A nossa cabeça é extremamente complexa. Existe uma série de fatores biológicos e externos que são capazes de influenciar muito no comportamento e nas ações dos seres humanos.
A neurociência comportamental surge com o intuito de estudar os fatores biológicos que geram impactos nos comportamentos desde os mais simples aos mais complexos, como por exemplo, os movimentos ou a cognição. Exatamente por ser algo tão abrangente, essa ciência engloba conhecimentos de diversas outras áreas a fim de se tornar cada vez mais completa.
Como sabemos, o setor de RH precisa lidar com pessoas a todo momento. No entanto, mais do que apenas lidar com pessoas e realizar tarefas operacionais, esse setor tem enxergado também a importância de um bom conhecimento sobre comportamento humano para o sucesso de qualquer empresa.
Por esse motivo, os profissionais de RH podem utilizar a neurociência comportamental como fonte de aprendizado e como auxílio para certos propósitos empresariais.
Neurociência comportamental e o departamento de RH
Pode parecer óbvio, porém muita gente não sabe como a neurociência comportamental pode ser benéfica para esse setor. Para tornar essa ideia mais concreta, vamos citar alguns aspectos do RH que podem tirar proveito da neurociência oferecendo maior qualidade à rotina de trabalho.
Aprimoramento de treinamentos
O estudo da neurociência do comportamento também nos oferece algumas respostas sobre o aprendizado dos seres humanos. Por meio desse tipo de informação é possível adaptar e até mesmo criar novos tipos de treinamentos baseando-se na maneira com que as pessoas absorvem e guardam informações.
Dessa forma esses treinamentos se tornam mais objetivos e eficazes, fazendo com que de fato os colaboradores da empresa aprendam o que foi passado.
Comunicação eficaz
Como vocês podem imaginar, a comunicação é extremamente influenciada pelo comportamento humano. A melhor forma de formular, transmitir e garantir que uma mensagem chegará ao receptor da mesma maneira com que foi pensada é conhecendo a fundo o comportamento humano.
Por meio dos estudos da neurociência comportamental o departamento de RH pode aprender a se relacionar com os colaboradores de uma empresa de maneira mais eficaz, sendo capaz de lidar com momentos de crise, orientar líderes na gestão de equipes ou até mesmo contribuir para a propagação da cultura de um negócio.
Conhecimento e empatia
A neurociência comportamental permite que o departamento de RH também desenvolva alguns aspectos mais subjetivos, como por exemplo, a empatia.
Isso acontece porque o conhecimento sobre o comportamento humano possibilita a compreensão de certas atitudes ou ações tomadas fazendo com que esses profissionais se coloquem mais no lugar do outro durante processos decisórios que impactam diretamente a vida do colaborador. Tudo isso vem para contribuir para um ambiente de trabalho mais fluido e integrado.
Como podemos ver, o conhecimento sobre o comportamento é a base para uma gestão de RH de sucesso.
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