O que é entrevista semiestruturada e como aplicá-la?

Tempo de leitura: 3 minutos

Entre as diferentes metodologias utilizadas no processo seletivo estão as entrevistas. Existem diferentes formatos e padrões para conhecer e aplicar nessa etapa. Você sabe o que é entrevista semiestruturada? Ela é elaborada para não ter uma lista fixa e completa de perguntas para candidatos.

Neste post, abordaremos e aprofundaremos na questão o que é entrevista semiestruturada, mostrando como ela pode potencializar o processo de recrutamento e seleção. Acompanhe!

A técnica de entrevista semiestruturada

Uma entrevista semiestruturada é o momento em que o entrevistador realiza uma série de questionamentos ao entrevistado sem a necessidade de seguir rigorosamente uma lista de perguntas previamente estruturadas.

Durante o processo seletivo, após analisar o perfil e os requisitos do cargo — como competências técnicas e comportamentais — a pessoa responsável pelo recrutamento estabelece os pontos chave para realizar uma entrevista pessoal com os candidatos.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O foco será identificar as qualificações do concorrente por meio das respostas, aprofundando o entendimento sobre as capacidades técnicas e comportamentais.

Imaginamos a situação de contratação de um representante sênior para área comercial. Deve-se buscar por características vitais para o sucesso nesta função, como a habilidade para reter clientes e o sucesso nos seus negócios.

O entrevistador, portanto, prepara algumas questões que permitam abordar o histórico do candidato considerando tais habilidades. É importante conhecer o desempenho em antigos trabalhos.

Mesmo com uma lista de perguntas em mãos, de acordo com a condução da conversa, o entrevistador não precisa utilizar todas as questões, nem mesmo seguir uma ordem específica.

Em alguns casos, o entrevistador pode apenas utilizar uma lista de tópicos gerais a serem abordados, possibilitando uma conversa mais despretensiosa.

Em um bate-papo mais “informal”, a estrutura semiestruturada permite conhecer mais das soft skills de cada um dos candidatos.

As perguntas abertas

Um ponto comum em entrevistas semiestruturadas é a realização de perguntas abertas, ou seja, aquelas em que o candidato não tem como responder sim ou não.

Um entrevistador pode conduzir as perguntas utilizando-se de alguns exemplos:

  • Quais foram às chaves para o seu sucesso como representante comercial na empresa X?;
  • Descreva de que maneira você conquistou o principal cliente da sua carteira?
  • Qual foi o maior momento de desafio enfrentado com sua carteira de clientes? O que você fez para superá-lo?

Essas questões permitem ampliar o entendimento de habilidades relacionais. Quanto mais adaptada às perguntas ao discurso do candidato, mais fluida e espontânea se torna a entrevista.

As outras características deste tipo de entrevista

Além de perguntas abertas, outras características da entrevista semiestruturada são:

  1. ambiente menos formal: cria um cenários mais amigável para a conversa;
  2. não ter tempo determinado: a entrevista semiestruturada é mais fluída e, quanto mais disponível para conversar está o candidato, melhor será o processo;
  3. combinações de perguntas: é possível deixar perguntas mais abertas em um roteiro, mas também é importante sentir o clima da conversa para fazer outras questões que não estejam predeterminadas.

A comunicação entre entrevistado e entrevistador

A entrevista semiestruturada incentiva a comunicação bidirecional, no qual o entrevistador e o candidato podem fazer perguntas a fim de gerar uma discussão mais abrangente dos tópicos pertinentes.

Por causa do tom de conversação é frequente que o candidato sinta-se mais confortável e manifeste pontos importantes para a função que almeja ocupar na empresa.

Por exigir controle e atenção do entrevistador, este modelo de entrevista é mais produtiva quando realizada por um profissional com maturidade para identificar os pontos que devem ser retomados a fim de entender melhor as competências do indivíduo.

Entrevistadores mais inexperientes que sabem o que é entrevista semiestruturada e a usam, devem preparar um guia de entrevista bem planejado para garantir que todos os requisitos do trabalho sejam atendidos.

Conhecer o que é entrevista semiestruturada é uma das maneiras de realizar um processo de recrutamento e seleção mais eficaz. Mas existem outros modelos, aproveite a visita para ler sobre entrevista estruturada!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of