Como usar o NPS para medir o nível de satisfação dos funcionários?

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Medir o nível de satisfação dos funcionários é muito importante, pois só assim é possível promover melhorias e otimizar as práticas de gestão de pessoas — mas não pense que é uma tarefa fácil. Por isso, é importante conhecer o NPS para funcionários. A sigla é um acrônimo de Net Promoter Score, uma ferramenta que surgiu para medir a “pontuação” de clientes promotores, porém logo passou a ser aplicada no RH. De modo simples: ela permite identificar o grau de satisfação dos funcionários. Reunimos uma série de informações que vão ajudar você a aplicar o NPS para funcionários, bem como ter uma visão completa do assunto. Continue a leitura!

Faça “a pergunta definitiva” para seus colaboradores

A pesquisa de NPS para funcionários começa com uma única pergunta, chamada de “a pergunta definitiva”. Com ela, torna-se fácil observar os profissionais que estão felizes no ambiente de trabalho e aqueles que não estão. Confira:
  • “Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?”
A pergunta pode ser feita por meio de diversos canais, por exemplo, pelo e-mail ou por um questionário impresso. É interessante preservar o anonimato dos respondentes para que eles se sintam mais à vontade em responder com veracidade.

Mensure os promotores, os neutros e os detratores

Após coletar o máximo de feedback, chega o momento de analisar as respostas e identificar a satisfação e a lealdade dos profissionais. Com base nas respostas obtidas, os funcionários podem ser classificados como:
  • promotores (nota 9-10): estão satisfeitos e vestem a camisa da empresa;
  • neutros (notas 7-8): são imparciais, não leais à empresa;
  • detratores (notas 0-6): estão insatisfeitos e não indicam a empresa.
O ideal é ter o máximo de promotores possível, pois indica que a empresa está agrando os colaboradores. Tenha sempre em mente que funcionários felizes atendem melhor aos clientes, abraçam os valores da companhia e trabalham com dedicação. ENPS: Mensure a satisfação dos seus funcionários e saiba como usar esse dado

Avalie a pontuação total do NPS

Após classificar as respostas obtidas, é o momento de identificar a pontuação total do NPS na empresa. Isso é muito útil para avaliar o status quo, definir metas desafiadoras para o futuro e ter métricas consistentes de gestão de pessoas. O cálculo é muito simples: basta subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores. Confira a fórmula:
  • NPS = % total de promotores - % total de detratores
O resultado vai variar entre -100 e 100 pontos, quanto mais próximo dos 100, melhor para o empreendimento. Estima-se que a zona de qualidade está entre 50 e 70 pontos, sendo preciso criar estratégias para chegar à zona de perfeição (71 a 100 pontos).

Conte com a tecnologia de gestão de pessoas

Finalizando, é preciso considerar a importância cada vez maior da tecnologia na gestão de pessoas. Existem softwares que facilitam o levantamento, a análise e a distribuição dos dados do NPS dentro da empresa. Assim, é possível ter maior eficiência. Existem muitas outras tecnologias que facilitam a gestão de pessoas, tornando os processos diários mais fluidos. É preciso conhecê-las para obter melhores resultados! Como você pôde observar, não é difícil aplicar a pesquisa de NPS para funcionários dentro da empresa. No entanto, os resultados obtidos são só um primeiro passo, e é preciso que toda a alta administração atue para garantir a satisfação dos funcionários. Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo: entenda se o engajamento realmente é o maior desafio da gestão de pessoas e do RH.
Banner_Dez_Dicas_Para_Gerenciar_Comportamento
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima