Motivação no trabalho: como promover o engajamento na empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

Sem tempo para ler sobre motivação no trabalho? Aperte o play e ouça a narração deste artigo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Desenvolver e manter a motivação no trabalho é um dos grandes desafios das empresas atualmente. Neste artigo, falaremos sobre como você pode incentivá-la e, mais que isso, engajar seus colaboradores por meio da análise de perfil comportamental. Continue a leitura e descubra a solução ideal para alcançar ótimos resultados!

Motivação e engajamento: entendendo os conceitos

Já se perguntou o que é motivação no trabalho? É algo completamente pessoal e não está aberto para algum fator externo alterá-lo. Trata-se de características individuais que fazem uma pessoa acordar cedo para ir à academia, por exemplo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

De acordo com Idalberto Chiavenato, um dos principais autores das áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, a teoria da motivação no trabalho diz respeito ao comportamento de uma pessoa para suprir as próprias necessidades interiores.

Já o engajamento está mais relacionado aos fatores externos, ao coletivo, logo pode ser desenvolvido nos colaboradores. Sabe quando dizemos que “fulano vestiu a camisa da empresa”? Isso significa que ele está lidando com uma série de fatores que geram envolvimento com a organização e comprometimento não apenas com o próprio trabalho, mas também com os resultados da equipe como um todo.

Isso acontece porque colaboradores engajados têm expectativas alinhadas às metas da empresa, o que faz eles se enxergarem como parte da “máquina” que leva a organização para a frente. Por isso, é importante trabalhar o engajamento dos colaboradores. 

O que cada geração busca no trabalho?

Na mesma balança, entra um fator que, ao longo dos últimos anos, tornou-se um grande diferencial para as novas gerações no mercado de trabalho: o propósito. Estreitamente atrelado à cultura organizacional de uma empresa, os gestores de pessoas têm buscado maneiras de mostrar que merecem a dedicação e o esforço da geração Y, cada vez mais exigente. Portanto, os valores da organização precisam estar alinhados aos dos candidatos e colaboradores.

Já para os jovens da geração Z, aqueles nascidos entre 1990 e 2000, a inovação e a mudança são uma constante. Trata-se de profissionais que buscam flexibilidade no trabalho e possibilidade de atuar em qualquer local. Logo, fica evidente que bons salários não são uma prioridade na vida profissional desses talentos, mas sim estar em uma empresa que ofereça qualidade de vida e novas oportunidades. 

O RH e o engajamento dos colaboradores

Juntamente ao gestor, a figura do RH é fundamental para superar os desafios da desmotivação dos times. Promover a motivação no trabalho em equipe já deixou de ser uma questão de bem-estar e se tornou um fator fundamental para alcançar as metas estipuladas. Abaixo, confira algumas práticas que estimulam o envolvimento de todos para adotar na empresa. 

Liderança para gestão de pessoas

É impossível que o RH faça a gestão de toda uma organização no one-on-one, por isso todo líder precisa ser um gestor de pessoas. Enquanto isso, a área deve oferecer um respaldo estratégico, influenciando direta e significativamente nos resultados que a empresa alcança.

banner para baixar ebook sobre Gestão de Pessoas: é bem mais fácil quando você conhece seus colaboradores-motivação no trabalhho

Posicionar o colaborador ideal na função certa

Uma coisa é clara: ninguém se dedica 100% a algo que não lhe agrada. Portanto, para seus colaboradores se sentirem motivados, é fundamental que tenham fit cultural e estejam nos cargos mais adequados às habilidades deles. 

Criação de estratégias conforme cada perfil comportamental

Enquanto algumas pessoas são estimuladas por novos desafios e metas ambiciosas, outras esperam estabilidade e um objetivo sólido a seguir. Em outro cenário, existem pessoas que preferem trabalhar com muitas informações disponíveis e alta concentração, focados em tarefas entregues com alta qualidade. Enquanto outros são multitarefas e preferem interagir durante todo o período para serem constantemente estimulados.

Você já deve ter percebido que algumas pessoas trabalham muito bem com metas, são estimuladas por elas e encaram cada mês como um novo desafio a superar. Já outras não suportam a pressão e simplesmente travam com muita cobrança, mas desenvolvem um trabalho excelente quando organizam os próprios horários, listas de tarefas e entregas.

Reconhecer essas características também só é possível por meio da análise de perfil comportamental. Mapeando o perfil dos profissionais, você saberá o que estimula cada um deles e poderá trabalhar os pontos necessários para potencializar a motivação no trabalho, desenvolvendo ações em seu setor e orientando os demais gestores da empresa.

Não há certo e errado

Por fim, é fundamental entendermos que não há certo e errado: cabe ao RH, junto aos gestores, identificar as características fundamentais para um bom trabalho e definir as melhores formas de promover o engajamento dos colaboradores em torno delas. Veja nossas dicas de cinco ações para inserir no seu trabalho. 

Por que estimular o engajamento e a motivação no trabalho?

Identificou a importância da motivação no trabalho? Veja o que você, sua empresa e o colaborador tendem a ganhar com ela. 

Porque todo ser humano tem um propósito

Na área do crescimento pessoal e profissional, a motivação no trabalho é combustível para o colaborador realizar os próprios sonhos, por isso estimulá-la é tão importante. Colaboradores motivados são mais engajados e conquistam melhores resultados para a empresa, pois exercem atividades com maior empenho. 

Logo, tais atitudes e comportamentos refletirão positivamente no sucesso da organização, não só em lucros financeiros, mas também na diminuição da rotatividade e dos conflitos. Isso melhora o clima organizacional, além da saúde física e mental dos colaboradores. 

Para melhorar a reputação da empresa no mercado

O colaborador motivado divulga os valores da empresa no próprio círculo social, contribuindo para torná-la desejada por outros profissionais e respeitada pelo público consumidor, melhorando o employer branding. Isso sem contar o aumento do volume de vendas e o respeito pela marca, tanto entre os clientes quanto diante da concorrência. 

Para tornar a organização mais competitiva

Colaboradores engajados apresentam soluções e buscam se capacitar, fatores que contribuem para o crescimento contínuo da empresa e para a melhoria na experiência do cliente. 

Para aumentar o bem-estar do colaborador

Sabemos que a qualidade da saúde física e mental tem reflexo na produtividade. Portanto, colaboradores que trabalham motivados são mais felizes e saudáveis. O resultado disso é a diminuição de licenças médicas e afastamentos. Nesse sentido, o clima organizacional também melhora consideravelmente, reduzindo a rotatividade e o absenteísmo. 

Para otimizar o tempo

Considerado um grande desafio para a gestão de pessoas, a otimização do também está relacionada ao grau de satisfação dos colaboradores. Profissionais com falta de motivação no trabalho tendem a perder o foco e cultivar a procrastinação. Por outro lado, a motivação no trabalho garante o cumprimento de prazos e o aumento da performance entre as equipes. 

Para elevar a autoestima dos profissionais

Colaboradores confiantes e seguros das próprias competências e habilidades executam melhor as demandas, fortalecem o espírito de equipe e se interessam por novos desafios. Como resultado, a empresa terá feedbacks mais positivos, redução dos custos de produção e retenção de talentos. 

Retenção de talentos

Aliás, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais talentosos têm muito mais opções de carreira, buscando empresas inovadoras que comprem as ideias deles. Então, se o engajamento não faz parte da cultura da sua organização, você perderá a chance de ter os melhores talentos contribuindo para o time. 

Quais são os benefícios da motivação no trabalho?

Colaboradores motivados tornam o ambiente de trabalho mais agradável, mas essa não é a única vantagem. Há muitos outros benefícios para a corporação e o quadro de pessoal. Confira alguns:

  • aumento da produtividade: quando estão motivados, os colaboradores trabalham com maior autonomia e engajamento, gerando resultados melhores;
  • relações interpessoais mais fortes: equipes unidas trabalham melhor, sentem-se estimuladas a bater metas e alcançar objetivos;
  • uso racional do tempo: os times focam nas demandas e melhoram a performance;
  • alto grau de confiança: colaboradores mais confiantes no trabalho e na vida pessoal realizam as atividades com excelência;
  • ambiente de trabalho mais amigável: o fortalecimento de vínculos e o incremento nas relações de amizade entre colegas geram trocas saudáveis e colaborativas. 
  • fortalecimento da cultura organizacional: a empresa passa a ter uma política de comunicação bem definida, que escuta o colaborador, o que faz ele se sentir motivado e engajado.

Como identificar o que motiva os colaboradores?

A motivação no trabalho depende de alguns aspectos, como o ambiente onde as atividades são desenvolvidas, a equipe e até as tarefas desempenhadas. 

Um primeiro passo é a análise de perfil comportamental. Primeiramente, você deve desenhar quais são as características de quem vai ocupar a vaga. Depois, é preciso mapear o perfil dos candidatos e dos seus colaboradores. 

Assim, você garante a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, o aumento de produtividade, a diminuição de rotatividade, a retenção de talentos e muito mais! Baixe agora mesmo nosso e-book exclusivo e saiba como fazer o mapeamento comportamental.

banner para baixar ebook sobre Perfil Comportamental: O guia completo para sua carreira e gestão-motivação no trabalho
5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] e as demais lideranças da empresa conseguem entender como desenvolver uma gestão voltada para o engajamento dos […]

Lucia

Conteúdo de grande relevância

Giuliano Sales

Ei, Lucia. Tudo bem?
Agradecemos demais o feedback.
Saber que estamos agradando o seu padrão de qualidade nos incentiva a continuar produzindo cada vez mais materiais.
Continue nos acompanhando.
Abraços.