Para uma empresa funcionar ela precisa de muitas ferramentas: energia elétrica, internet e capital social são algumas das principais. Mas, talvez o bem mais importante e imprescindível para que uma organização possa se manter em atividade é o capital humano.
São as pessoas que fazem as operações de uma empresa acontecerem, a partir de suas habilidades intelectuais e profissionais. Portanto, o capital humano é um dos ativos mais valiosos em uma organização e, cada vez mais, os gestores estão atentos a isso.
Por isso, ainda que a gestão de pessoas seja um desafio, as empresas desenvolvem estratégias para zelar pelo capital humano, investindo tanto no clima organizacional, quanto na retenção de talentos.
O que é capital humano?
De maneira geral, capital humano é a capacidade de competências, conhecimentos e habilidades que compõem a personalidade de uma pessoa observadas na realização do seu trabalho. O termo e o conceito foram criados em 1950 pelo economista americano Theodore W. Shultz.
Para ele, o capital humano é um conjunto de:
- Capacidades;
- Habilidades;
- Conhecimentos;
- Informações.
Todas essas qualidades presentes em um profissional colaboram para que eles desempenhem suas atividades de forma efetiva, gerando resultado econômico para a empresa.
O conceito ficou claro? Explicaremos de outra forma.
Podemos dizer que o capital humano não é um bem tangível ou que possa ser mensurado, mas ele tem grande valor para a organização. É ele que pode ser visto como um dos principais diferenciais - se não o mais competitivo - que uma empresa pode ter.
E por ser um bem valioso, o capital humano deve ser visto com responsabilidade pela gestão de pessoas, pois é esse setor que desenvolverá o ambiente e as condições adequadas para que os profissionais possam desenvolver suas habilidades.
No entanto, lembre-se que, além de descobrir e desenvolver talentos, é preciso retê-los na empresa e mantê-los motivados o suficiente para trabalharem alinhados com os valores e com os objetivos estratégicos da organização.
Como valorizar o capital humano?
O ser humano é competitivo e movido a desafios. E no mundo corporativo não é diferente. Mas as pessoas também gostam de sentir-se valorizadas em seu ambiente de trabalho. Por isso, a gestão de pessoas deve buscar estratégias para estimular as equipes e recompensá-las diante dos acertos e das conquistas.
A seguir, listamos algumas maneiras práticas para a valorização do capital humano na empresa. Confira!
Invista em capacitação e treinamento
Treinamentos e capacitações são válidos tanto para os colaboradores mais antigos, que podem reciclar conhecimentos, quanto para os mais jovens, que terão a oportunidade de se aprofundar na cultura organizacional.
Promova a autonomia da equipe
Proporcionar um ambiente de trabalho aberto à opiniões e decisões fundamental para o crescimento de todos. A valorização do capital humano também acontece quando o colaborador sente confiança em si mesmo e quando compreende que há confiança depositada nele.
Desenvolva planos de carreira
Tão importante quanto dar espaço para a tomada de decisões e o investimento em capacitação é a possibilidade de vislumbrar o futuro profissional. Por isso, sempre que possível busque desenvolver um plano de carreira para que seu colaborador possa sentir-se desafiado a ir além. O crescimento dele refletirá no crescimento da organização.
Incentive a formação de lideranças
Bons líderes têm a vantagem de promover o engajamento das equipes. Alguém que sirva de modelo e guia pode ser fundamental para desenvolver as equipes e, consequentemente, valorizar o capital humano da empresa.
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