O que é feedback e qual o seu papel na gestão de pessoas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe, realmente, o que é feedback? Em várias empresas, esse termo é usado e, muitas vezes, até aplicado. No entanto, será que as lideranças sabem dar um retorno correto aos seus colaboradores?

Se você não tem a menor ideia de como dar esse feedback ou não faz uso dele em seu negócio, simplesmente, ele não tem como ir para frente. Afinal, sem esse retorno, você não sabe onde erra ou acerta. Principalmente, não consegue entender o seu colaborador corretamente.

Portanto, para dar uma forcinha, neste post, mostraremos o que é feedback e quais tipos você pode aplicar em sua empresa. Continue acompanhando e boa leitura!

Afinal, o que é feedback?

Muitos gestores se perguntam sobre feedback, especialmente os novatos na área. Trata-se de uma avaliação, um processo que consiste em fornecer uma análise a sua equipe sobre determinada demanda, seu resultado final ou o desempenho de cada um. Mas vale ressaltar que ele pode ser aplicado de gestor para o colaborador ou vice-versa.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Então, podemos dizer que o feedback nada mais é do que um retorno para o ouvinte sobre como está o seu desempenho em determinada tarefa. Ainda, é o momento de mostrar os pontos fracos, mas também ressaltar os acertos. É fazer uma análise completa para que o profissional saiba onde precisa melhorar e em que deve continuar mantendo o mesmo ritmo.

O feedback pode ser aplicado nas seguintes situações:

  • construir e manter um diálogo aberto e sincero entre gestor e equipe;
  • influenciar alguém a mudar o seu comportamento para melhorar o desempenho;
  • mostrar ao seu colaborador que o admira e que ele está no caminho certo;
  • melhorar a qualidade da produção;
  • ajudar a alinhar estratégias.

Além disso, o feedback pode ajudar o gestor a melhorar o seu planejamento estratégico, uma vez que ele fará a análise completa de sua equipe. Assim, ele verá onde precisa trabalhar melhor com cada colaborador. Lembrando que o contrário também vale, quando o retorno é do time de profissionais para o líder, a fim de melhorar a comunicação e, com isso, o processo de trabalho.

Quais são os tipos de feedback?

Agora que você já sabe o que é feedback e em quais as situações ele pode ser aplicado, descubra quais são os tipos existentes:

  • Feedback positivo: o mais poderoso e importante, pois mostrará à sua equipe o quão satisfeito está com o trabalho deles. Do contrário, seus colaboradores também podem dar esse tipo de retorno, mostrando a qualidade do seu trabalho;
  • Feedback negativo: resume-se às ações negativas de alguém, seja equipe ou gestor, mostrando que a situação não está favorável;
  • Feedback construtivo: ocorre quando o emissor fala sobre o que há de errado, mas propõe uma melhoria. Geralmente, esse é o mais aplicado dentro das empresas.

Viu como o retorno é importante para construir e melhorar a comunicação dentro de uma organização? Quando aplicado corretamente, traz imensas vantagens para a empresa, como contribuir para a motivação da equipe, melhorar o desempenho e proporcionar um aprendizado contínuo.

Então, aprendeu o que é feedback? Aproveite para entender o que acontece com a sua equipe com a ausência dessa conversa!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
guito cadete
guito cadete
7 meses atrás

interessante

Giuliano Sales
Admin
6 meses atrás
Reply to  guito cadete

Oi, Guido, como está?
Agradecemos o seu feedback.
Não deixe de nos acompanhar.
Abraços.