Assessment: conheça os tipos e os benefícios que traz para a empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Aperte o play e ouça a narração deste conteúdo sobre o que é Assessment:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Você sabe o que é Assessment? Ele auxilia a vida do RH, já que facilita a análise do perfil comportamental dos candidatos a uma vaga. Mais que isso, por meio dessa ferramenta, é possível identificar lideranças na equipe, conhecer o ponto forte de cada colaborador e implementar estratégias no que ele precisa melhorar.

A principal referência do Assessment é a metodologia DISC, que se baseia na identificação da personalidade. Nela, existem quatro principais tendências comportamentais: dominância, influência, estabilidade e cautela. Por meio disso, é possível identificar as especificidades de cada colaborador.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Sabendo o que é Assessment, é preciso entender que ele é normalmente aplicado por meio de um questionário, baseado em várias técnicas de avaliação. Quais são os benefícios dessa metodologia? Existe algum tipo de classificação nela? Você confere tudo isso no conteúdo abaixo.

Benefícios do Assessment para uma empresa

Primeiro, você sabe o que significa “Assessment”? A palavra de origem inglesa quer dizer “avaliação”. Apenas com base nisso, já é possível perceber que ele tem um papel muito importante em uma empresa. Um software de RH pode facilitar a aplicação dessa metodologia juntamente do trabalho da gestão e da liderança.

Essa metodologia é uma excelente maneira de alinhar as expectativas da gestão e dos colaboradores, diminuindo o índice de turnover e aumentando a produtividade. A correta aplicação do Assessment pode trazer outros benefícios para uma empresa, como:

  • ajudar a estabelecer metas para futuras contratações;
  • avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • criar planos de carreira;
  • medir o clima organizacional;
  • fazer com que o próprio colaborador conheça seus pontos fortes e suas fraquezas.

Quais são os tipos de Assessment?

Na metodologia de Assessment, existe uma classificação com quatro tipos aplicados na empresa. É importante conhecer mais sobre cada um e entender qual é a melhor alternativa para cada caso. Confira as principais características de cada um.

Assessment pessoal

O primeiro tipo é um dos mais utilizados nas empresas. Por meio das ferramentas de Assessment, o RH mapeia as principais características de um profissional de maneira mais assertiva, além de avaliar se ele tem hard e soft skills necessárias em relação ao cargo.

Esse tipo de Assessment é muito importante para o RH fazer uma boa gestão de talentos. Isso porque pode ser utilizado tanto para promoções internas quanto para novas contratações. Por meio dele, é possível fazer a construção de equipes de alta performance, segundo o alinhamento de uma diversidade de perfis com objetivos em comum.

Assessment cultural

A cultura organizacional de uma empresa envolve todos valores, objetivos e formas como a liderança quer que o trabalho seja conduzido. Por isso, é importante garantir que os colaboradores e as novas contratações se identifiquem com essa cultura para se sentirem bem com o ambiente, os colegas de time e o ritmo das tarefas.

O Assessment cultural é uma ferramenta importante para esse processo. Por meio dele, o RH define se o candidato ou o colaborador combina com a cultura organizacional, ou seja, se ele tem o fit cultural condizente com a organização.

Assessment de desempenho

O Assessment de desempenho está intimamente ligado às métricas de produtividade, como número de vendas realizadas ou ligações efetuadas durante um certo período. Ele vem sendo cada vez menos utilizado por deixar de lado os fatores comportamentais que interferem no desempenho do colaborador, algo que é essencial para a gestão de pessoas.

Coaching Assessment

O coaching Assessment tem relação direta com o treinamento dos colaboradores. Isso porque ele é usado para determinar se os profissionais precisam ser treinados em certos aspectos para aumentar a produtividade e melhorar o desempenho em relação às atividades.

Por meio dos resultados, o RH pode determinar o que precisa ser feito em relação à capacitação dos colaboradores e qual é o investimento necessário para esse treinamento. Isso pode ser aplicado tanto para novas contratações quanto para profissionais que já integram o quadro da empresa.

banner para baixar o ebook sobre Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão-Assessment

Como um software de RH pode ajudar?

Contar com um software de RH que inclua o Assessment facilita a sua aplicação na empresa. Isso porque, além das tarefas burocráticas, como cadastro de vagas, candidatos, colaboradores e registro de faltas, ele contará com um diferencial nas ferramentas relacionadas ao perfil comportamental.

Por meio dele, é possível que o RH gere relatórios sobre o perfil dos candidatos e dos colaboradores. Com esses dados, a análise fica muito mais fácil, estabelecendo quais são os níveis de energia, exigência, autoaprovação profissional e flexibilidade da equipe. Ainda dá para identificar os perfis predominantes em um time.

Essa tecnologia de Assessment também ajuda na engenharia de cargos. Afinal, por meio dela, é possível definir atribuições relacionadas aos perfis comportamentais e utilizar a plataforma como um método para busca de dados.

Continue aprendendo!

Viu só como o Assessment é importante para uma empresa? Agora que já sabe tudo sobre o assunto, que tal entender melhor quais são as diferenças de software de RH e software de Assessment? Confira nosso conteúdo!

Conheça a Sólides: a mais completa plataforma de RH do Brasil Também oferecemos o único assessment que, em 5 minutos, mostra mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional.

5 3 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments