O que é EVP e qual sua influência na organização?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os profissionais qualificados já se deram conta de que a pergunta “por que eu quero trabalhar nesta empresa?” é cada vez mais pertinente. Essa mudança na mentalidade impacta a relação do colaborador com a empresa, por isso torna importante entender o que é EVP.

Ao adotar esse pensamento, as companhias passam a investir em soluções estratégicas para reter os colaboradores e atrair os talentos do mercado. Uma das formas de fazer isso é apostar na marca como valor para os trabalhadores, por meio de benefícios para eles, com o chamado EVP. Já ouviu falar ou sabe o que é EVP? Vamos explicar neste artigo. Não deixe de conferir!

O que é EVP e quais são seus fundamentos principais? 

Employee Value Proposition (EVP) significa “proposta de valor ao empregado”. Podemos entender como um conjunto de medidas que visam oferecer vantagens competitivas aos colaboradores, tanto para atrair os melhores profissionais do mercado quanto para reter os que já estão na empresa.

Por meio dessas ações, os colaboradores avaliam o quanto uma instituição é valiosa para eles e analisam por que vale a pena trabalhar lá em vez de em outra companhia. Os benefícios podem ser, por exemplo, tanto na oferta de salários atraentes quanto de plano de carreira ou bom ambiente de trabalho.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No EVP são pensados aspectos de como a empresa se relaciona com seus funcionários, o quanto ela oferece de oportunidades de desenvolvimento, como a cultura do local se relaciona  com o ambiente externo, o poder da marca, como ela promove a qualidade de vida dos colaboradores, além de diversos outros fatores.

Para que a companhia consiga implementar vantagens competitivas e oferecer valor aos trabalhadores é fundamental contar com ações que envolvam o treinamento de bons líderes, gestores e profissionais de Recursos Humanos, assim as medidas terão o efeito desejado. 

Como o EVP pode ajudar na retenção e atração de talentos?

O colaborador valoriza cada vez mais empresas que têm a ver com o que ele acredita e com as suas metas profissionais, por isso, muito mais do que um bom salário, ele busca se desenvolver, crescer na carreira, ter um ambiente tranquilo para desempenhar o seu trabalho e relacionar-se bem com a liderança.

Empresas que planejam e concedem benefícios para promover sua proposta de valor aos colaboradores auxiliam também na retenção dos talentos, pois, assim, os colaboradores avaliam mais sobre sair do trabalho, considerando tudo o que a organização oferece. Desse modo, as taxas de rotatividade também diminuem.

Além disso, ao pensar nessas vantagens, a empresa se torna muito mais competitiva para atrair novos profissionais, especialmente os de alto desempenho. Confira algumas atividades que valorizam o EVP de uma companhia:

  • oferecer plano de carreira;
  • propor benefícios além dos convencionais;
  • estimular um ambiente de trabalho sadio e a diversidade;
  • reconhecer o trabalho individual;
  • fortalecer a marca perante à sociedade.

Entender o que é EVP pode fazer uma grande diferença na formação dos times da sua empresa, pois, ao oferecer atrativos que, geralmente, não são encontrados no mercado, os profissionais mais qualificados se sentem atraídos para trabalhar na companhia, devido à oferta de diferenciais.

Aproveite para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e confira como sua empresa e você podem construir um EVP eficiente!


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Giuliano SalesHerminia Rosa de Jesus Gomes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Herminia Rosa de Jesus Gomes
Visitante
Herminia Rosa de Jesus Gomes

É muito importante saber que somos reconhecido,e ter a oportunidade de crescer com a empresa.

Giuliano Sales
Admin

Ei, Herminia, tudo bem?
Sim, é essencial termos esse sentimento de valorização na empresa.
Para conseguirmos progredir.
Abraços.