O que é Assessment e como funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler? Aperte o play e escute o conteúdo sobre Assessment!

Em um mundo fortemente impactado pela tecnologia, não faz mais sentido recrutar somente por meio de currículos de papel. Afinal, ele não fornecerá informações sobre as habilidades comportamentais do candidato, dados que são altamente relevantes para uma empresa que aplica a gestão de pessoas em sua cultura. Nesse âmbito, é preciso que seu RH entenda o que é Assessment. 

Isso porque, quando o setor de recursos humanos ou, até mesmo, gestores e líderes, utilizam as ferramentas certas de Assessment, eles conseguem avaliar de forma assertiva se cada colaborador tem as competências essenciais para uma vaga disponível. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mais do que isso, por meio dessa ferramenta de gestão, é possível identificar lideranças na equipe, conhecer o ponto forte de cada colaborador e implementar estratégias para suprimir áreas em que ele precisa melhorar. 

Então, se você quer desenvolver equipes de alta performance e alcançar os melhores resultados para a sua empresa, continue a leitura e entenda como funciona a metodologia Assessment!

O que é Assessment?

Trata-se de uma palavra de origem inglesa, que significa “avaliação”. No cenário corporativo, esse termo está vinculado a uma metodologia de análise de perfis comportamentais que tem como objetivo avaliar e desenvolver pessoas.

A principal referência do Assessment é a metodologia DISC, que se baseia na identificação da personalidade, com base em 4 principais tendências comportamentais, que são: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

Ainda, segundo o método DISC, todas as pessoas têm peculiaridades, como forças, motivações, formas de gerenciamento e comunicação, entre muitas outras aptidões que  proporcionam aos indivíduos um profundo autoconhecimento, trazendo diversos benefícios para sua vida pessoal e profissional.

Quanto ao processo Assessment em si, geralmente, é realizado por meio de um questionário que engloba diversas técnicas de avaliação. Mas o método tem um foco principal: identificar potenciais talentos dentro da empresa, promover o autoconhecimento e elevar a performance dos colaboradores, acelerando seu crescimento profissional. 

Quais os benefícios de adotar o Assessment na empresa?

Quando a empresa aplica essa análise com a ajuda de um software com inteligência de dados, o RH, juntamente com gestores e líderes, consegue avaliar um único colaborador ou toda equipe, otimizando a gestão de pessoas. Assim, a empresa pode:

  • estabelecer metas para futuras contratações;
  • avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • criar planos de carreira;
  • medir o clima organizacional;
  • fazer com que o próprio colaborador conheça seus pontos fortes e suas fraquezas.

Além disso, com a aplicação da metodologia Assessment, é possível obter um alinhamento perfeito entre empresa e colaborador, melhorando o engajamento e diminuindo a rotatividade. 

Ainda, conhecer o perfil comportamental das pessoas que já fazem parte do time ajuda também na identificação de potenciais candidatos que somarão junto à equipe por complementar aptidões comportamentais e técnicas que podem ser a peça que falta para que o time fique completo e alcance resultados incríveis. 

Quais os tipos de Assessment?

Até aqui, entendemos o que é Assessment e qual o objetivo da metodologia. Mas você precisa saber que existem 3 principais tipos que mais são aplicados nas empresas. Confira!

Assessment pessoal

Trata-se de um dos métodos mais utilizados nas organizações, pois auxilia de forma assertiva o RH no mapeamento das principais características de um profissional, com o intuito de avaliar se ele tem as hard e soft skills necessárias em relação ao cargo que ocupa ou para o qual está se candidatando.

Esse método é fundamental para uma boa gestão de talentos, servindo tanto para contratação ou para promoções internas quanto para a construção de equipes de alta performance, por meio do alinhamento de uma equipe com diversidade de perfis, mas com objetivos em comum.

Assessment cultural

Toda empresa é composta por uma política de valores e um jeito próprio de conduzir o trabalho, ou seja, tem a sua própria cultura organizacional. Logo, contratar pessoas que se identifiquem com essa cultura é uma forma de garantir que se sintam bem com o ambiente, colegas de time e ritmo de trabalho, além de diminuir os índices de turnover.

Nesse âmbito, o Assessment cultural é uma ferramenta que ajuda a empresa a identificar se o profissional tem o fit cultural da empresa, ou seja, se ele “dá match” com o cargo e com os valores da organização. 

Assessment de desempenho

Esse formato de avaliação se baseia em métricas de produtividade, como número de vendas realizadas ou de ligações efetuadas durante um certo período. 

Mas tem sido cada vez menos utilizado nas empresas, pelo fato de que essa metodologia ignora os fatores comportamentais que interferem no desempenho do colaborador — algo que é considerado o oposto à metodologia de gestão de pessoas. 

Por que contar com um software de Assessment?

Em um software de Assessment completo, além das tarefas burocráticas do RH tradicional, como cadastro de vagas, candidatos, colaboradores e registro de faltas, ele contará com um diferencial que está nas ferramentas relacionadas ao perfil comportamental.

Além disso, depois de traçar o perfil comportamental de cada colaborador, um software de Assessment também gera relatórios que possibilitarão ao RH uma visão mais detalhada sobre o perfil das pessoas.

Com esses dados em mãos, o RH  poderá analisar os níveis de energia da equipe, de exigência, de autoaprovação profissional, de flexibilidade e, além disso, identificar os perfis predominantes no time.

Por fim, uma das possibilidades mais interessantes das ferramentas Assessment é a engenharia de cargos, ou seja, desenhar cargos pensando no perfil comportamental. Assim, quando o desenho é feito, o próprio software checa os relatórios dentro da plataforma e faz uma comparação com a vaga. 

Dessa forma, o recrutador tem acesso aos relatórios de perfil comportamental que mais se assemelham com o que a empresa está buscando para a vaga, tornando a contratação mais eficaz. 

Durante a leitura, mostramos o que é Assessment e como ele pode impactar de forma positiva a sua gestão de pessoas, permitindo ao RH, gestores e líderes um conhecimento mais estratégico sobre candidatos e colaboradores. Assim, é possível desenvolver o capital humano da empresa de maneira mais assertiva. Além disso, com os dados dos perfis comportamentais em mãos, é possível escolher os talentos mais próximos ao que a empresa procura, aumentando o sucesso na contratação e na formação de equipes de alto desempenho. E se você ainda tem dúvidas sobre qual software escolher, acesse o conteúdo sobre o novo Sólides Profiler e conheça todos os seus benefícios!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments