Mundo VUCA: Como a Gestão Comportamental vai ajudar nessa realidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

“Tudo muda o tempo todo no mundo”, já cantava sabiamente Lulu Santos. A mudança constante é uma realidade que hoje vivemos de forma muito acelerada. E essa rapidez dos acontecimentos gera algumas situações no âmbito corporativo, que podem ser caracterizadas como mundo VUCA.

Embora essa expressão tenha nascido em outro contexto histórico, ela foi adotada no mercado de trabalho e vem sendo fortemente utilizada para explicar alguns fenômenos importantes que fazem parte do nosso dia a dia.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Continue a leitura deste post e entenda mais sobre esse assunto. Acompanhe!

O que é mundo VUCA

Trata-se de um acrônimo, composto pelas letras iniciais de quatro palavras de origem inglesa:

  • Volatility (Volatilidade);
  • Uncertainty (Incerteza);
  • Complexity (Complexidade);
  • Ambiguity (Ambiguidade).

Essa expressão surgiu na década de 1990, quando introduzida pela Escola de Guerra do Exército dos Estados Unidos (USAWC), no contexto de pós-Guerra Fria. Nessa época, o mundo enfrentava um período um tanto quanto nebuloso com relação ao futuro e isso foi caracterizado pelos adjetivos citados acima.

Analogamente, essa definição foi incorporada pelo mundo corporativo nos dias de hoje, para descrever o momento em que vivemos. Assim como o mundo enfrentava um tempo de insegurança em função da tensão pós-guerra, hoje, em função da evolução digital, também é percebida uma sensação parecida, mas no contexto organizacional. 

Então, confira a descrição de cada tópico e a que cada um deles se refere.

Volatilidade

A palavra volátil refere-se a situações inconstantes, que sofrem frequentes mudanças. Esse atributo é bem presente no contexto atual, pois as informações têm um grande alcance geográfico e em velocidade incalculável.

Com isso, existe ampla probabilidade de uma circunstância ser alterada completamente em um curto período. Ainda, não temos controle sobre o que pode acontecer ou o que pode ser transformado.

Incerteza

O cenário volátil gera, consequentemente, um ambiente mercadológico impreciso, duvidoso. Quando não se tem controle sobre as coisas que acontecem ou sobre a velocidade com a qual elas sobrevêm, é pouco provável ter certeza de qual a melhor forma de proceder.

Portanto, a incerteza também é um traço que traz imprevisibilidade, apesar das muitas informações que temos. 

Complexidade

Além de volátil e incerto, o mundo VUCA inclui um atributo muito importante: a complexidade

O mundo corporativo é composto de inúmeros fatores que se relacionam entre si em diferentes níveis e propriedades. Em outras palavras, os acontecimentos a níveis globais não podem ser ignorados, pois, influenciam direta ou indiretamente no desenvolver de sua atividade organizacional.

Por isso, elementos políticos, culturais, econômicos ou até mesmo religiosos, são exemplos que podem influenciar na sua estratégia de mercado e até criar impedimentos para sua empresa. 

Ambiguidade

Finalmente, a ambiguidade faz menção às diferentes interpretações ocasionadas, justamente em função da volatilidade dos acontecimentos, que trazem incertezas nesse mundo complexo.

A grande quantidade de informações a que temos acesso e a necessidade de agregar todas em nossos planos, por vezes, podem ser excessivas e prejudiciais. 

Impacto do mundo VUCA 

Esse universo multifacetado provoca uma série de reações nas empresas, como incertezas em relação ao futuro, tensões nas tomadas de decisões, necessidade de mudanças em planejamentos etc. Logo, em cada área organizacional — inserida nesse meio bombardeado de dados — o VUCA vai influenciar de forma individual e geral.

Além disso, no setor de Recursos Humanos não é diferente, uma vez que ele também é impactado pelos efeitos VUCA. Mas com todos esses pontos detectados e percebendo a influência nos negócios, é preciso moldar-se a essa realidade e encontrar maneiras de lidar com ela.

Gestão comportamental no contexto VUCA 

Depois dessa lista de complicações que o mundo VUCA causa, uma das soluções no enfrentamento dessa realidade é a gestão comportamental. Como sabemos, pessoas de diferentes perfis comportamentais reagem de modos diversos aos desafios do momento.

Mas cada um deles tem características que podem ser aproveitadas para enfrentar esses obstáculos. Um comunicador, por exemplo, tende a ser otimista e se sente à vontade com novos projetos. Além disso, relaciona-se bem com as pessoas e costuma ser persuasivo. Ainda, suas competências são muito relevantes, pois uma das coisas mais necessárias nesse mundo de incertezas é se manter otimista e receptivo com relação ao novo. 

Aliás, uma pessoa com perfil executor dominante também consegue atuar com eficiência nesse contexto, pois é um perfil que carrega traços de autoconfiança e que se dá bem com desafios que lhe são impostos. Portanto, mesmo em um ambiente complexo, ele se dedica a resolver um problema com intensidade e competência.

Já o planejador é considerado mais estável, dificilmente entrará em pânico, mesmo que a situação esteja tensa. Essas pessoas são essenciais para manter as coisas organizadas e equilibradas, sempre buscando planos para que a estratégia seja mantida.

Por fim uma pessoa de perfil analista tem grande capacidade de observação e investigação. Assim, no contexto VUCA, é um perfil completamente estratégico para entender as questões ao seu redor e encontrar saídas adequadas para situações diversas.

Além dessas habilidades comportamentais, outras competências também contribuem para responder às dificuldades desse momento.

Multidisciplinaridade

Preservação de uma conduta múltipla, que não fica só dentro do mercado de atuação do seu negócio. Expandir seus conhecimentos e enxergar áreas diferentes ajuda a melhorar a percepção geral do mundo que nos cerca.

Logo, buscar ter uma equipe diversa, com pessoas que têm diferentes vivências, enriquece seu quadro de colaboradores e faz com que as soluções para as mudanças e complexidades do universo VUCA sejam mais facilmente encontradas.

Velocidade

Ter velocidade na adaptação de novas realidades é um dos pontos principais. Para tanto, é preciso se ajustar rapidamente para responder às mudanças do ambiente de forma ágil. Por isso, não se pode perder de vista os acontecimentos internos e externos. Ainda, é fundamental estar sempre pronto a se adequar às necessidades do momento.

Criatividade

Outra competência que faz a diferença é a criatividade. Sabemos que ela não vem do nada, e sim que é fruto de experiências vividas e da capacidade de conectar ideias para encontrar soluções inteligentes.

Nesse sentido, a pressão do mundo VUCA não pode paralisar o desenvolvimento de processos criativos, pelo contrário, as empresas que persistem na busca de um plano criativo crescem e inovam mesmo em meio à pressão e à incerteza.

Mindset digital

As tecnologias digitais existem para facilitar e otimizar o nosso trabalho. Portanto, faça uso delas. Quanto mais as atividades são automatizadas, menos tarefas operacionais são feitas por pessoas, assim, elas podem se dedicar aos deveres estratégicos. Em outras palavras, inteligência artificial operando junto à inteligência humana.

Mundo VUCA: essas são algumas das muitas capacidades que podem ser empregadas nesse cenário complexo de incertezas, ambiguidade e volatilidade. 

Para saber mais como evoluir o setor de RH da sua empresa diante de um ambiente desafiador, confirma um material completo sobre Planejamento Estratégico.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments