O que é Employee Lifetime Value, como calcular e otimizar esse indicador

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Você já ouviu falar em Employee Lifetime Value? Toda empresa que deseja atuar com um RH mais estratégico precisa conhecer e acompanhar de perto esse indicador. Afinal, ele é responsável por mostrar a efetividade financeira de cada colaborador, logo, influencia diretamente na tomada de decisões da gestão.

Neste artigo, vamos explicar o que é o ELTV, por que ele é tão importante e como fazer para calculá-lo adequadamente. Além disso, daremos uma série de dicas para fortalecer o indicador e obter todos os seus benefícios. Acompanhe!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é Employee Lifetime Value?

O Employee Lifetime Value ou ELTV é um indicador da área de Recursos Humanos que mostra o valor gerado por cada colaborador no decorrer do tempo em que ele compõe o quadro de funcionários. Em outras palavras, diz respeito ao retorno financeiro de cada pessoa da organização.

O cálculo tem início no dia da contratação do colaborador e deve considerar todos os custos e retornos obtidos ao longo dos meses. Tais retornos podem ser mais ou menos fáceis de metrificar, de acordo com o cargo em questão. 

No time de vendas, por exemplo, é mais fácil identificar quanto de receita cada vendedor gerou para a empresa diretamente, o que não acontece com os profissionais da área administrativa, por exemplo. De qualquer forma, existem diferentes modos de medir os resultados das pessoas, como veremos mais à frente.

Por que o ELTV é tão importante para um negócio?

O ELTV é um indicador que torna a gestão de pessoas mais estratégica e, consequentemente, mais eficiente. Isso acontece porque fica muito mais fácil gerenciar adequadamente algo sob o qual se tem uma boa base de informações. Veja alguns dos benefícios diretos do acompanhamento do ELTV nas empresas.

Ajuda no cálculo do ROI no RH

O ROI é um dos indicadores centrais de qualquer empresa. Geralmente, é acompanhado em setores de compras, vendas e produção. Contudo, ele também pode, e deve, ser medido no RH, para um direcionamento mais eficaz das ações da área.

Nesse sentido, o ELTV constitui a base do cálculo, visto que ele proporciona uma visão mais detalhada e precisa de todos os custos envolvidos na manutenção de cada posição da empresa e do quanto está sendo gerado de ganhos, tanto de forma direta quanto indireta pelas pessoas. 

Direciona as ações de desenvolvimento e reconhecimento

Uma das contribuições mais importantes da gestão de pessoas para a organização é a capacitação dos colaboradores para que eles desempenhem suas atividades de forma otimizada. Diante disso, o ELTV permite que gestores e RH identifiquem os profissionais que estão sendo subutilizados em suas funções para desenvolvê-los, bem como aqueles que apresentam um bom desempenho e, por isso, devem ser recompensados. 

Com base nessas informações, o planejamento de treinamentos pode ser melhor direcionado conforme as necessidades da empresa, já a concessão de premiações e promoções pode ser aplicada nos momentos certos, aumentando o engajamento e impulsionando os resultados das equipes. 

Atua na retenção de talentos

A retenção de talentos é outra preocupação constante do RH, não apenas por causa da perda de excelentes profissionais, mas também em função dos custos que estão atrelados aos processos de rescisão e de reposição de cada vaga.

Como dissemos no tópico anterior, o ELTV ajuda a otimizar a estruturação do plano de desenvolvimento dos colaboradores e isso resulta em aumento na motivação, engajamento e satisfação dos profissionais. Como consequência, a empresa ganha um importante aliado na retenção de talentos, que impacta na redução do índice de turnover.

Melhora a atração de talentos

Apesar de ser um indicador com foco financeiro, a medição do ELTV também gera informações importantes para a tomada de decisão em outras frentes. Ao identificar quem são as pessoas que geram os melhores resultados, o RH pode avaliar quais são os elementos de motivação que elas têm em comum para replicá-los aos demais. 

Da mesma forma, os pontos negativos podem ser melhor estudados para serem evitados. Essa base de informações gera um conhecimento importante para a Gestão de Pessoas, que pode aprimorar seus esforços em Employer Branding, atraindo e retendo os melhores talentos do mercado.

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Como calcular o Employee Lifetime Value?

A fórmula do ELTV é bastante simples de compreender e de aplicar, já que se resume em analisar os resultados obtidos pelo colaborador versus o tempo em que ele está na empresa e, normalmente, é apresentado em um gráfico, para melhor visualização. 

Apesar de simples, o ELTV nem sempre é tão fácil de ser calculado, pois depende de uma definição adequada dos parâmetros de avaliação, que variam conforme o cargo, além de um acompanhamento constante e preciso. Entenda melhor a seguir.

Defina os parâmetros de avaliação de cada cargo

O ponto-chave de uma medição efetiva do ELTV está na escolha certa dos parâmetros que serão usados como guia das avaliações de cada um dos cargos da empresa. Para tanto, eles devem conseguir refletir os resultados esperados pelos colaboradores e ter uma relação direta com as atividades que eles desenvolvem, para serem justos e realistas.

Assim, um trabalhador de uma linha de produção pode ter o ELTV atrelado à sua produtividade, ou seja, à quantidade de itens produzidos mensalmente. Por outro lado, esse mesmo cargo não seria eficientemente medido pelo volume de vendas dos itens que ele produz, já que existem vários fatores envolvidos e que não dependem diretamente dessa pessoa.

Acompanhe os indicadores constantemente

O acompanhamento dos indicadores estabelecidos deve fazer parte da rotina do RH e dos gestores. Tudo está em constante evolução e isso afeta os resultados apresentados pelos colaboradores no dia a dia. 

Ao se manter próxima e atenta, a empresa consegue reagir melhor à situação de desvios, seja para mitigar algum problema ou para aproveitar uma oportunidade de crescimento e ganhos para o negócio.

Como aumentar o ELTV na empresa?

Até aqui, vimos a importância do ELTV e como ele pode ser medido. Agora, daremos algumas dicas importantes para potencializar esse indicador em sua empresa. Confira!

Capacite as lideranças

Se a empresa fosse um prédio, as pessoas seriam as paredes e as lideranças as colunas que sustentam a construção. Por isso, é essencial que os gestores sejam devidamente capacitados para gerenciar melhor seus times, tanto no que diz respeito às questões técnicas quanto às comportamentais.

Nesse sentido, bons líderes são capazes de engajar sua equipe, deixando-a mais motivada e produtiva. Em função disso, as atividades são realizadas com mais agilidade e qualidade, aumentando os resultados apurados no ELTV.

Otimize o processo de onboarding

O processo de onboarding é o primeiro contato do colaborador com a empresa após sua contratação, é o começo de uma relação que pode durar alguns meses ou muitos anos. A experiência proporcionada nesses primeiros dias faz toda a diferença na forma como essa relação é estabelecida.

Quando uma pessoa acaba de chegar na empresa, ela está com a energia alta e, ao se sentir acolhida, acaba levando essa positividade para todo o time, provocando uma renovação no engajamento e na motivação. Além disso, esse colaborador começa a apresentar bons resultados mais rapidamente, aumentando o Employee Lifetime Value. 

Fortaleça comunicação interna

A comunicação interna é um dos pontos críticos de qualquer empresa. Assim, é fundamental que ela seja eficiente e com o mínimo de ruído possível, para evitar equívocos e possíveis mal-entendidos.

O incentivo à cultura de feedback é um passo importante e contribui para uma melhora significativa na comunicação, mas outras providências também surtem ótimos efeitos, como o uso de um quadro de gestão à vista, realização de reuniões semanais com os times e a intensificação do uso da intranet como canal de transparência da gestão.

Mantenha um bom clima organizacional

Por fim, mas não menos importante, o clima organizacional é o fator que demonstra se as iniciativas estão surtindo bons efeitos nas relações entre os colaboradores. Afinal, de nada adianta implementar ações que geram bons resultados operacionais e financeiros, mas que afetam negativamente o clima da organização, tornando-se insustentáveis no longo prazo.

Portanto, a realização de pesquisas de clima com uma certa frequência ajuda a identificar os problemas em seu início, antes que cresçam e gerem consequências mais drásticas, além de mostrar pontos positivos que podem ser melhor explorados.

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Conclusão

Como vimos, o Employee Lifetime Value é um indicador que ajuda a mostrar, de forma financeira, os resultados de cada colaborador ao longo de sua jornada na empresa. Trata-se de um recurso indispensável para uma gestão de pessoas mais estratégica, por isso, deve ser avaliado rotineiramente. Sabendo disso, reveja a forma como a performance dos seus profissionais está sendo medida e adote uma gestão mais eficiente.

O conteúdo foi útil? Se você gostou do artigo e quer começar a colocar todas as dicas que aprendeu em prática, temos um material que vai ajudar. Leia este e-book e aprenda a realizar uma pesquisa de clima efetiva para o seu negócio!

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