Medir o nível de satisfação dos funcionários é muito importante, pois só assim é possível promover melhorias e otimizar as práticas de gestão de pessoas — mas não pense que é uma tarefa fácil. Por isso, é importante conhecer o NPS para funcionários.
A sigla é um acrônimo de Net Promoter Score, uma ferramenta que surgiu para medir a “pontuação” de clientes promotores, porém logo passou a ser aplicada no RH. De modo simples: ela permite identificar o grau de satisfação dos funcionários.
Reunimos uma série de informações que vão ajudar você a aplicar o NPS para funcionários, bem como ter uma visão completa do assunto. Continue a leitura!
Faça “a pergunta definitiva” para seus colaboradores
A pesquisa de NPS para funcionários começa com uma única pergunta, chamada de “a pergunta definitiva”. Com ela, torna-se fácil observar os profissionais que estão felizes no ambiente de trabalho e aqueles que não estão. Confira:- “Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?”
Mensure os promotores, os neutros e os detratores
Após coletar o máximo de feedback, chega o momento de analisar as respostas e identificar a satisfação e a lealdade dos profissionais. Com base nas respostas obtidas, os funcionários podem ser classificados como:- promotores (nota 9-10): estão satisfeitos e vestem a camisa da empresa;
- neutros (notas 7-8): são imparciais, não leais à empresa;
- detratores (notas 0-6): estão insatisfeitos e não indicam a empresa.
Avalie a pontuação total do NPS
Após classificar as respostas obtidas, é o momento de identificar a pontuação total do NPS na empresa. Isso é muito útil para avaliar o status quo, definir metas desafiadoras para o futuro e ter métricas consistentes de gestão de pessoas. O cálculo é muito simples: basta subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores. Confira a fórmula:- NPS = % total de promotores - % total de detratores