RHs Extraordinários: o papel estratégico do RH para o sucesso das empresas

Tempo de leitura: 8 minutos

O papel estratégico do RH engloba várias ações que contribuem ativamente para o sucesso empresarial. Cada vez mais, o tradicional setor de Recursos Humanos, muitas vezes relacionado apenas às demandas burocráticas, dá lugar ao RH estratégico, que assume um papel de protagonismo. 

Assim, o profissional de recursos humanos caminha lado a lado aos objetivos do negócio, apoiando a alta liderança nos principais desafios para alcançar os melhores resultados. 

Segundo uma pesquisa veiculada na Harvard Business, as práticas de RH estratégico têm desempenho 51% superior ao mercado, em média. Ainda, a busca por softwares de RH no mundo deve crescer 10,4% ao ano até 2030, segundo um estudo da Grand View.

Nesse sentido, vale ressaltar que as ferramentas tecnológicas são fundamentais para um RH estratégico e elas dão o suporte e os dados necessários para uma tomada de decisão mais acertada sobre a gestão de pessoas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Afinal, uma coisa não muda: o que há de mais importante dentro de uma organização são as pessoas. Logo, a conexão entre tecnologia, colaboradores, planejamento do RH e planejamento estratégico da organização promovem um resultado extraordinário para as organizações. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda mais sobre o papel do RH estratégico e como ele pode ser um agente de mudanças, principalmente em momentos de crise. Acompanhe!

Por que 2022 é o ano do RH?

A pandemia do Covid-19 provocou uma grande mudança comportamental nas pessoas e nos modelos de trabalho, além de impactar diretamente o desempenho da economia brasileira e a saúde dos trabalhadores. Por isso, o RH assume um papel cada vez mais central dentro das organizações em 2022. 

Logo, em meio à crise, o RH estratégico esteve atuante ao auxiliar as empresas na adaptação da forma de trabalhar, com o intuito de garantir a saúde dos colaboradores e a continuidade das atividades, principalmente adotando o modelo de trabalho em home office. 

Agora, com o avanço da vacina, novamente as empresas estão se readaptando, com a volta ao escritório físico, muitas vezes pelo modelo híbrido, e lidando com os impactos que o isolamento social e o home office trouxeram ao mundo do trabalho.

Cada vez mais, as empresas têm focado na eficiência operacional e na gestão humanizada. Nesse cenário, o setor de RH deve estar preparado para ser muito mais estratégico, inteligente e assertivo em suas ações.

Portanto, 2022 é o ano do RH se mostrar, ainda mais, protagonista, atuando em consonância com aquilo que gera crescimento para a empresa.

O que é um RH estratégico e quais as vantagens para a empresa?

O RH estratégico nada mais é que uma área dos Recursos Humanos que trabalha a gestão de pessoas com objetivo de alcançar resultados positivos tanto no crescimento do colaborador quanto da empresa.

Com a evolução tecnológica na área, conhecida também como RH 4.0, o setor conta com o apoio de softwares e ferramentas com inteligência de dados que otimizam tarefas burocráticas do dia a dia e também coletam e proporcionam análises sólidas de dados referentes ao comportamento e desempenho de cada colaborador, independente do tamanho da empresa. 

Desse modo, o RH conta com mais tempo para se dedicar em atividades que agregam valor à empresa.

A intenção é que toda essa tecnologia trabalhe em favor do capital humano, seja escolhendo o talento certo para a vaga certa, trabalhando a relação entre líderes e liderados, melhorando o clima organizacional, dentre outras estratégias de gestão de pessoas.

Planejamento Estratégico: o primeiro passo para um RH Extraordinário

O planejamento estratégico é o caminho que o RH, junto aos demais gestores e líderes, traçará durante determinado período para que a empresa alcance seus objetivos. 

Nesse sentido, munido de dados e pensamento estratégico, o RH assume seu papel estratégico e extraordinário, por estar em total conexão com o cenário e os objetivos da empresa. 

Portanto, não cabe mais um profissional de recursos humanos alheio aos resultados da empresa. É preciso tomar para si o papel estratégico do RH e colocá-lo em prática já.

Se você quer que sua empresa cresça, você precisa ter um planejamento estratégico alinhado entre setor de RH e a alta liderança do negócio.

Pensar quais ferramentas usar para o time ser mais eficiente, como aumentar a produtividade, de que forma entregar valor para a organização. O RH deve fazer a empresa pulsar, conduzindo a cultura e o time na mesma direção estratégica do negócio.

o-papel-estrategico-do-rh

“Cada vez mais, o RH não está só dedicado às funções operacionais e rotineiras do setor. A gestão de pessoas precisa transbordar as paredes do negócio. Ter uma relação muito mais sistêmica e abrangente. Além de entender que, enquanto gestor de recursos humanos, é preciso lidar com todos os stakeholders.” – Mônica Hauck, CEO e Founder da Sólides.

Para auxiliar você ainda mais neste desafio, não deixe de ler nosso Guia de Planejamento Estratégico!

Tendências de RH

Conheça agora algumas tendências para acompanhar e ampliar sua visão estratégica dentro da empresa:

Novo conceito dinâmico de lidar com o talento humano

O mundo mudou. E o colaborador também. Ele atravessou fronteiras geográficas e tem expectativas e necessidades diferentes. Isso exige uma nova estrutura de gestão de pessoas que saiba lidar com a flexibilidade.

Nova comunidade colaborativa de talentos

A cultura organizacional precisa ser capaz de ajudar as empresas a saírem do ponto A para o ponto B. As ações precisam criar um ambiente para que todas as pessoas caminhem juntas, em termos de estratégia e de resultados. 

Novo ecossistema organizacional

É importante também repensar os modelos de arquitetura organizacional. Se adaptar aos novos formatos de trabalho e como as pessoas se relacionam num modelo muito mais flexível, híbrido, dinâmico e inovador. 

Nova mentalidade e nova forma de entregar valor

É preciso ampliar a visão. Sair da mentalidade de que o RH deve se preocupar apenas com o orçamento do setor e passar a se preocupar em como é possível impactar positivamente a empresa, qual inovação trazer para que o RH seja muito mais eficiente para o negócio.

Novo modelo digital de trabalho

Não há mais espaço para continuar com as mesmas práticas utilizadas nos últimos anos. A transformação digital é essencial e positiva, pois com ela os processos ficam mais velozes, dinâmicos, estratégicos e assertivos.

Saia da operação e use a tecnologia a seu favor

A transformação digital é uma demanda imposta pelo mercado e o RH está inserido nessa realidade. Felizmente, a tecnologia está presente para facilitar e otimizar as rotinas e os processos. Hoje, elas são muito mais intuitivas e fáceis de se utilizar. 

A Sólides apresenta uma plataforma completa para o RH, passando por todos os pilares do setor. Da atração de talentos, à gestão administrativa, desenvolvimento, engajamento até a retenção de colaboradores.

Assim, a partir do people analytics, a gestão conta com a inteligência artificial para minimizar os erros e proporcionar melhorias em todos os seus processos.

Com tudo que o RH precisa em um só lugar, a Sólides ajuda as empresas brasileiras, seja pequena, média ou grande, a serem mais ágeis, estratégicas e efetivas, o que impacta a organização positivamente, inclusive, na redução de custos. 

Conheça as soluções da Sólides e experimente grátis!

Conclusão

Viu só como o papel estratégico do RH é fundamental para o sucesso das empresas?

E mais, o protagonismo do RH é vital para qualquer negócio. E em tempos de retomada econômica e do trabalho sem fronteiras geográficas, essa missão torna-se ainda mais desafiadora e essencial.

Nesse sentido, a tecnologia não pode ser desvinculada da gestão de pessoas. Ela chegou e se instalou no setor, tornando os processos mais ágeis, estratégicos e baseados em dados reais.

Usá-la ao seu favor é o melhor caminho para gerar o impacto positivo necessário, tanto para os colaboradores, quanto para o setor de RH e o negócio como um todo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o papel estratégico do RH e como a tecnologia é uma grande aliada, não deixe de baixar o E-Book completo sobre como tornar o seu RH extraordinário com ferramentas para otimizar a rotina e ter processos mais eficientes para a sua empresa.

o papel estratégico do rh
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments