Novo RH: reinventando-se no mundo do trabalho global e sem fronteiras

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado e a sociedade estão em constante evolução e quando falamos sobre gestão de pessoas, acompanhar essas mudanças e se reinventar é essencial para se manter relevante. O novo RH é um reflexo dessas transformações e vem para quebrar barreiras e garantir uma atuação mais estratégica a esse setor. 

Mas como essas mudanças estão impactando o departamento? Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o novo papel do RH nas organizações, quais os principais impactos e tendências e como a tecnologia vem se consolidando como a aliada perfeita. Confira!

O que é o novo RH?

Quando falamos sobre o novo RH, estamos abordando, principalmente, os impactos que a revolução 4.0 trouxe para esse setor, somados às transformações que ocorreram recentemente, por conta da pandemia do coronavírus. Essas mudanças faz com que o RH precise adaptar não só processos, mas todo o seu mindset. 

Afinal, o mundo mudou, por isso o profissional de RH também precisa evoluir para assumir um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações. Mais do que nunca, nota-se a necessidade de aderir às tendências e tecnologias capazes de trazer mais otimização ao trabalho.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A necessidade de focar no capital humano e realizar uma gestão direcionada para o bem-estar do colaborador também se tornou uma demanda cada dia mais urgente. E nesse sentido, a tecnologia também é a chave para melhores resultados.

O novo papel do RH nas empresas

Se antes o setor de Recursos Humanos era visto como burocrático e estritamente processual, hoje, ele ocupa uma nova posição dentro das organizações, assumindo o centro de uma gestão estratégica. 

Isso foi possível graças ao uso de dados que elevaram o departamento a um novo patamar importante da tomada de decisões. Com ferramentas como o People Analytics, por exemplo, o RH consegue traduzir números em informações reais e tangíveis para embasar decisões e criar planos de ação efetivos para reduzir custos e aumentar a produtividade. 

Ao mesmo tempo, com um foco na gestão humanizada, o setor pode aproveitar ao máximo as potencialidades de cada colaborador. Isso é possível por meio do mapeamento de perfil comportamental e traz não somente ganho de performance e eficiência operacional, mas também garante investimento acertado em desenvolvimento profissional, atração e retenção de talentos. 

Mudanças e impactos no novo RH

Como citamos, boa parte do novo RH, como o conhecemos hoje, tem relação com os impactos da pandemia de Covid-19. O momento delicado trouxe à mesa novos questionamentos sobre os formatos de trabalho utilizados. 

Se há alguns anos pensar em posições 100% remotas ainda era uma ideia distante, hoje, a adoção desse modelo, assim como a do híbrido, já é uma realidade para diversas organizações. 

Isso só foi possível graças às novas tecnologias e à automação de processos, que teve sua implementação acelerada com a pandemia. O uso de tecnologia no ambiente corporativo, possibilitou novas modalidades de trabalho, mais flexíveis e acessíveis, permitindo que gestores realizassem a gestão completa de seus liderados, mesmo à distância. 

Tecnologia: a grande aliada do RH do futuro

Não foi somente na gestão do trabalho remoto que a tecnologia se mostrou uma excelente aliada. Na verdade, ela veio para ficar, automatizando diversos processos do setor e trazendo mais otimização, agilidade e inteligência.

Com uma plataforma de RH, o departamento consegue melhorar a produtividade e o desempenho dos times, reduzir custos e garantir programas de treinamento realmente eficientes, direcionando os investimentos de forma efetiva. 

Além disso, a coleta e análise de dados permitiu mais eficiência aos processos seletivos, ajudando o RH a encontrar os melhores profissionais no mercado e colocá-los no lugar certo, montando equipes de alta performance e reduzindo custos com contratações inadequadas. 

banner para baixar ebook sobre Guia de tendências em gestão de pessoas para os próximos 5 anos-novo rh

Trabalho global e sem fronteiras

A tecnologia e o novo RH conseguiram um feito bastante importante no mercado de trabalho: quebrar as fronteiras geográficas. Assim, novas modalidades, como o trabalho remoto, associadas a processos de recrutamento online, permitiram que o trabalho global se instalasse de vez no mundo corporativo.

Agora, o RH não precisa mais restringir o recrutamento apenas a candidatos que estejam próximos da sede da empresa. Isso porque, é possível expandir os processos seletivos alcançando aqueles profissionais que mais se alinham com a organização, independente de onde eles estejam. 

Um RH sem fronteiras se mostrou importante, principalmente, para cargos em que acontece uma verdadeira guerra por talentos, como na tecnologia. Com poucos profissionais qualificados e uma alta demanda de vagas em aberto, alcançar profissionais de diferentes localidades pode se mostrar muito vantajoso. 

Tendências do novo RH

O RH do futuro está aí e é uma realidade no mercado. Por isso, é preciso se adaptar e conhecer as principais tendências de inovação, mesmo que sua empresa seja de porte pequeno ou médio. A seguir, listamos algumas delas para você ficar de olho e começar a implementação o quanto antes. Acompanhe! 

Trabalho híbrido

A necessidade do home office em um momento de distanciamento social mostrou uma faceta importante desse modelo de trabalho: ele poderia, sim, trazer resultados positivos para a organização. 

Contudo, nem todos os colaboradores e empresas conseguem se adaptar bem, o que trouxe uma nova solução, o trabalho híbrido. Esse modelo, que permite mais interação, flexibilidade e gestão de tempo já é uma tendência e vem sendo aplicado em diversas organizações. 

People Analytics

Dados são um dos ativos mais importantes dentro de uma organização e saber como utilizá-los é um grande diferencial para o RH. Com o People Analytics é possível monitorar a conduta, o desempenho e os resultados de cada colaborador, direcionando seu plano de ação de forma estratégica. 

Dessa forma, é possível entender quem são os colaboradores da sua empresa e como eles se destacam, tomando decisões com base em dados reais, o que reduz os erros e traz mais efetividade à gestão. 

Modelo digital de trabalho

Não existe mais espaço para continuar com processos manuais e utilizar as mesmas práticas de anos atrás. A gestão de RH nas empresas atuais é digital e acompanhar essas inovações é fundamental para garantir processos mais velozes, dinâmicos e eficientes.

Dessa forma, as ferramentas digitais devem ser utilizadas para garantir que o novo profissional de RH seja elevado a um novo patamar de atuação, mais estratégico, tornando-se assim protagonista dentro das empresas. 

Como vimos, o novo RH é um reflexo das transformações digitais e da sociedade como um todo. Hoje, esse setor lida menos com atividades burocráticas e repetitivas e muito mais com a estratégia em sua gestão, auxiliando as empresas em uma tomada de decisões mais eficaz. 

Quer descobrir como tornar seu RH extraordinário? Confira nosso PDF com os 10 segredos dos RHs mais estratégicos do Brasil

banner para baixar pdf com 10 Segredos dos RHs mais estratégicos do Brasil-novo rh
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments