Música no ambiente de trabalho: como aumentar a sua produtividade?

Tempo de leitura: 5 minutos

Para todo bom gestor, é fácil perceber como a produtividade dos colaboradores afeta diretamente no lucro da empresa, certo? Afinal, um funcionário produtivo de verdade é aquele que entrega seus resultados conforme o esperado ou melhor, nos dando algo além do que lhe foi pedido, superando nossas expectativas.

Entretanto, manter um alto padrão de produtividade nas empresas têm sido um dos maiores desafios de qualquer líder ou pessoa responsável pelo RH da firma, pois as pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas, desgastadas e estressadas no ambiente de trabalho. Muitas vezes, não temos mais a mesma energia que tivemos à dias ou meses atrás.

Isso acontece devido à diversos fatores externos ou internos, como a agitada vida moderna que enfrentamos hoje em dia, onde temos que lidar com múltiplas tarefas e relacionamentos ao mesmo tempo, com uma velocidade que nos exige muito esforço. Por tudo isso, quando chegamos em casa, não conseguimos mais ficar sem aqueles preciosos momentos de alívio dos quais precisamos apenas assistir alguma série, filme ou escutar uma boa música para relaxar.

Mas então, que tal trazer um pouco disso para revigorar seus colegas de trabalho? A música é um elemento que pode servir como uma excelente forma de engajar seus colaboradores e, consequentemente, a aumentar a sua produtividade significativamente.

Portanto, listamos abaixo algumas estratégias para se utilizar a música no ambiente de trabalho de maneira construtiva:

 

musica no trabalho

1- Liberação de fones de ouvido

Até mesmo para as empresas mais tradicionais ou conservadoras, esta pode ser uma ótima prática para se incentivar. Caso exista a possibilidade de se utilizar fones de ouvido, sem a perda de qualidade ou segurança do trabalho, a empresa pode investir nessa solução para amenizar o stress coletivo dos funcionários com música à vontade para se escutar, respeitando o espaço individual de cada um e ainda permitindo que o seu funcionário tenha liberdade para ouvir o que ele mais gosta, no momento em que lhe for conveniente.

Por isso, esta simples atitude já é um grande passo para contribuir com uma dose de descontração no ambiente de trabalho.

 

playlist

2- Criação de playlists dos colaboradores

Outra forma de se incentivar a adoção musical dentro da empresa é através da promoção de playlists (listas de reprodução) de músicas escolhidas pelos próprios colegas de trabalho, divulgando-as internamente ou externamente. Desta forma, as pessoas irão se sentir mais relevantes para que a cultura da empresa possa acontecer de verdade, criando listas que demonstram até mesmo a personalidade de cada um, que servirá de forma grandiosa para o RH entender o comportamento de seus colaboradores, compreendendo algumas informações interessantes como a de qual gênero musical prevalece entre eles, por quais artistas eles mais se interessam e etc.. Tudo isso, poderá ser usado para refletir em futuras ações ou benefícios realizados pela empresa, como festas ou celebrações temáticas, por exemplo.

 

speakers

3- Música em alto falante

Esta pode até parecer uma estratégia mais agressiva ou exagerada, mas também costuma funcionar muito bem! Se a sua empresa têm condições de obter alguns alto falantes para executar o som pelo espaço de trabalho, invista em criar algum momento onde a música irá ser tocada através deles para que todos possam escutar, com intensidade e volume controlados. Aqui na Solides, por exemplo, todas as sextas-feiras após o horário de almoço nós temos a “Rádio Solides” tocando as tais playlists criadas pelos nossos colaboradores, sendo gerenciada por algum colega. Legal, né?

 

guitar

4- Instrumentos musicais à disposição

Mais uma maneira de se propagar a música na sua firma, é adquirindo alguns instrumentos musicais para deixar à disposição de seus funcionários, como um violão e uma percussão leve (chocalhos, pandeiro, cajón, etc.), por exemplo. Assim, eles poderão interagir de uma forma mais prática e manifestar suas habilidades artísticas num horário de pausa, descansando do expediente pesado e recuperando energias para retornar com mais força de vontade aos afazeres. Nós também recomendamos o incentivo para que os colaboradores tragam seus próprios instrumentos, caso ambos empresa e funcionário estejam à vontade com isso.

 

banda

5- Formação de uma banda da empresa

Para fechar a nossa lista, resolvemos recomendar o que seria uma consequência dos itens acima, considerando que a sua empresa tenha alguns empregados músicos. Pense em como seria interessante a sua equipe de trabalho ter uma banda que represente toda a firma! Eles poderão tocar em eventos organizados por vocês e ainda irão reduzir certos gastos na hora de planejar uma festa na firma, não é mesmo? Além do mais, esta é uma estratégia que, caso seja bem gerenciada e divulgada, serve também para aumentar a retenção e atratividade da instituição para novos talentos, sendo um diferencial que mostra o quão diversificada ela de fato é.

Enfim, a música é uma arte que dá trilha sonora às nossas vidas, nos acompanhando e marcando em diversas etapas e situações das quais iremos nos lembrar, na maioria das vezes, como bons tempos. Trazer a música para o ambiente de trabalho pode gerar uma transformação grandiosa na cultura da corporação, aumentando a produtividade geral de sua equipe, propiciando um local mais humano, alegre e memorável.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of