Employee experience: O que é e como um software de RH irá ajudar

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Você sabe o que é employee experience? Muito se tem discutido, atualmente, sobre como as empresas podem proporcionar uma boa experiência de compra aos seus consumidores. 

Entretanto, é primordial também considerar a experiência do colaborador no ambiente organizacional. Assim, eles se sentem motivados e engajados, influenciando diretamente na satisfação do consumidor final e nos resultados da organização. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste artigo, abordaremos sobre o que é employee experience e quais os benefícios para colaborador e empresa. Além disso, mostraremos para o RH porque implantar essa ferramenta é importante para uma boa gestão de pessoas e como um software pode ajudar. Então, continue acompanhando!

O que é employee experience?

Resumidamente, podemos definir employe experience como uma série de estratégias e ações de gestão de pessoas para criar um ambiente e um clima organizacional inspirador para os colaboradores. 

Para isso, as organizações precisam oferecer boas lideranças, cultura com objetivos claros, ambiente e clima organizacional motivador. Além de tantos outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os colaboradores.

Quais as vantagens do employee experience?

O employee experience tem sido uma tendência nas organizações que entendem que os melhores profissionais disponíveis no mercado escolhem as empresas em que desejam trabalhar de acordo com a imagem que elas projetam no mercado. 

Além disso, esses profissionais querem mais do que um salário e recompensas para se interessarem por uma determinada vaga. O trabalhador moderno quer estar em um ambiente organizacional que coloca o capital humano em primeiro lugar, ou seja, uma empresa que tenha o employee experience enraizado em sua cultura.

Agora, conheceremos alguns benefícios que esse conjunto de ações e estratégias proporciona aos colaboradores e às empresas.

Mapeia a jornada do colaborador

Mapear a jornada dos colaboradores nada mais é que uma metodologia de gestão que busca proporcionar uma visão clara da relação empresa-colaborador, desenhando as estratégias que serão colocadas em prática em prol da fidelidade desses profissionais perante à empresa. 

Ainda, essa jornada é composta de um conjunto de benefícios oferecidos ao profissional e ações de crescimento do mesmo, de acordo com suas habilidades comportamentais e com a expectativa que ele tem em relação à organização. 

Assim é proporcionado o employee experience, mostrando que a organização conta com diferenciais em relação às demais, proporcionando ao colaborador uma experiência única de felicidade. 

Aumenta a produtividade

As ações de employee experience influenciam diretamente no engajamento e na motivação do colaborador, além de colaborar para uma boa saúde física e mental do profissional. 

Isso porque, o time percebe a dedicação aplicada para o bem-estar e desenvolvimento das pessoas dentro da organização. Assim, o colaborador se sentirá acolhido e dará o melhor de si para produzir mais, crescendo junto com a empresa.

Mantém o clima organizacional saudável

Um ambiente de trabalho que conta com uma boa comunicação interna, feedbacks constantes, transparência no alinhamento dos objetivos e, claro, que estimula e bonifica os colaboradores que se destacam, tende a proporcionar um clima saudável para todos os membros. 

Além disso, um clima organizacional saudável reduz o estresse, o absenteísmo, o presenteísmo e até o turnover. Do contrário, quando os colaboradores se sentem desmotivados, faltas e atrasos tendem a aumentar, fazendo com que as empresas gastem mais com demissões e contratações, prejudicando o alcance dos melhores resultados. 

Promove a marca empregadora

O employer branding se refere a um conjunto de técnicas com o objetivo de criar uma imagem positiva da empresa no mercado. Logo, esse conceito caminha lado a lado com o employee experience. 

Isso porque, as ações de employer branding, quando bem trabalhadas, também farão com que os colaboradores enxerguem a organização como uma ótima opção para o desenvolvimento da sua carreira e de seu potencial produtivo, mesmo antes do recrutamento.

Algumas das estratégias mais utilizadas para promover uma marca empregadora e mostrar o seu diferencial no mercado são:

  • alimentar as redes sociais da empresa com fotos e vídeos sobre o ambiente de trabalho, além de depoimentos de colaboradores;
  • organizar feira de talentos e workshops abertos ao público — onde os melhores profissionais terão a oportunidade de conversar e conhecer mais da organização.

Como o RH pode implantar o employee experience na empresa?

O primeiro passo para o RH colocar o employee experience em prática na empresa é conhecer e entender o comportamento os colaboradores. 

Nesse cenário, é preciso que o RH realize o mapeamento do perfil comportamental de todos os membros da equipe, reconheça as diferenças de cada um e faça uma análise estratégica de todos os benefícios que cada colaborador proporciona para os resultados da empresa. 

Após fazer esse levantamento, é possível separá-los em grupos e investir em estratégias de motivação e desenvolvimento distintas, de acordo com seus pontos fortes e fracos, além dos interesses identificados em cada grupo.

Entretanto, para entender e fazer a leitura correta dessas informações, é preciso que o RH se baseie em dados sólidos. No próximo tópico, entenderemos como isso é possível.

Como um software de RH com inteligência de dados pode ajudar?

Cada vez mais, as empresas buscam auxílio da tecnologia e da metodologia people analytics para entender as expectativas dos profissionais em relação à organização, bem como melhorar a saúde física e mental dos membros do time. 

Dessa forma, fica mais fácil proporcionar uma boa experiência nos profissionais em relação ao ambiente e clima organizacional. Veja, agora, como um software com inteligência de dados pode contribuir, e muito, para o employee experience.

Recrutamento e seleção mais assertivo

Quando o recrutador seleciona currículos manualmente, ele tem maior chance de errar, convidando para participar do processo seletivo candidatos que não são compatíveis com a vaga. 

Entretanto, quando a inscrição do candidato é feita em uma plataforma de RH, o próprio software faz uma triagem, considerando as hard e soft skills necessárias para a vaga em questão.

Assim, além da economia de tempo, automatizando o processo de recrutamento e seleção, a chance de contratar a pessoa errada diminui, situação essa que é um dos fatores que mais contribui para uma má experiência do profissional perante à organização.

Otimiza a gestão de pessoas

Um software pode ser um aliado do RH ao mapear competências, como dinamismo para o trabalho, habilidades que ele precisa desenvolver para melhorar sua performance, estilo de liderança ideal para o colaborador, dentre outras atribuições. 

Todas essas competências mapeadas auxiliam em direcionar o colaborador às atividades que mais combinam com seu perfil, além de indicar os melhores cursos e treinamentos para desenvolvê-lo sem desmotivá-lo, contribuindo para o seu bem-estar e evitando o esgotamento.

Melhora o clima organizacional

Alguns softwares de RH disponíveis no mercado podem auxiliar na realização de pesquisa de clima organizacional, na leitura dos resultados, montagem dos indicadores e relatórios para que o Recursos Humanos possa tomar decisões mais assertivas de employee experience.

Nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional é uma forte aliada na construção de uma boa experiência do colaborador. Por meio dela, o RH pode identificar perfis comportamentais, problemas relacionados à convivência e conflitos que precisam ser resolvidos para que o ambiente corporativo não seja contaminado.

Agora que você entendeu definitivamente o que é employee experience, não deixe de aplicar essas estratégias e ações que só têm a agregar ao ambiente organizacional, proporcionando motivação, engajamento e crescimento ao colaborador e a conquista dos melhores resultados na empresa. 

Além disso, quando o RH, juntamente com gestores e líderes, concentra-se em melhorar a experiência dos colaboradores, esses profissionais se tornam verdadeiros promotores da marca, projetando um diferencial da sua empresa no mercado. 

E para você ficar por dentro das evoluções tecnológicas da área de gestão de pessoas, preparamos um e-book completo sobre o assunto. Então, não deixe de acessá-lo e depois nos contar se você já faz uso dessas tendências na sua organização!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments