O que é 9 box com fit cultural e como aplicá-lo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Para conseguir grandes resultados, uma das ferramentas de gestão de RH que deve ser usada é o 9 box com fit cultural. Afinal, além de escolher um bom currículo em um processo seletivo, é necessário optar por um candidato que adaptará a cultura organizacional da empresa.

O 9 box é uma técnica visual para mapear os talentos de uma instituição. Ele serve como ponto de partida para tomada de decisões bastante importantes como, por exemplo, saber quem será desligado ou promovido. Além de mostrar quem necessita de treinamentos e quem merece ter aumento salarial.

Neste post, apresentaremos o 9 box com fit cultural e qual a sua importância para ter um RH mais eficiente. Vem com a gente e descubra como aplicar essa ferramenta em seu dia a dia. Boa leitura!

O que é 9 box com fit cultural?

O 9 box com fit cultural é uma ferramenta para analisar se um candidato se enquadra à cultura de uma empresa. Sendo assim, o fit cultural é quando uma pessoa tem a visão de mundo, comportamentos, valores e atitudes que uma organização quer cultivar dentro dela.

Hoje em dia, é muito importante utilizar o fit cultural na hora de contratar um candidato. Isso porque as organizações estão entendendo que não basta apenas ter ótimas experiências profissionais, é necessário que o futuro colaborador se adeque ao clima do local. Dessa maneira, é muito mais fácil atingir o sucesso, tanto em conjunto como o individual.

Por que é importante humanizar os processos?

É muito importante ter bastante cuidado com a jornada do candidato. Afinal, ter um processo seletivo demorado pode ajudar você a traçar melhor o perfil do profissional que está querendo ocupar uma vaga na empresa. No entanto, pode afastar o futuro colaborador, pois pode passar a imagem que a organização é muito exigente.

Ao aplicar o 9 box com fit cultural na hora de selecionar um candidato, ele auxiliará você a recrutar os melhores talentos. Além de claro, deixar o processo menor e mais humanizado.

Como aplicar o 9 box com fit cultural?

Agora que você já sabe o que é o 9 box com fit cultural, veja agora como aplicar essa ferramenta em sua empresa.

Priorize a cultura da sua organização

O conceito fit cultural é como a pessoa enxerga o mundo e se essa visão se encaixa com os valores da empresa. Por isso, tenha sempre em mente a cultura organizacional da instituição na hora de contratar um profissional.

Aplique um teste comportamental

Conhecer o perfil comportamental do candidato é muito importante. O teste pode ser feito por meio de quiz, jogos, questionários ou, até mesmo, usar aplicativos que tenham essa finalidade.

Pesquisas OCP

Fazer o mapeamento organizacional da empresa ajudará você a aplicar pesquisas de OCP – Organization Cultural Profile. Essa é uma maneira eficaz de identificar se os valores do candidato se encaixam com as da organização.

Gostou de aprender um pouco sobre o 9 box com fit cultural? Não deixe de acompanhar nossas publicações e atualizações para conhecer mais sobre essa metodologia.

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas notificações direto na sua caixa de mensagens!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of