Recentemente uma nova sigla surgiu despertando curiosidade em várias pessoas no meio corporativo. Trata-se do termo ESG, que tem ficado cada vez mais em relevância. Não é incomum encontrarmos na internet cursos de especialização sobre o tema. Mas afinal, o que estas três letras significam? Vamos ver a seguir!
O que é ESG?
ESG - sigla para o termo em inglês Enviromental, Social e Governance- refere-se a uma espécie de conduta corporativa que tem como princípios a promoção e desenvolvimento de soluções que envolvem as esferas ambiental, social e de governança. Ou seja, representa um conjunto de práticas sustentáveis que orientam as tomadas de decisão das empresas.
Mais precisamente, o termo nasceu em 2004, através do documento Who Cares Wins criado pelo Pacto Global da ONU em conjunto com o Banco Mundial. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa que envolve a ONU e demais entidades internacionais.
O pilar ambiental (Environmental), do ESG, está relacionado com as boas práticas de sustentabilidade aliadas a iniciativas que fortalecem e promovem o meio ambiente. Na parte social o foco é no comprometimento e engajamento em questões que impactam a sociedade civil. Enquanto na governança, a avaliação é sobre o compromisso da instituição com a transparência dos seus dados fiscais, com as práticas de anticorrupção e políticas de combate ao racismo, sexismo e etarismo no ambiente de trabalho.
Por que aderir à agenda ESG?
Nos últimos dois anos o tema vem ganhando mais notoriedade no mercado brasileiro. Segundo um estudo realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, a busca pelo assunto na internet aumentou em sete vezes. Boa parte devido à pandemia da Covid-19, mas também pelo entendimento que estas práticas trazem muitos benefícios não só ao meio ambiente e sociedade, mas também aos negócios.
Adequar às diretrizes ESG traz vantagem competitiva e promove a sobrevivência no mercado. Investidores, consumidores e a sociedade de forma geral revelam uma forte tendência em investir, consumir ou até mesmo trabalhar em empresas sustentáveis. Essas práticas determinam uma melhor reputação e uma percepção positiva da companhia junto às partes interessadas.
Além disso, a agenda ESG auxilia os empregadores a reforçarem a marca da empresa, criando uma relação positiva e um senso de propósito. É possível trabalhar o engajamento dos liderados e valorizar a organização junto de stakeholders. Uma marca que guia suas operações por uma agenda ESG, têm menos chances de enfrentar falhas graves nos seus negócios.
Como implantar ESG na minha empresa?
A agenda ESG não está restrita às grandes corporações, as pequenas e médias empresas podem e devem também entrar no jogo. É preciso desmistificar a ideia de que ESG é algo complexo, que exige alto investimento e é inacessível às empresas de pequeno e médio portes. Ao contrário, a tendência do ESG é se tornar cada vez mais simples de se introduzir em empresas de portes menores.
E como colocar em prática o ESG?
- Envolver as lideranças: a participação dos líderes é fundamental na comunicação e no engajamento dos colaboradores nas ações. Aqui na Sólides temos um curso gratuito sobre Liderança e Agenda ESG, disponível em nossa Escola de pessoas
- Criar políticas sustentáveis: otimizar o uso da água e energia no ambiente de trabalho, fazer gestão adequada de resíduos e diminuir poluentes das operações são ações que podem ser praticadas por todos.
- Estimular diversidade e desenvolvimento: uma maior diversidade cultural, étnica e racial no quadro de colaboradores, boas condições no ambiente de trabalho e segurança de dados de clientes e funcionários são outras boas práticas.
- Transparência: investir na transparência de prestação de contas, de deveres fiscais e tributários e trabalhistas e alinhamento com a LGPD são exemplos de uma boa governança.
A boa notícia é que a Sólides pode ajudar em tudo isso. O nosso software de Gestão de Pessoas é o único completo de verdade e auxilia na administração das informações de colaboradores (respeitando a LGPD), no desenvolvimento e engajamento e também na melhoria de processos de recrutamento e seleção, que proporciona uma marca empregadora mais forte.
Nossa solução pode ser o seu passo inicial para adotar a estratégia EGS na sua empresa. Converse com nossos especialistas para conhecer melhor nossos produtos. Além disso, fique de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.