

Gostei da matéria. Gostaria de receber mais conteúdos. Obrigada!

Giuliano Sales
Admin

Oi, Sabrina, tudo bem?
Ficamos felizes em sabermos que você gostou do nosso conteúdo.
Já assinou a nossa lista de contatos? Você vai receber produções diretamente no seu e-mail a cada novidade.
Abraços.