Entenda o que é feedback e qual é o papel dele na gestão de pessoas

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é feedback? Em muitas empresas, essa expressão é frequentemente aplicada na rotina, principalmente quando estamos falando da relação entre os colaboradores e a liderança dentro do ambiente de trabalho. Porém, sempre fica aquela dúvida se esse processo está sendo efetivo.

O feedback avalia uma determinada equipe sobre uma demanda, um resultado ou o desempenho de cada um. Ele pode ocorrer dos líderes sobre os colaboradores ou vice-versa. Esse retorno garante que a gestão determine erros e acertos na empresa.

Pensando nisso, neste conteúdo, trouxemos algumas informações que vão ajudar você a entender para que serve o feedback. Por aqui, vamos mostrar quais são os tipos de avaliação, as situações em que ela pode ser aplicada e a importância dela dentro de uma empresa.

Conheça os tipos de feedback

Seja um feedback para gestor, seja um para colaboradores, é importante entender os tipos de avaliação aplicáveis. Assim, é possível que o RH e os profissionais avaliados determinem quais estratégias são necessárias em relação à rotina e ao ambiente de trabalho.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Feedback positivo

Sabendo qual é o conceito de feedback, você já pode imaginar que o tipo positivo é importante e poderoso. Ele demonstra que a empresa está satisfeita com o trabalho de um colaborador, um gestor ou uma equipe. Além disso, pode ser uma maneira dos profissionais expressarem que o clima organizacional da corporação é bom e confortável para trabalhar.

Feedback negativo

Como o próprio nome já diz, esse tipo de avaliação se resume às ações negativas de alguém, seja equipe, seja gestor ou até a própria empresa, mostrando que a situação não está favorável. Ele serve como um alerta para a criação de estratégias que melhorem o ambiente de trabalho, aumentem a produtividade e estabeleçam uma comunicação mais aberta.

Baixe o infográfico gratuito: 5 dicas para dar feedbacks efetivos para seus liderados!

Feedback construtivo

Sabendo o que é feedback, você pode imaginar que o tipo construtivo é um dos mais aplicados nas empresas, porque aponta as ações que não estão funcionando e propõe melhorias para essas situações. É uma ótima maneira de estabelecer um diálogo aberto com todos dentro da corporação.

Vale destacar que seja positivo ou negativo, é sempre importante aplicar o feedback de forma construtiva, de modo a propor caminhos para melhoria e desenvolvimento do profissional e da empresa como um todo

Quais são as situações para aplicar o feedback?

Para entender melhor o que é feedback e qual é a sua importância, é preciso saber quais situações são ideias para aplicá-lo. Trouxemos alguns exemplos para que você compreender melhor essa avaliação:

  • construir e manter um diálogo aberto entre gestor e equipe;
  • influenciar o comportamento de um colaborador para melhorar o desempenho;
  • mostrar ao colaborador que admira o trabalho dele e que ele está no caminho certo;
  • incrementar a qualidade da produção;
  • ajudar a alinhar as estratégias.
banner para baixar ebook sobre Gestão de Pessoas: é bem mais fácil quando você conhece seus colaboradores-o que é feedback

Qual é a importância do feedback para a empresa?

Conhecendo os tipos e as situações, fica mais fácil entender o que é feedback, certo? Em paralelo a isso, é importante compreender a importância desse processo dentro de uma empresa. Primeiro, pensando na comunicação, essa avaliação ajuda a melhorar a relação entre os colaboradores, em cargos de gestão ou não.

Além disso, o feedback ajuda a motivar os colaboradores, seja negativo, seja positivo e/ou construtivo. No primeiro, o profissional sabe que precisa aprimorar o trabalho para melhorar os resultados. No segundo, ele entende que as ações estão impactando positivamente a empresa. Já no último, ele pode entender que a empresa tem um plano para melhorar o rendimento envolvendo ações.

Assim, o feedback impacta diretamente o aprendizado dos colaboradores. Afinal, ele faz a empresa avaliar o que precisa ser melhorado e reforçar os ensinamentos para atingir o melhor resultado. Isso pode ser feito com cursos, palestras, workshops, etc.

Para a gestão, o feedback é uma excelente ferramenta para aprimorar o planejamento estratégico, uma vez que ele faz a análise completa de sua equipe. Assim, ele verá onde precisa trabalhar melhor com cada profissional e entender as necessidades do time em relação à liderança.

Como fazer um feedback eficiente?

Levando em conta o que é feedback, é importante notar que esse processo deve ser feito com alguns cuidados. A objetividade é um dos pilares para uma boa avaliação, apontando exemplos de ações do colaborador ou as mudanças necessárias para o aumento do rendimento.

O diálogo também é um cuidado para fazer o feedback. Afinal, essa avaliação é uma troca de informações e ideias entre a gestão e os colaboradores. Então, é importante ser acolhedor e estar disposto a ouvir o que o profissional tem a dizer sobre o que foi exposto.

Próximo passo!

Agora que já entendeu o que é feedback, quais são os tipos e a importância que tal conhecer mais sobre como ele pode ser aplicado? Descubra como realizar um feedback positivo junto aos colaboradores da sua empresa.

Conheça a Sólides, a HRTech líder no Brasil para pequenas e médias empresas. Uma plataforma completa de RH que facilita o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos.

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
guito cadete

interessante

Giuliano Sales

Oi, Guido, como está?
Agradecemos o seu feedback.
Não deixe de nos acompanhar.
Abraços.