Avaliação comportamental: o que é e como utilizar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de trabalho está cada dia mais dinâmico e competitivo. As novas organizações estão buscando novas técnicas para selecionar profissionais para uma vaga ou desenvolver aqueles que já fazem parte da equipe. Neste artigo, vamos apresentar o que é a avaliação comportamental e como utilizá-la em sua empresa.

O que é?

O local onde a pessoa foi criada, a cultura na qual ela está inserida e a sua personalidade fazem como que cada ser humano seja único. Entender o outro, respeitar as diferenças entre cada indivíduo é fundamental para que se tenha um ambiente saudável e agradável para desenvolver as atividades diárias. A avaliação comportamental é a metodologia que permite decifrar e decodificar os comportamentos que as pessoas possuem sob estímulos de acordo com suas características.

Como utilizar?

Recrutamento e seleção

Durante o processo de recrutamento e seleção existem diversas etapas, onde buscamos avaliar o conhecimento do candidato, porém isso nem sempre determina a escolha do candidato.

Por exemplo, se você possui uma vaga de TI, onde é indispensável ter domínio de um determinado software, é comum solicitar determinados certificados ou solicitar uma prova prática.

Por mais que um candidato tenha um desempenho maior que os outros durante a avaliação de seus conhecimentos técnicos, isso não faz com que ele seja a pessoa correta para preencher a vaga. É necessário que, além dos conhecimentos técnicos desejados, ele possua um perfil comportamental condizente com a cultura da empresa e com equipe onde ele irá atuar.

A análise comportamental vai te auxiliar neste momento. Pode ser que a pessoa que alcançou um melhor desempenho técnico não consiga se adaptar, por exemplo, à necessidade de comunicar diariamente com os clientes e os funcionários.

Lembrete: Pesquisas mostram que a cada 5 demissões 3 são por causa comportamento e não por falta de habilidades técnicas.

Diminuição de turnover

O alto índice de evasão ou um aumento da rotatividade é sempre uma preocupação para a empresa, e deve ser trabalhado pelo RH de forma ativa, visando a sua redução.

Assim, é preciso ter uma estratégia capaz de atrair e reter os talentos, de desenvolvê-los e alocá-los corretamente, de maneira a construir uma equipe forte e que esteja pronta para enfrentar novos desafios.

Mas por que isso não acontece? Pode ser que você não esteja considerando as aptidões naturais dos colaboradores antes de designá-los para determinadas funções. Por exemplo, prover a líder uma pessoa que não possui os comportamentos necessários ou que precisa ter suas habilidades desenvolvidas antes de assumir o cargo.

Pensando nisso, fazer uma avaliação comportamental dos seus colaboradores faz toda a diferença. Você irá descobrir quem são as pessoas que estão mais confortáveis com as suas funções, quem precisa de um treinamento ou ser alocado em outro setor.

Lembrete: Quando as pessoas estão mais confortáveis com as suas atividades, tendem a ser mais fiéis e a vestir a camisa da empresa.

Produtividade

Se você perguntar para a maioria dos profissionais de RH, eles provavelmente irão confirmar que um de seus maiores desafios é compreender os funcionários e qual a melhor maneira de motivá-los, não é apenas uma questão de ter um diferencial, e sim uma questão de sobrevivência.

Nos dias atuais, percebemos que os profissionais desmotivados não cumprem se quer o mínimo da produtividade que é esperada.

E é nesse contexto que a análise comportamental se encaixa. Quando se faz uso dessa metodologia, a empresa obtém um diagnóstico com uma maior agilidade e objetividade. Assim, o gestor não dependerá apenas da sua intuição para compreender os membros da sua equipe.

Lembrete: Motivação é fundamental para a produtividade. Mas não se esqueça que envolve diversos fatores, não só a questão financeira.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
ABILIO JOÃOFrancilene Padilha Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Francilene Padilha
Visitante

Excelente material. Parabéns!

ABILIO JOÃO
Visitante
ABILIO JOÃO

A cultura organizacional e motivacional de qualquer organização joga um papel importante na conjugação de esforços convista a criação de uma equipa coesa e unida com fins de antigir objectivos preconizados. Ambiente saudável por vezes é melhor que um aumento de salário no ambiente ruim.