Mudança Organizacional: Entenda o conceito, gatilhos e 4 exemplos

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Em geral, uma alteração no que está posto pode causar estranheza. Mas não deveria, principalmente a mudança organizacional. Dependendo do contexto, as mudanças são necessárias e ajudam a quebrar paradigmas, estabelecendo bases mais sólidas para o sucesso das organizações.

Neste artigo, falaremos sobre mudança organizacional, detalharemos seu conceito e traremos exemplos de como aplicá-la, além de seus benefícios. Ainda, apresentaremos alguns gatilhos que contribuem para desencadear essa necessidade. Boa leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é mudança organizacional?

Trata-se de toda alteração realizada na estrutura de uma empresa com algum objetivo, para responder às pressões externas ou internas. Ações para atender demandas do mercado, estratégias para atingir resultados melhores ou planejamento para conquistar vantagens competitivas também são consideradas mudanças organizacionais. 

Mas elas não acontecem somente em casos extremos. Saiba que a principal motivação para uma mudança organizacional é a expectativa de crescimento do negócio. Mas como o mercado está em constante transformação, essas alterações se tornam frequentes nas empresas.

Em outras palavras, podemos dizer que a mudança organizacional acontece quando uma empresa altera seus processos internos para atingir certos propósitos. Ainda, que serve para revisar e modificar estruturas, seja de gerenciamento ou processos de negócios. 

Mas quais são as razões para fazer mudanças em uma organização? Veja algumas:

  • proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores;
  • ganhar competitividade;
  • aumentar a produtividade;
  • agir de acordo com as atualizações do mercado;
  • atender aos anseios e necessidades dos consumidores;
  • aperfeiçoar processos;
  • melhorar resultados;
  • acompanhar as tendências de consumo.

Gatilhos de mudança organizacional

Como toda transformação, as mudanças organizacionais precisam partir de algum lugar, ou seja, necessitam de razões que impulsionem para o começo de algo novo. Nesse sentido, alguns aspectos, internos ou externos, são considerados gatilhos para as mudanças organizacionais. 

Demandas dos consumidores e tendências de compra

O perfil do consumidor está em constante transformação, assim como o estilo de vida das pessoas e seus desejos de consumo. Por isso, as demandas dos clientes e as tendências de mercado são fatores que influenciam os caminhos que as empresas devem seguir. 

Quando uma empresa não acompanha essas transformações, ela não implanta mudanças e acaba perdendo vantagem competitiva diante da concorrência. Além disso, ela tem seu espaço reduzido no coração do consumidor, pois deixa de atender seus anseios e não consegue fortalecer sua base de clientes fiéis. 

A competitividade do mercado 

A boa concorrência é salutar, inclusive, para impulsionar mudanças necessárias e que não podem ser adiadas. Assim, quando um competidor surge com comportamentos empresariais ou comerciais diferentes, por exemplo, a empresa precisa se adaptar, principalmente se essa organização “rival” se destaca no segmento. 

Novas tecnologias

A tecnologia é um importante gatilho de mudança nas empresas. Sistemas novos e dispositivos que despontam como tendência, conseguem alterar a maneira como as organizações oferecem seus produtos ou serviços. 

Um exemplo são os modelos de negócio que contam com colaboração virtual ou terceirização. Hoje, eles só conseguem espaço graças à internet e às novas tecnologias. 

O clima econômico

A economia global determina o clima econômico e é responsável pelas condições de oferta e demanda. Nesse caso, em períodos de recessão, é possível que as empresas precisem desligar colaboradores. Isso implica na necessidade de reestruturação do quadro.

Outra situação é a fusão de empresas ou a incorporação de novos parceiros de negócio. Possivelmente, o quadro exigirá mudanças na cultura organizacional

Legislação, regulamentos e política governamental

As alterações na legislação costumam afetar diretamente o mundo corporativo. As regras impostas pelas autoridades reguladoras exigem das organizações cumprimento ou adaptação. Qualquer uma das opções sinalizará a necessidade de mudança organizacional. 

banner cultura organizacional

Exemplos de mudanças organizacionais

As mudanças organizacionais estão divididas em quatro tipos. A seguir, confira cada um deles. 

Revolucionária

Modificações intensas e profundas, que representam um giro de 360º em uma empresa, são chamadas revolucionárias. Para tanto, impactam a gestão e os recursos humanos. Além de refletirem na maneira como a organização se posiciona no mercado. 

Trata-se de uma mudança mais ousada e impactante. Entretanto, geralmente acontece quando os gestores não encontram outro caminho para que os negócios deem certo. Mas, apesar de drástica, a mudança organizacional do tipo revolucionária traz consigo um lado positivo: a partir dela, a empresa será totalmente diferente

Em geral, as mudanças revolucionárias ocorrem em companhias que estão no mercado há muitos anos e carecem de renovação. Depois da aplicação desse modelo, a sensação geral será de uma empresa totalmente nova — novos modelos de gestão, colaboradores, propósitos e mercados de atuação. 

Evolucionária

Quando o objetivo dos gestores e das lideranças é adequar a empresa às demandas do mercado, acontece uma mudança organizacional evolucionária. Aqui, a companhia precisa (ou deseja) se expandir, mas pretende que esse crescimento não afete as necessidades do público-alvo, nem a retire da posição conquistada junto à concorrência. 

Nesse caso, a mudança evolucionária propõe ações desenvolvidas a partir de um propósito especial, sendo implantadas gradualmente e permitindo a escolha de novos caminhos rumo ao futuro. 

Essa transformação acontece por um objetivo específico e bem definido. Não importa se o intuito era resolver uma adversidade ou conflito, ainda, para consertar alguma imperfeição em seus processos.

Por fim, como o próprio nome sugere, a mudança evolucionária propõe a evolução da empresa diante das demandas do mercado. Ao mesmo tempo, beneficia seus consumidores ou a si própria, para tornar-se mais competitiva.

Transformacional 

A mudança organizacional entra em ação durante uma crise na empresa ou quando há necessidade de um novo posicionamento no mercado. Assim, ao implantá-la, ela provoca alterações significativas nos processos da organização, reestruturando-a internamente para executar novas estratégias. 

Por afetar todos os setores da empresa, englobando as lideranças, colaboradores e produtos, a mudança transformacional costuma ser mais dificilmente assimilada pelos recursos humanos.

Outro fator que causa estranheza quando implantamos essa mudança é que ela não propõe acréscimos, somente modificações e transformações. Como resultado, a mudança organizacional transformacional costuma acarretar desligamentos, transferências e novas contratações. 

Incremental

A mudança incremental se caracteriza por somar, acrescentar ou agregar algo à empresa. Ela representa uma busca por melhorias dos processos já existentes para proporcionar o crescimento e o sucesso da organização. 

Trata-se da mudança organizacional mais utilizada e de fácil implementação, pois acontece natural e constantemente. Exemplos práticos desse modelo são melhorias no controle de ponto, implantação de rotinas administrativas, utilização de novos sistemas e o desenvolvimento de projetos. 

Sendo assim, as mudanças incrementais buscam melhorar procedimentos que já existem, com o objetivo de impactar positivamente a performance da organização. 

A partir desses exemplos, sua empresa tem condições de escolher qual mudança organizacional precisará implantar para obter crescimento, competitividade, sucesso e resultados. O conteúdo foi útil? Então, aproveite que está por aqui e aprenda um pouco mais sobre Cultura Organizacional.

5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments