Como fazer networking em eventos de RH?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Participar de programações na sua área é sempre uma excelente forma de desenvolvimento de carreira. Esses encontros ajudam o profissional a adquirir novos conhecimentos, ter contato com tendências e novidades e expandir sua rede de contatos. Mas você sabe como fazer networking em eventos de RH? 

Neste conteúdo, reunimos 12 dicas interessantes para quem quer iniciar o contato com outros profissionais da área em eventos e congressos, mas não sabe como fazer isso de forma natural. Esse é o seu caso? Então confira todas as dicas a seguir. 

A importância do networking em eventos de RH

Os eventos de RH podem ser experiências muito enriquecedoras, proporcionando aos profissionais da área mais conhecimento e atualização sobre tendências e novas tecnologias. Eles também são boas oportunidades de criar e expandir sua rede de contatos com outros profissionais do setor. 

O networking é uma ferramenta importante para quem quer crescer e se destacar no mercado, trocar informações e insights, conseguir boas parcerias e até obter indicações e recomendações na hora de buscar novas oportunidades de emprego. 

Dessa forma, fazer networking em eventos de RH é um modo de aproveitar ainda mais os congressos, workshops, conferências e feiras, criando relacionamentos fortes e duradouros dentro do mercado

12 dicas para fazer networking em eventos de RH

Apesar do networking ser muito importante, muitos profissionais não sabem muito bem como iniciar esse contato com desconhecidos. É comum que algumas pessoas acabem perdendo a oportunidade de interagir e criar bons contatos, seja por timidez ou por medo de incomodar. 

Para que esse não seja o seu caso, nós listamos 12 dicas poderosas para que você consiga abordar outros profissionais e começar um relacionamento profissional. Confira a seguir. 

➡️ Como aproveitar melhor sua ida a eventos de RH?

1. Prepare-se antes do evento

O planejamento é muito importante para que você consiga aproveitar ao máximo qualquer evento. E isso também vale para potencializar o networking. Definir os objetivos dessa interação vai ajudar você a identificar boas oportunidades de forma mais eficiente.

É válido pesquisar previamente quem estará por lá, verificando palestrantes convidados, expositores e players de mercado com quem você pode iniciar um contato. O ideal é focar em fazer networking com profissionais que tenham algo a ver com o seu negócio e que podem se tornar potenciais parceiros no futuro

2. Seja natural

Mesmo que seu objetivo seja conseguir alguns contatos, você não deve focar apenas em coletar mil cartões de visita. Por isso, o ideal é ser você mesmo e deixar que as conexões sejam feitas de forma natural. 

Abordar os outros com muita agressividade, interrompendo conversas ou ignorando-as, pode fazer com que você acabe passando uma imagem negativa. Assim, a melhor forma de criar conexões é demonstrar interesse real pelas pessoas e agir de forma natural. Sorrir também é uma boa forma de fazer amigos e quebrar o gelo, então aproveite bem esse recurso. 

3. Mapeie o evento e se movimente

Logo ao chegar no evento, é interessante que você dê uma olhada geral para identificar pessoas que também estão sozinhas. Essas pessoas tendem a estar mais abertas ao networking do que as que estão em grupos. 

Caso você esteja com colegas, se afaste um pouco e se permita conhecer novas pessoas. Uma boa dica é circular pelo espaço para encontrar outras pessoas que também estejam abertas a conversar e trocar contatos. 

4. Interaja durante as palestras e workshops

As palestras e workshops também são boas oportunidades para você interagir com palestrantes e estabelecer conexões. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas e participar sempre que isso for possível. 

Nos intervalos e após as apresentações, aproveite para conversar com os outros participantes, trocando insights e pontos de vista sobre o conteúdo apresentado. Essa pode ser uma boa forma para quebrar o gelo e começar um diálogo. 

5. Não esqueça do cartão de visitas

Os cartões de visitas ainda são boas ferramentas para fazer contato em encontros de RH. É importante que eles contenham seu nome, telefone com DDD, e-mail de contato e redes sociais corporativas, como o LinkedIn. 

Ao conversar com alguém que tenha interesses em comum com você, ofereça o seu cartão e peça o da pessoa. Ao final do evento, é importante adicionar esses contatos, seja nas redes sociais ou no WhatsApp, para dar continuidade ao networking iniciado nos congressos de RH. 

6. Participe de grupos de discussão e mesas-redondas

Participar de eventos mais interativos como grupos de discussão, debates e mesas-redondas também é uma boa forma de fazer networking em eventos e chamar a atenção para si. 

Além de aproveitar o momento para tirar dúvidas, essa também é uma oportunidade para mostrar sua expertise na área, compartilhar conhecimentos e expor diferentes pontos de vista e experiências. 

7. Seja curioso e faça perguntas que estimulem conversas

As pessoas adoram falar sobre si mesmas. Assim, fazer perguntas e demonstrar curiosidade é uma ótima forma de iniciar conversas e causar uma boa impressão. Lembre-se, no entanto, de mostrar real interesse no que o outro tem a falar

O ideal é manter as perguntas no âmbito corporativo, evitando questionamentos pessoas, para não ser invasivo ou soar pouco profissional. Quanto mais interessado você se mostrar no trabalho dos demais, mais interessados eles ficarão em saber mais sobre você. 

8. Esqueça a hierarquia

A grande vantagem de fazer networking em eventos de RH é que você terá acesso a profissionais de diversos níveis. Então aproveite essa oportunidade e não tenha medo de se aproximar de altos executivos ou empresários famosos. 

É importante lembrar que essas pessoas são seres humanos como você, com algumas coisas para ensinar e outras para aprender. Por isso, tente não pensar no cargo e se coloque de igual para igual com quem está participando do evento. 

9. Guarde o celular no bolso

O celular é uma ferramenta muito importante no nosso dia a dia. Mas a verdade é que ele pode acabar afastando as pessoas e fazendo com que você não vivencie verdadeiramente o evento. 

Ficar o tempo todo no celular pode impedir que outras pessoas se aproximem e que você consiga estabelecer as conexões que deseja. Assim, a dica é guardar o aparelho no bolso e focar em fazer contato visual com os outros participantes. 

10. Foque em qualidade e não em quantidade

Fazer networking é importante, mas isso não deve virar uma corrida por cartões de visita. Mas do que apenas somar contatos, é fundamental que você priorize conexões de qualidade, buscando relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos. 

Dessa forma, vale mais a pena gastar um pouco mais de tempo conversando com alguém interessante, do que ficar pulando de grupo em grupo para distribuir cartões e trocar contatos. 

11. Organize os contatos feitos

No pós-evento, é interessante listar os contatos conquistados e classificá-los por categorias de potenciais parceiros, fornecedores, candidatos e contatos da área. Se possível, envie uma mensagem se identificando e agradecendo pela conversa. 

Estabelecer uma conexão fora do evento é importante. Mas cuidado para não exagerar e soar forçado ou invasivo. 

12. Use as redes sociais a seu favor

Outra dica importante é aproveitar as redes sociais. A interação fica muito mais orgânica nessas redes e você consegue acompanhar de perto a carreira dos contatos e mantê-los informados sobre novos projetos e oportunidades. 

A rede mais indicada para assuntos corporativos é o LinkedIn. Lá é possível verificar o currículo do profissional, ver recomendações e acompanhar de perto todas as suas atualizações de carreira. 

Dica Bônus: criando networking em eventos online

Para quem não consegue estar presente em eventos e workshops presenciais, os eventos online são uma excelente opção para se manter atualizado e crescer na área. 

É claro que o networking em eventos de RH online é um pouco diferente, mas ele também é uma possibilidade. Para isso, é indicado que você utilize ferramentas como chats, salas de discussão e encontros individuais por vídeo. 

Durante os intervalos entre uma e outra palestra, é válido conversar com aquelas pessoas que são mais participativas e estão sempre comentando no chat. 

Além disso, em muitos casos, os próprios organizadores do evento criam comunidades para discutir os assuntos tratados. Nesses casos, aproveite para trocar experiências e contatos e criar conexões com os participantes. 

? Fazer networking em eventos de RH é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos profissionais e estabelecer relações duradouras e benéficas dentro da profissão. Por isso, aproveite esse tipo de oportunidade e não tenha medo de puxar papo e começar novas conversas com palestrantes e participantes. 

Quer participar de eventos de RH ainda em 2023? A Sólides listou 7 encontros online e presenciais que valem a pena conferir. Acesse o post e saiba quais são eles. 

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima