O futuro é delas: o diferencial das mulheres no mercado de trabalho

Tempo de leitura: 7 minutos

Não há dúvidas de que o papel das mulheres no mercado de trabalho é cada vez mais central e segue, ao longo do tempo e com muita luta e dedicação, ganhando o espaço e o reconhecimento merecidos.

No entanto, é inegável que, apesar dos avanços das últimas décadas, ainda há desafios a serem vencidos quando o assunto é a participação feminina nas empresas. Neste post, abordaremos um breve contexto do cenário das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Confira!

A história das mulheres no mercado de trabalho 

A partir de 1930, com a revolução industrial no Brasil, as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho, porém com poucos direitos e muitas limitações. A presença no mercado passou a fazer parte da luta feminina e da luta de mulheres que almejavam o direito de trabalhar e de conquistar mais liberdade e autonomia. 

Após 1970, o panorama começou a melhorar e os números passaram a retratar a contribuição importante que as mulheres dão para o Brasil. Segundo o IBGE, em 1950 apenas 13,6% das mulheres eram economicamente ativas, o que passou para 49,9% em 2010. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A busca por representatividade e igualdade chegou às empresas e ao mercado de trabalho, o que fez com que a participação feminina não só fosse reconhecida como considerada essencial e de muito valor. 

Por isso, esse direito conquistado com muita luta, vem transformando a realidade do mercado e das empresas, que caminham, cada vez mais, para incentivar, apoiar, valorizar e impulsionar colaboradoras.

Importância da participação feminina no mercado de trabalho

Ter grandes exemplos de mulheres no mercado de trabalho é essencial. Mas falar sobre as contribuições e a evolução que elas trouxeram para esse cenário também é importante. Conheça os principais impactos da presença feminina nas empresas:

  • empresas com pensamentos mais diversos;
  • criatividade para cumprir as demandas;
  • inovação para solucionar as tarefas;
  • injetam bilhões na economia brasileira;
  • aumento do PIB nacional.

Mais do que benefícios para o cenário trabalhista, as mulheres mostram que a sua presença no mercado de trabalho faz a diferença e transforma os negócios, a sociedade, a economia e o país. E elas fazem isso de diferentes maneiras, vamos destacar algumas a seguir.

Mulheres na Liderança

Segundo pesquisas, a liderança feminina gera um resultado operacional 48% maior. No entanto, apesar dos dados positivos, apenas 39,1% dos cargos gerenciais pertencem a mulheres, e somente 16% dos postos de alta gestão são ocupados por elas, de acordo com a pesquisa da Page Executive.

Ao mesmo tempo, vimos que a participação feminina no mercado de trabalho vem sendo cada vez mais reconhecida. Segundo uma pesquisa da Business Report (IBR), realizada em 2019, no período de um ano houve um crescimento próximo de 30% no número de empresas com pelo menos uma mulher em cargos de liderança. 

No Brasil, há exemplos de grandes empresas lideradas por mulheres, como a  Ambev, liderada por Patrícia Capel, e a Microsoft Brasil, conduzida por Paula Bellizia. 

A Sólides também faz parte dessa lista com Mônica Hauck, Founder e CEO da HRTech líder no país para pequenas e médias empresas, conduzindo um time de mais de 400 pessoas e um negócio que cresce exponencialmente.

Baixe ebook grátis: Desenvolvimento de lideranças: invista numa equipe de sucesso!

Empreendedorismo Feminino

As mulheres empreendedoras também representam uma grande parcela das trabalhadoras brasileiras. Especialmente no cenário da pandemia, houve um aumento no número de mulheres que investiram na abertura do seu próprio negócio. 

Elas contribuem significativamente para a movimentação da nossa economia e mercado. Afinal, as mulheres apresentam características e habilidades muito poderosas para o empreendedorismo.

O empreendedorismo feminino traz fatores diferentes ao mercado. Dentre muitas características, elas são criativas, comunicativas, multitarefas e muito persistentes, por isso podem ser empreendedoras de muito sucesso. Não quer dizer que não terão desafios, mas seus comportamentos e habilidades podem ajudá-las a dar bons saltos.

Maternidade e carreira

Segundo o IBGE, as mulheres trabalham cerca de 3 horas a mais, por semana, que os homens, considerando suas diversas jornadas de trabalho: trabalho remunerado, doméstico, funções familiares, entre outros.

Nesse contexto, a maternidade permanece sendo um desafio para a maioria das mulheres em relação ao mercado de trabalho. Essa afirmação é confirmada pelo fato de que 94% das mulheres entrevistadas pela Revista Crescer têm dificuldade de conciliar maternidade e carreira

Entretanto, mudanças vêm sendo propostas para melhorar essa realidade. Alguns avanços já foram conquistados, como:

  • Flexibilização de horários de trabalho e formas de atuação (por exemplo, home office);
  • Proposição e incentivo à formação de redes de apoios entre mães e mulheres, nas empresas e entre elas;
  • Projetos de parcerias com creches e espaços temporários para os filhos e filhas das mães trabalhadoras.
banner para baixar kit de materiais sobre Mulheres protagonistas: guia sobre mercado, skills e liderança para acelerar carreiras!-mulheres no mercado de trabalho

Habilidades femininas que destacam as mulheres no mundo do trabalho 

Além das particularidades biológicas, culturais e no mundo dos negócios, as mulheres apresentam comportamentos e habilidades importantes para o mundo do trabalho. Veja a seguir.

Sensibilidade e Afetividade

Durante muito tempo, a sensibilidade e afetividade das mulheres foram características depreciadas pelo mercado. 

O que era sinônimo de fraqueza, hoje é reconhecido como skill importante para cargos de liderança, por exemplo, por trazer melhores relações entre líderes e liderados, clima organizacional positivo e humanizado. 

A sensibilidade auxilia na comunicação, na reação perante desafios e conciliação de conflitos, o que são características essenciais nas organizações.

Determinação e foco em oportunidades

As mulheres no mercado de trabalho são muito determinadas e compromissadas. Historicamente, elas costumam dar mais importância para oportunidades de crescimento que aparecem ou que elas mesmas projetam. 

Isso porque, essas profissionais são persistentes para conquistar o próprio desenvolvimento e realizar projetos. 

Pensamento Coletivo

As mulheres, em geral, prezam pelo trabalho em equipe e por uma participação ativa de todos. Sua sensibilidade e busca por harmonia faz com que elas estejam sempre abertas para ouvir e promover a participação do time em decisões. 

Nesse sentido, elas ajudam a construir um ambiente organizacional com maior diversidade e igualdade. 

Criatividade

As mulheres são referência em criatividade. Nesse contexto, a própria maternidade contribui para desenvolver essa habilidade. 

Ao se tornarem mães, elas são levadas a “saírem da caixa” e pensarem de forma mais criativa, além do próprio contato com as crianças, que, por natureza, são curiosas e impõem demandas e cenários que desafiam a normalidade da vida adulta.

Com isso, as mulheres aprimoram a capacidade de propor novos caminhos e visões para solucionar problemas e melhorar processos nas organizações. 

banner para baixar ebook sobre Soft Skills: entenda definitivamente o que são e seus impactos-mulheres no mercado de trabalho

Conclusão

Ainda há muito que se conquistar e evoluir quando o assunto é a participação das mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança. 

No entanto, aqui, abordamos alguns avanços importantes que merecem ser destacados e tidos como norte para que a evolução continue acontecendo e transformando positivamente a vida e carreira das mulheres, a sociedade, as empresas e o mercado.

Quer aprofundar ainda mais no assunto? Veja também o post sobre o perfil e a realidade das mulheres na liderança e potencialize seu aprendizado.

E não deixe de conhecer a Sólides, a HRTech líder no Brasil para pequenas e médias empresas, que vem transformando empresas por meio da gestão de pessoas tecnológica, eficiente e humanizada.

5 5 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janaina

Olá, equipe Solides

Obrigada pela oportunidade de conhecimento!

Giuliano Sales

Ei, Janaína, tudo bem?
É uma felicidade para nós conseguirmos contribuir para a sua jornada de aprendizagem.
Conte sempre conosco.
Abraços.