Você já ouviu falar sobre indústria 4.0? É o processo de transformação das formas de produção e de negócio que vivenciamos atualmente. Essa revolução alterou a relação de trabalho e o papel dos colaboradores. Entender o que é a avaliação de desempenho, hoje em dia, é ir além do monitoramento de métricas.
Essa intensa mudança, que tem a tecnologia como principal característica, trouxe diversos desafios para a gestão de pessoas. A contratação, o monitoramento e até a decisão pelo desligamento de um profissional tornou-se mais objetivo, pautado em números, gráficos e porcentagens.
Um dos processos de RH impactados por essas transformações é a avaliação de desempenho. Neste post, vamos entender a avaliação de desempenho 4.0 e como aplicá-la?
O que é avaliação de desempenho 4.0?
A gestão de desempenho é um importante subsistema de RH que tem como objetivo identificar, analisar e gerir a performance dos colaboradores de uma organização.
Um dos processos que fazem parte desse subsistema é a avaliação de desempenho, uma ferramenta que nos permite coletar os dados sobre o desempenho de um colaborador ou de um grupo de funcionários em um determinado período de tempo.
Essa avaliação fornece dados essenciais para que a estratégia de gestão de pessoas seja definida e os resultados da organização alavancados. Além disso, ela tem o potencial de promover o desenvolvimento de pessoas e aproximar colaboradores e lideranças
Falar de avaliação de desempenho 4.0 é manter toda a definição que já conhecemos desse processo, acrescentando as particularidades trazidas pela quarta revolução industrial.
A nova versão dessa ferramenta é aliada da tecnologia, minimiza a burocracia, é objetiva, traz indicadores relevantes e promove mais horizontalidade na gestão. Diante da transformação da indústria 4.0, esse novo foco da avaliação de desempenho é o caminho para que o RH alcance efetividade e posicionamento estratégico!
Quais as diferenças entre a avaliação 4.0 e a tradicional?
Ambos modelos de avaliação são usados para embasar as tomadas de decisão sobre pessoas nas empresas e para promover o desenvolvimento dos colaboradores.
Elas apontam as características fortes de cada profissional e são o ponto de partida para ações de melhoria, sempre com o acompanhamento do RH nesse plano de desenvolvimento. Mas, quando falamos da avaliação 4.0, surgem algumas novidades.
1. Maior horizontalidade
A primeira particularidade é a maior horizontalidade na coleta de dados. Com a indústria 4.0, vivenciamos a entrada massiva de uma nova geração no mercado que demanda ser escutada e ter suas percepções consideradas. Esse cenário torna a avaliação do líder pelos subordinados em algo essencial.
2. Mais diversa e completa
A técnica da avaliação 360º, na qual um colaborador é avaliado por todos os que trabalham diretamente com ele, sejam superiores, pares ou subordinados, passa a fazer mais sentido que nunca. Ela não é o único método possível e você deve analisar outras variáveis na escolha da ferramenta ideal.
3. Mais concentrada
A queda dos formulários, transcrições e planilhas é outra característica marcante da avaliação de desempenho 4.0. As novas formas de gestão exigem mais do que agilidade: os dados precisam ser alimentados em tempo real.
É mais coerente que todo o processo de avaliação seja feito por meio de um sistema que registra, compila e cruza informações, além de fornecer indicadores. Assim, o seu trabalho no RH sai do nível puramente operacional e passa para a análise e estratégia.
4. Mais feedbacks
Na avaliação de desempenho 4.0 também há uma mudança em relação ao momento de feedback. De acordo com o modelo tradicional, você faz reuniões específicas para repasse logo após a aplicação da avaliação. A nova versão e as características da indústria 4.0, por outro lado, demandam feedback recorrente. Apesar da aplicação em si ser periódica, o acompanhamento é constante e dinâmico.
Por fim, esse novo modelo de avaliação de desempenho traz como característica essencial a globalidade. O RH não é mais o detentor exclusivo dos dados sobre performance nem o único responsável pelo desenvolvimento de pessoas. Como profissional dessa área, é fundamental que você envolva as lideranças na gestão de desempenho de suas áreas e que o colaborador participe ativamente.
Além do processo se tornar muito mais assertivo, sobra tempo para você exercer a real função do RH: suporte à gestão de pessoas e participação estratégica nas tomadas de decisão!
Como aplicar a avaliação de desempenho 4.0?
Assim como na avaliação tradicional, para aplicar a avaliação de desempenho 4.0 você deve seguir as etapas básicas de definição do método, além de adequá-la à realidade da sua empresa e sempre transformar os resultados coletados em ações.
Para que ela se torne uma avaliação de desempenho 4.0, o fundamental é aplicar as características necessárias a esse tipo de avaliação. Um primeiro passo que já traz objetividade, agilidade e horizontalidade para o processo é a implantação de um sistema capaz de desempenhar toda a parte operacional da avaliação de desempenho.
Além das vantagens mais óbvias, ele também será de grande auxílio para alavancar a mudança cultural que a implantação de uma avaliação de desempenho 4.0 exige.
Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho 4.0 e a importância de um sistema para desenvolvê-la, que tal saber mais sobre o assunto? Veja nosso Guia Completo sobre Avaliação de Desempenho para conhecer outros métodos!
O Planejamento Estratégico de RH visa alinhar objetivos e aprimorar o desempenho de colaboradores e da empresa com ações e metas de curto e longo prazo.