O autoconhecimento como ferramenta de desenvolvimento humano

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já parou para pensar que o modo como vê a si mesmo é importante para realização de seus desejos pessoais e profissionais? Quando estamos afastados de nossa essência, estamos também mais propensos a escolher caminhos que não estão realmente de acordo com aquilo que somos. Ou seja, atingiremos um objetivo que acreditamos ser verdadeiro, mas não é. O resultado é uma intensa frustração, mesmo quando vitorioso.

Casos como esse são mais comuns do se imagina. Isso acontece porque a maioria das pessoas está ligada a padrões culturais, costumes familiares e uma moral social que as impede entrarem em contato com aquilo que realmente são. Se esse é seu caso, é bem provável que seu desenvolvimento profissional e pessoal esteja comprometido — e você esteja perdendo boas oportunidades. Veja como o autoconhecimento pode ser uma ferramenta essencial para o seu desenvolvimento humano:

O que é autoconhecimento?

Embora seja uma palavra autoexplicativa, muitas vezes é vista como algo literal e fica restrita apenas ao famoso “conhecer a si mesmo”. Mas esse conceito vai muito além disso. Ter autoconhecimento caracteriza-se pela real consciência de um individuo sobre suas próprias qualidades, potencialidades, aptidões e defeitos. É conhecer a si mesmo de forma corajosa, ou seja, sem ocultar aquilo que incomoda.

Benefícios para o desenvolvimento pessoal

Todos os dias lidamos com pessoas ao nosso redor e situações adversas que podem nos surpreender, nos deixar tristes ou alegres. Tudo depende do acontecimento em si e também do quanto você conhece a si mesmo. Se você já é pessoa capaz de reconhecer em si mesmo suas expectativas reais em relação aos outros, saberá como reagir aos problemas mais adversos.

Essas atitudes, quando colocadas em prática, fortalecem a autoestima e colocam o individuo numa posição de clareza sobre seus sonhos e objetos e, assim, contribui para que suas escolhas sejam mais acertadas — e, de fato, mais satisfatórias para o âmbito pessoal. Somado a isso, passamos a lidar com pressões e questões impostas pela sociedade com muito mais naturalidade.

Benefícios para o desenvolvimento profissional

O mercado de trabalho, independente da área, está cada vez mais disputado e precisando sempre de profissionais habilidosos, com conhecimento comprovado e capazes de exercer todas as funções em equipe. Nesse contexto acirrado, é imprescindível que o profissional se mostre mais seguro ao realizar tarefas e lidar com seus colegas de trabalho e demais pessoas com quem se relacionar, como clientes, por exemplo. Esse tipo de confiança exigida pelo mercado vem como um desdobramento do autoconhecimento, pois somente ele propicia as ferramentas para que uma pessoa conheça seus medos e frustrações e, assim, saiba lidar com eles.

Além disso, é mais fácil para um profissional tornar-se mais bem-sucedido porque à medida que sua consciência sobre si mesmo aumenta, cresce também a visão sobre os outros e, dessa forma, fica mais claro quais são as melhores formas de lidar com o outro. Uma competência como essa é importante para o mercado e fundamental em profissionais que almejam crescer e alcançar cargos mais relevantes.

Mas, talvez, a mais importante decorrência do autoconhecimento para o desenvolvimento profissional seja o fato de mostrar como é importante sempre investir em si mesmo para o crescimento. Isso estimula capacitação constante, levando o profissional a estar bem preparado para os desafios e, principalmente, para superá-los!

Você se considera uma pessoa que conhece bem a si mesmo? Como isso ajuda (ou não) a superar seus desafios profissionais e pessoais? Descubra-se!

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AlanDenyze Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Denyze
Visitante
Denyze

Perfeito, muito esclarecedor!

Alan
Visitante
Alan

Preciso ser avaliado.