Novo emprego: dicas para se adaptar e destacar suas habilidades!

Vai começar um novo emprego? Confira dicas valiosas para se preparar, se adaptar e se destacar na nova empresa
novo emprego
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Começar em um novo emprego é desafiador até para os mais preparados. Nesse momento, é comum que a gente não saiba bem como se portar ou tenha alguma dificuldade na hora de se enturmar com os colegas. 

Pensando em tornar essa adaptação mais fácil, preparamos um post completo, com dicas objetivas para se preparar e se destacar na nova posição. Confira todas elas a seguir. 

Como me preparar para um novo emprego?

Uma boa impressão é essencial para quem está começando em um novo emprego. Contudo, é normal que a ansiedade acabe tomando conta e fazendo com que você se atrapalhe mais do que gostaria. 

Pensando nisso, listamos a seguir algumas dicas para quem está prestes a iniciar uma nova experiência e quer se preparar para o primeiro dia com calma. Vamos lá?

Metas profissionais: guia prático para definir as suas + exemplos

1 - Estude as políticas e a cultura da empresa

É essencial que você tente extrair o máximo de informações sobre a empresa em que vai trabalhar. Assim, é válido analisar bem as políticas e regras internas para garantir que você vai se adaptar ao ambiente e, assim, evitar deslizes. 

Descubra, por exemplo, se a empresa é muito rígida em relação aos horários, se as horas extras são bem vistas e encorajadas, qual o código de vestimenta (dress code), se existem ações especiais em datas comemorativas, entre outros pontos. 

Também vale a pena consultar a cultura organizacional, entendendo a visão, missão e valores do negócio. Normalmente, você encontra esses detalhes na página "sobre nós" do site da organização.  

2 - Controle a ansiedade

É natural se sentir ansioso antes do primeiro dia de trabalho no novo emprego, mas não deixe que esse sentimento acabe gerando crises ou minando a sua confiança. Lembre-se que você já passou por todo o processo seletivo e, se foi escolhido, é porque está capacitado para assumir o novo cargo. 

Se mesmo com o pensamento positivo, o estresse tomar conta do seu corpo, a dica é recorrer a exercícios de respiração, que podem ajudar você a se acalmar e voltar para o presente. 

Baixe grátis!

3 - Se planeje para acordar cedo

Não tem nada mais embaraçoso do que chegar atrasado no trabalho logo no primeiro dia. Embora essa seja uma atitude não muito bem vista, ela pode ocorrer, já que o trânsito, muitas vezes, é imprevisível. 

Tendo isso em mente, a dica é se planejar para acordar uma hora mais cedo e fazer tudo com calma. Tome um bom café da manhã, se arrume com calma e saia de casa mais cedo para garantir que imprevistos não atrapalhem a primeira impressão que você vai deixar no trabalho. 

4 - Prepare uma look adequado

Se você ainda não tem certeza sobre a vestimenta exigida na empresa no novo emprego, é importante optar por roupas mais formais e sempre bem limpas e arrumadas. A forma como as pessoas se vestem contribui, e muito, para a impressão que elas passam aos demais. 

Um visual arrumado passa a impressão de eficiência, organização e confiabilidade, enquanto roupas mais desarrumadas podem trazer uma ideia de desorganização e desleixo. 

💡 Acesse o curso gratuito: Competências profissionais de sucesso

Como aproveitar o onboarding no novo emprego da melhor forma?

O onboarding é o momento que a empresa disponibiliza para que o novo funcionário conheça a dinâmica do ambiente de trabalho, as atividades que devem ser desenvolvidas e os demais profissionais que atuam na organização. 

Sendo assim, esse é um processo de extrema importância para quem está ingressando em um novo emprego e deve ser aproveitado ao máximo. 

Caso sejam disponibilizados recursos, treinamentos, mentorias e outros programas de integração, aproveite para participar ativamente e aprender o máximo possível. Fazer anotações pode ajudar na memorização e na assimilação das informações. 

Dicas de como fazer networking

O processo de onboarding é o momento perfeito para fazer networking e conhecer seus colegas de trabalho. Aproveite para tirar dúvidas e se enturmar, mas lembre-se de que nem sempre as pessoas terão disponibilidade completa para ajudar. Afinal, elas também estão ocupadas com suas próprias tarefas. 

Tire um tempo curto para se apresentar com um bom marketing pessoal, falando um pouco mais de você e quais experiências profissionais já vivenciou. A dica para criar boas relações é ser gentil, carismático e amigável, além de reforçar suas habilidades como profissional. Dessa forma, você sabe com quem pode contar caso precise de ajuda. 

Com o passar do tempo no novo emprego, aproveitar as atividades pós-expediente, como happy hours ou mesmo uma saída para o café, também pode ser uma forma efetiva de criar laços profissionais e se entrosar com os colegas. 

Outra dica é tentar aprender rapidamente o nome de seus colegas, principalmente daqueles que vão trabalhar diretamente com você. Caso você seja ruim com nomes, busque alguns truques para memorização e, se eles não funcionarem, peça desculpas e pergunte o nome da pessoa novamente.

15 habilidades profissionais do futuro segundo o fórum econômico mundial

Como se destacar no novo emprego: 8 dicas

Você já sabe como se preparar para o primeiro dia e como aproveitar ao máximo o processo de onboarding. Mas, passando essas fases, como se portar e se destacar no novo emprego? A seguir, listamos mais 8 dicas práticas que podem ajudar você a alcançar suas ambições profissionais. 

1. Tenha uma atitude positiva

Pessoas positivas, que enxergam soluções e oportunidades em vez de apenas problemas, são as mais agradáveis de lidar e, com certeza, passam uma boa impressão no ambiente de trabalho

Assim, mostre seu entusiasmo por fazer parte do time e da empresa, tente deixar os problemas pessoais em casa e não tenha medo de propor novas ideias e de mostrar proatividade. 

2. Faça perguntas para se familiarizar com o ambiente de trabalho

Ninguém espera que você resolva todos os problemas da empresa nos primeiros dias de trabalho no novo emprego, nem que saiba como todos os processos são conduzidos. Dessa forma, não tem problema fazer perguntas e pedir ajuda, se for necessário. 

É melhor tirar dúvidas antes de concluir uma tarefa do que entregá-la de forma inadequada, desperdiçando tempo e esforço seu e dos colegas. Lembre-se de que você não precisa provar nada a ninguém e que esse é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de carreira, sendo assim, uma ajuda é sempre bem-vinda. 

Desenvolvimento pessoal: o que é e como criar um plano?

3. Ouça e observe atentamente

Uma observação atenta e uma escuta ativa podem ser habilidades valiosas para você entender a cultura e os processos da empresa, tornando seu aprendizado mais rápido e eficiente em um novo emprego. 

A dica, portanto, é falar menos e escutar mais. Não haja como se soubesse de tudo nem tente ser o centro das atenções. O foco, aqui, deve ser absorver o máximo de conhecimento possível. Isso pode até ser fácil para os introvertidos, mas, provavelmente, será um desafio para os profissionais mais comunicativos.  

4. Crie uma boa impressão desde o início

Você, provavelmente, já ouviu que "a primeira impressão é a que fica", não é? Bom, isso em parte é verdade. É nos primeiros dias do novo emprego que seus colegas e líderes formarão as percepções mais duradouras sobre você, o que pode ajudar a construir sua reputação a longo prazo. 

Dessa forma, é essencial agir com profissionalismo, ter bons comportamentos, chegar no horário e se mostrar disponível. Isso vai ajudar a conquistar a confiança dos demais, o que será muito positivo ao longo de sua jornada na empresa.

5. Mostre que está disposto a aprender

Além de mostrar suas habilidades e capacidades, é importante demonstrar ao seu gestor que você está disposto e entusiasmado para aprender coisas novas e mudar a forma como conduz suas atividades, se for preciso. 

Muitos profissionais já tem um jeito específico de trabalhar e não conseguem ser flexíveis ao começar um novo emprego. Contudo, é fundamental entender que cada organização tem sua política e seus processos e estar aberto para aprendê-los pode ser bastante enriquecedor. 

Erros comuns no trabalho: quais são e como evitá-los

6. Seja pontual e assíduo

É claro que imprevistos acontecem, mas chegar rotineiramente atrasado ou faltar durante os seus primeiros dias pode deixar uma má impressão sobre o seu comprometimento. Por isso, é importante se esforçar para ser pontual e assíduo. 

Depois de ter se estabelecido na empresa, você poderá conversar com a gestão sobre sair mais cedo, trocar de turno ou trabalhar de casa. Mas, no início, é indicado estar totalmente disponível dentro do seu horário de trabalho.  

7. Evite fofocas e assuntos pessoais

As fofocas podem existir em todo ambiente de trabalho. Mas, a dica para quem está começando um novo emprego é se manter longe delas e evitar ser associado a rumores e intrigas.

Além disso, tente evitar assuntos e tarefas pessoais durante o horário de expediente, como checar e-mails, fazer ligações, comprar online ou acessar as redes sociais. 

8. Encontre um mentor

Conforme você for conhecendo os membros mais antigos do time, é válido analisar a possibilidade de desenvolver uma relação de mentoria com um deles. Os mentores são de grande ajuda para que você tenha o treinamento necessário e consiga um melhor desenvolvimento pessoal e profissional. 

Mentoria de carreira: o que é e como funciona?

Quanto tempo leva para se adaptar a um novo emprego?

Especialistas afirmam que um profissional pode levar de três a seis meses para se adaptar a uma nova posição. Esse é um processo lento, por isso, é essencial ter paciência e não tentar ir mais rápido do que consegue. 

Lembre-se que, nos primeiros dias, pode ser que você se sinta desconfortável ou que acredite que aquele emprego não é para você. Nessa hora, é bom respirar fundo, avaliar os prós e contras e ter em mente que toda adaptação é difícil. 

Como vimos, começar bem em um novo emprego exige cautela, paciência e alguns cuidados. Contudo, se você está disposto a correr atrás de seus planos profissionais, vale a pena encarar essa fase de coração e mente abertos. 

Agora que você já sabe como se portar nesse momento tão importante, que tal desenvolver ainda mais o seu perfil profissional? A Escola de Pessoas da Sólides oferece um curso gratuito com dicas de como alavancar seu perfil profissional!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima