O que é ESG e por que você deve aprender sobre ele?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Recentemente uma nova sigla surgiu despertando curiosidade em várias pessoas no meio corporativo. Trata-se do termo ESG, que tem ficado cada vez mais em relevância. Não é incomum encontrarmos na internet cursos de especialização sobre o tema. Mas afinal, o que estas três letras significam? Vamos ver a seguir!

O que é ESG?

ESG - sigla para o termo em inglês Enviromental, Social e Governance- refere-se a uma espécie de conduta corporativa que tem como princípios a promoção e desenvolvimento de soluções que envolvem as esferas ambiental, social e de governança. Ou seja, representa um conjunto de práticas sustentáveis que orientam as tomadas de decisão das empresas.

Mais precisamente, o termo nasceu em 2004, através do documento Who Cares Wins criado pelo Pacto Global da ONU em conjunto com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que envolve a ONU e demais entidades internacionais.

O pilar ambiental (Environmental), do ESG, está relacionado com as boas práticas de sustentabilidade aliadas a iniciativas que fortalecem e promovem o meio ambiente. Na parte social o foco é no comprometimento e engajamento em questões que impactam a sociedade civil. Enquanto na governança, a avaliação é sobre o compromisso da instituição com a transparência dos seus dados fiscais, com as práticas de anticorrupção e políticas de combate ao racismo, sexismo e etarismo no ambiente de trabalho.

Por que aderir à agenda ESG?

Nos últimos dois anos o tema vem ganhando mais notoriedade no mercado brasileiro. Segundo um estudo realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, a busca pelo assunto na internet aumentou em sete vezes.  Boa parte devido à pandemia da Covid-19, mas também pelo entendimento que estas práticas trazem muitos benefícios não só ao meio ambiente e sociedade, mas também aos negócios.

Adequar às diretrizes ESG traz vantagem competitiva e promove a sobrevivência no mercado. Investidores, consumidores e a sociedade de forma geral revelam uma forte tendência em investir, consumir ou até mesmo trabalhar em empresas sustentáveis. Essas práticas determinam uma melhor reputação e uma percepção positiva da companhia junto às partes interessadas.

Além disso, a agenda ESG auxilia os empregadores a reforçarem a marca da empresa, criando uma relação positiva e um senso de propósito. É possível trabalhar o engajamento dos liderados e valorizar a organização junto de stakeholders. Uma marca que guia suas operações por uma agenda ESG, têm menos chances de enfrentar falhas graves nos seus negócios.

Como implantar ESG na minha empresa?

A agenda ESG não está restrita às grandes corporações, as pequenas e médias empresas podem e devem também entrar no jogo. É preciso desmistificar a ideia de que  ESG é algo complexo, que exige alto investimento e é inacessível às empresas de pequeno e médio portes. Ao contrário, a tendência do ESG é se tornar cada vez mais simples de se introduzir em empresas de portes menores.

E como colocar em prática o ESG?

  • Envolver as lideranças: a participação dos líderes é fundamental na comunicação e no engajamento dos colaboradores nas ações. Aqui na Sólides temos um curso gratuito sobre Liderança e Agenda ESG, disponível em nossa Escola de pessoas
  • Criar políticas sustentáveis: otimizar o uso da água e energia no ambiente de trabalho, fazer gestão adequada de resíduos e diminuir poluentes das operações são ações que podem ser praticadas por todos.
  • Estimular diversidade e desenvolvimento: uma maior diversidade cultural, étnica e racial no quadro de colaboradores, boas condições no ambiente de trabalho e segurança de dados de clientes e funcionários são outras boas práticas.
  • Transparência: investir na transparência de prestação de contas, de deveres fiscais e tributários e trabalhistas e alinhamento com a LGPD são exemplos de uma boa governança.

A boa notícia é que a Sólides pode ajudar em tudo isso. O nosso software de Gestão de Pessoas é o único completo de verdade e auxilia na administração das informações de colaboradores (respeitando a LGPD), no desenvolvimento e engajamento e também na melhoria de processos de recrutamento e seleção, que proporciona uma marca empregadora mais forte.  

Nossa solução pode ser o seu passo inicial para adotar a estratégia EGS na sua empresa. Converse com nossos especialistas para conhecer melhor nossos produtos. Além disso, fique de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima