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Medir o nível de satisfação dos funcionários é muito importante, pois só assim é possível promover melhorias e otimizar as práticas de gestão de pessoas — mas não pense que é uma tarefa fácil. Por isso, é importante conhecer o NPS para funcionários.
A sigla é um acrônimo de Net Promoter Score, uma ferramenta que surgiu para medir a “pontuação” de clientes promotores, porém logo passou a ser aplicada no RH. De modo simples: ela permite identificar o grau de satisfação dos funcionários.
Reunimos uma série de informações que vão ajudar você a aplicar o NPS para funcionários, bem como ter uma visão completa do assunto. Continue a leitura!
Faça “a pergunta definitiva” para seus colaboradores
A pesquisa de NPS para funcionários começa com uma única pergunta, chamada de “a pergunta definitiva”. Com ela, torna-se fácil observar os profissionais que estão felizes no ambiente de trabalho e aqueles que não estão. Confira:
- “Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?”
A pergunta pode ser feita por meio de diversos canais, por exemplo, pelo e-mail ou por um questionário impresso. É interessante preservar o anonimato dos respondentes para que eles se sintam mais à vontade em responder com veracidade.
Mensure os promotores, os neutros e os detratores
Após coletar o máximo de feedback, chega o momento de analisar as respostas e identificar a satisfação e a lealdade dos profissionais. Com base nas respostas obtidas, os funcionários podem ser classificados como:
- promotores (nota 9-10): estão satisfeitos e vestem a camisa da empresa;
- neutros (notas 7-8): são imparciais, não leais à empresa;
- detratores (notas 0-6): estão insatisfeitos e não indicam a empresa.
O ideal é ter o máximo de promotores possível, pois indica que a empresa está agrando os colaboradores. Tenha sempre em mente que funcionários felizes atendem melhor aos clientes, abraçam os valores da companhia e trabalham com dedicação.
Avalie a pontuação total do NPS
Após classificar as respostas obtidas, é o momento de identificar a pontuação total do NPS na empresa. Isso é muito útil para avaliar o status quo, definir metas desafiadoras para o futuro e ter métricas consistentes de gestão de pessoas.
O cálculo é muito simples: basta subtrair o percentual total de detratores do percentual total de promotores. Confira a fórmula:
- NPS = % total de promotores – % total de detratores
O resultado vai variar entre -100 e 100 pontos, quanto mais próximo dos 100, melhor para o empreendimento. Estima-se que a zona de qualidade está entre 50 e 70 pontos, sendo preciso criar estratégias para chegar à zona de perfeição (71 a 100 pontos).
Conte com a tecnologia de gestão de pessoas
Finalizando, é preciso considerar a importância cada vez maior da tecnologia na gestão de pessoas. Existem softwares que facilitam o levantamento, a análise e a distribuição dos dados do NPS dentro da empresa. Assim, é possível ter maior eficiência.
Existem muitas outras tecnologias que facilitam a gestão de pessoas, tornando os processos diários mais fluidos. É preciso conhecê-las para obter melhores resultados!
Como você pôde observar, não é difícil aplicar a pesquisa de NPS para funcionários dentro da empresa. No entanto, os resultados obtidos são só um primeiro passo, e é preciso que toda a alta administração atue para garantir a satisfação dos funcionários.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo: entenda se o engajamento realmente é o maior desafio da gestão de pessoas e do RH.
Utilizar uma forma de pesquisa tão eficaz como o nps para medir o nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa é ótimo. Afinal, esse é um dos feedbacks mais importantes! Nesse site eles oferecem uma calculadora nps gratuita para analisar os resultados. Espero que seja útil!