O que é entrevista estruturada? Entenda para aplicar no processo seletivo!

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo bom profissional de RH sabe que uma boa entrevista é uma etapa essencial para um processo seletivo de sucesso. Porém, muitos recrutadores ficam com dúvidas na elaboração das perguntas a serem feitas e qual tipo de abordagem utilizar. A entrevista estruturada é uma opção bastante utilizada por profissionais de RH. Mas, e você? Sabe o que é entrevista estruturada e como aplicá-la no processo seletivo?

Essa técnica se refere a um tipo de entrevista padronizada. Apesar de bastante popular, esse tipo de entrevista necessita de ferramentas complementares como por exemplo, testes e dinâmicas de grupo. Por ter uma técnica de certa forma mais “rígida”, o profissional de RH têm o maior domínio da entrevista e os dados coletados são mais consistentes e fáceis de analisar. 

Neste post, você saberá mais sobre o conceito de entrevista estruturada, suas características, como planejá-la e, o momento certo de aplicá-las em seus candidatos. Boa leitura!

O que é entrevista estruturada?

É um modelo de entrevista que se baseia em um roteiro preestabelecido com as mesmas perguntas para todos os candidatos. As principais características da entrevista estruturada são a imparcialidade e a inflexibilidade, tanto por parte do recrutador, quanto a do entrevistado.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Geralmente, esta técnica se baseia em questionários com questões previamente planejadas e, em geral, o candidato têm a opção somente de responder com sim ou não. A entrevista estruturada pode ser realizada de várias formas: pessoalmente, online ou até mesmo por telefone. 

A vantagem desse método é que ele não favorece e nem prejudica nenhum candidato pelo fato deles responderem às mesmas questões de forma igualitária. Porém, como desvantagem, pela entrevista estruturada possuir um roteiro fechado, ela impossibilita um aprofundamento maior nos assuntos abordados.

Como planejar as etapas?

O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso da entrevista com estrutura. Primeiramente, o recrutador deve definir junto com a liderança qual o perfil do candidato desejado. Deve ser levado em conta dados como: perfil comportamental, experiências desejadas, habilidades e competências que esse profissional deve ter.

Após esse levantamento, o profissional de RH deverá definir quais as técnicas de recrutamento, além da entrevista estruturada, serão utilizados: testes, questionários, dinâmicas de grupo, etc.

A próxima e última etapa é elaborar as perguntas que serão utilizadas na entrevista estruturada. Veja algumas questões que geralmente fazem parte dessa técnica:

  • Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Qual situação mais difícil você enfrentou e como se saiu?
  • Qual o seu hobby?
  • Quais as suas metas em curto prazo?
  • Por que escolheu essa carreira?

Em que momento aplicar?

Geralmente, a entrevista estruturada é mais eficaz quando aplicada no início do processo seletivo. Essa eficácia se deve ao fato de que ela filtrará os candidatos com o perfil buscado para determinada vaga, mapeando suas competências e habilidades de uma forma mais objetiva. 

Utilizando a entrevista estruturada, o profissional de RH otimiza muito o seu tempo, obtém  resultados comparáveis, facilitando na escolha dos candidatos finalistas.

Finalizando, agora que você já sabe o que é entrevista estruturada, suas vantagens e desvantagens em um processo seletivo, é preciso também estar ciente que, mesmo havendo uma estrutura, é preciso também abrir oportunidades para que o candidato se sinta à vontade e que dados importantes sobre ele possam surgir de forma natural durante essa conversa. 

O modelo de entrevista ideal varia de acordo com o perfil da empresa, do recrutador e também do colaborador que a organização está buscando em determinado momento.

Aproveite a sua visita para conhecer o método de entrevista semiestruturada!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of