Motivação no trabalho: como engajar os colaboradores?

Tempo de leitura: 19 minutos

Está sem tempo para ler sobre motivação no trabalho e engajamento? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Desenvolver e manter a motivação no trabalho é um dos grandes desafios das empresas atualmente. Isso porque, como há muito já se vem discutindo, as pessoas são o que as organizações têm de maior valor. Por isso, o sucesso dos negócios está completamente ligado à forma como os colaboradores se sentem desenvolvendo suas atividades.

Nesse sentido, ótimos níveis de produtividade, cumprimento dos objetivos e metas, retenção de talentos e muitos outros pontos importantes para a empresa dependem do posicionamento do colaborador em relação ao seu trabalho e à organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por isso, neste artigo, falaremos sobre como você pode incentivar a motivação no trabalho e, mais do que isso, engajar os seus colaboradores por meio da análise de perfil comportamental. Continue a leitura e descubra a solução ideal para alcançar ótimos resultados!

Motivação x Engajamento: Entendendo os conceitos

Muitas pessoas acreditam que motivação no trabalho e engajamento significam a mesma coisa. Mas antes de saber o que você deve fazer para que os colaboradores em sua empresa se dediquem cada vez mais e entreguem o melhor, é preciso conhecer a diferença entre esses dois termos.

Então, vamos lá: a motivação é algo completamente pessoal que não está aberto para ser alterado por algum fator externo. Trata-se de características individuais que fazem com que uma pessoa acorde cedo para ir à academia, por exemplo.

De acordo com Idalberto Chiavenato, um dos principais autores das áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, a motivação diz respeito ao comportamento que uma pessoa tem para suprir suas necessidades interiores.

Já o engajamento está mais relacionado aos fatores externos, ao coletivo, logo, pode ser desenvolvido nos colaboradores. Sabe quando dizemos que “fulano vestiu a camisa da empresa”? Isso significa que ele está lidando com uma série de fatores que geram envolvimento com a organização e comprometimento não apenas com o próprio trabalho, mas com os resultados da equipe como um todo.

Isso acontece porque colaboradores engajados têm suas expectativas alinhadas às metas da empresa, o que faz com que eles se vejam como parte da “máquina” que leva a organização para a frente.

Tenha funcionários engajados

Por isso, é interessante focar no engajamento dos colaboradores. Essa é a forma de fazer com que eles adotem para si os objetivos e valores do negócio, esforçando-se para cumprir as metas sem a necessidade de pressão o tempo todo.

Mas como promover o engajamento na empresa? Como já mencionado, o engajamento depende de uma série de fatores. Assim, você só conseguirá promovê-lo de forma eficiente construindo uma comunicação contínua e efetiva. Então, para que essa comunicação realmente funcione, é necessário trabalhar com as informações de comportamento dos colaboradores.

Por isso, ao longo do texto falaremos sobre como conhecer o perfil comportamental é fundamental para engajar os colaboradores!

As gerações e o engajamento

Na mesma balança, entra um fator que, ao longo dos últimos anos, tornou-se um grande diferencial para as novas gerações no mercado de trabalho: o propósito. Estreitamente atrelado à cultura organizacional de uma empresa, os gestores de pessoas têm buscado maneiras de mostrar que merecem a dedicação e o esforço da geração Y, cada vez mais exigente. Portanto, os valores da organização precisam estar alinhados aos dos candidatos e colaboradores.

Já para os jovens da geração Z, aqueles nascidos entre 1990 e 2000, a inovação e a mudança são uma constante. Trata-se de profissionais que buscam flexibilidade no trabalho e possibilidade de atuar em qualquer local. Além disso, uma pesquisa realizada pela empresa Gartner, em 2018, comprovou que cerca de 23% dos candidatos da geração Z listaram oportunidades de desenvolvimento como um dos principais motivos para escolherem uma vaga. 

Logo, fica evidente que bons salários não são uma prioridade na vida profissional desses talentos, e sim estar em uma empresa que ofereça qualidade de vida e novas oportunidades. 

Atualmente, a figura do RH, juntamente com o gestor, é fundamental para conseguir superar os desafios da desmotivação dos times. Conhecer o que motiva e alavanca os resultados de cada membro da equipe já deixou de ser uma questão de bem-estar para se tornar um fator fundamental para alcançar as metas estipuladas.

banner engajamento de funcionários

O RH e o engajamento dos colaboradores

O RH é fundamental e totalmente estratégico para o levantamento dessas informações, assim como para a construção dos planos de ação. É impossível que o setor consiga fazer a gestão de toda uma organização no one-on-one e, por isso, todo líder precisa ser um gestor de pessoas. Enquanto isso, a área deve oferecer um respaldo estratégico, influenciando direta e significativamente nos resultados que a empresa alcança.

Nesse contexto, a questão geracional tem sido visível na criação de estratégias de engajamento, ou seja, ficam de lado fatores comportamentais que são a base de qualquer convívio e decisão que envolva o funcionário. Enquanto algumas pessoas são estimuladas por novos desafios e metas ambiciosas, outras esperam estabilidade e um objetivo sólido a ser seguida.

Em outro cenário, existem pessoas que preferem trabalhar com muitas informações disponíveis e alta concentração, focados em tarefas entregues com alta qualidade, enquanto outros são multitarefas e preferem interagir durante todo o período para serem constantemente estimulados.

Por fim, é fundamental entendermos que não há certo e errado nesse quesito: cada função em uma empresa exige diferentes competências, logo, cabe ao RH entender, junto aos gestores, quais são essas características fundamentais para um bom trabalho.

Por que é importante estimular o engajamento e motivação no trabalho?

Todo ser humano tem um propósito. Seja na área pessoal ou profissional, sabendo onde se quer chegar e dispondo de energia para cumprir a trajetória. Mas não se chega a lugar algum sem combustível. 

A motivação no trabalho é o suprimento para realizar alguma coisa ou alcançar algo desejado. Por isso, estimulá-la é tão importante. Colaboradores motivados são mais engajados e conquistam melhores resultados para a empresa, pois exercem suas atividades com mais empenho

Logo, tais atitudes e comportamentos refletirão positivamente no sucesso da organização, não só em lucros financeiros, mas também na diminuição da rotatividade, dos conflitos, melhorando o clima organizacional, além da saúde física e mental dos colaboradores. 

Ainda, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais talentosos têm muito mais opções de carreira, buscando empresas inovadoras, que comprem suas ideias. Então, se o engajamento não faz parte da cultura da sua organização, você perderá a chance de ter os melhores talentos contribuindo com o time. 

Mas não é só isso. Confira outros pontos importantes da motivação no trabalho. 

Para melhorar a reputação da empresa no mercado

O colaborador motivado divulga os valores da empresa em seu círculo social, contribuindo para que ela seja desejada por outros profissionais e ganhe respeito do público consumidor, melhorando o employer branding. Sem contar no aumento do volume de vendas e no respeito pela marca, tanto entre os clientes quanto diante da concorrência. 

Para tornar a organização mais competitiva

Colaboradores engajados apresentam soluções e buscam se capacitar, fatores que contribuem para o crescimento contínuo da empresa e para melhorar a experiência do cliente

Para aumentar o bem-estar do colaborador

Sabemos que a qualidade da saúde física e mental tem reflexo na produtividade. Portanto, colaboradores que trabalham motivados são mais felizes e saudáveis. O resultado disso é a diminuição de licenças médicas e afastamentos. 

Nesse sentido, o clima organizacional também melhora consideravelmente, reduzindo a rotatividade e o absenteísmo

Para otimizar o tempo

Considerado um grande desafio para a gestão de pessoas, a otimização do tempo está relacionada ao grau de satisfação dos colaboradores. Profissionais desmotivados tendem a perder o foco e a cultivar a procrastinação. 

Do contrário, a motivação no trabalho garante o cumprimento de prazos e o aumento da performance entre as equipes. 

Para elevar a autoestima dos profissionais

Colaboradores confiantes e seguros de suas competências e habilidades executam melhor as demandas, fortalecem o espírito de equipe e se interessam por novos desafios. Como resultado, a empresa terá feedbacks mais positivos, redução dos custos de produção e retenção de talentos

Retenção de talentos

Quais os benefícios da motivação no trabalho?

Colaboradores motivados tornam o ambiente de trabalho mais agradável. Mas essa não é a única vantagem. Há muitos outros benefícios para a corporação e o quadro de pessoal. Confira alguns:

  • aumento da produtividade: quando estão motivados, os colaboradores trabalham com maior autonomia e engajamento, gerando resultados melhores;
  • relações interpessoais mais fortes: equipes unidas trabalham melhor e sentem-se estimuladas a bater metas e alcançar objetivos;
  • uso racional do tempo: os times focam nas demandas e melhoram a performance;
  • alto grau de confiança: colaboradores mais confiantes no trabalho e na vida pessoal, realizam suas atividades com excelência;
  • ambiente de trabalho mais amigável: fortalecimento de vínculos e incremento nas relações de amizade entre colegas, gerando trocas saudáveis e colaborativas. 
  • fortalecimento da cultura organizacional: a empresa passa a ter uma política de comunicação bem definida, que escuta o colaborador, faz com que ele se sinta motivado e engajado.

Dicas para melhorar o engajamento no trabalho

Aumentar a motivação no trabalho não é uma tarefa impossível. Engana-se quem pensa que o engajamento só acontecerá por meio de ações grandiosas e com investimento financeiro. Saiba que com alguns gestos simples, o colaborador se sentirá motivado como profissional e valorizado como pessoa. Acompanhe!

Estabeleça metas e forneça feedbacks

Colaboradores que recebem retorno periódico sobre seu desempenho se sentem mais motivados. Por isso, é fundamental abrir um canal de diálogo, fornecendo feedback e ouvindo o profissional. Ainda, estabelecer metas atingíveis também motiva as equipes e faz com que elas se sintam recompensadas. 

Invista em capacitação

Profissionais engajados esperam crescer com a empresa e na carreira. Por isso, invista em treinamentos, capacitações e atividades extras que possam motivar ainda mais seus colaboradores. 

Envolver-se com os projetos 

Além de apoiar as ideias e incentivar a criação de novos projetos, também é importante que os gestores se envolvam na sua elaboração e na implementação. Portanto, como gestor de RH, incentive os líderes a contribuírem com sua experiência profissional para que esses colaboradores também cresçam na carreira por meio de trabalhos bem estruturados.

Trate todos com isonomia e reconheça seus valores

Cada colaborador faz parte de uma engrenagem e sua participação é fundamental na empresa, independente do cargo ou setor que ocupa. Sendo assim, todos merecem respeito e tratamento igualitário, além de reconhecimento de seus valores e do trabalho realizado.

Favoreça o empoderamento do indivíduo

A valorização das capacidades profissionais traz muitos benefícios. Mas para que isso aconteça, a empresa precisa ganhar a confiança das equipes. Ao reconhecer a importância de seu papel dentro da organização, o colaborador se dedica mais em suas tarefas, conquistando segurança, autonomia e liberdade para expressar suas ideias. 

Melhorar a comunicação 

Saber ouvir e entender as necessidades de cada um de seus colaboradores, assim como implementar pesquisas, a fim de medir o nível de satisfação e reconhecer problemas motivacionais é essencial para qualquer tipo de estratégia de engajamento nas organizações.

Desenvolva um ambiente agradável e abra espaço para a socialização

Realizar atividades externas e desvinculadas da rotina na empresa proporciona o fortalecimento de laços entre os colaboradores. Sendo assim, invista em um happy hour ou um almoço de confraternização a cada meta alcançada. Certamente, seus times se sentirão valorizados e reconhecidos, refletindo diretamente na motivação de todos. 

Um ponto a ser observado: tão importante quanto melhorar a motivação no trabalho é identificar os fatores que contribuem para a falta dela.  

Como avaliar a motivação do colaborador?

Depois de aplicar ações para motivar os colaboradores, é hora de avaliar se a estratégia está dando certo. Há muitas maneiras de mensurar o nível de motivação. Conheça algumas, a seguir.

Pesquisa de clima organizacional 

A pesquisa ajuda a identificar problemas no ambiente organizacional para que as lideranças tomem ações necessárias, na tentativa de corrigir as dificuldades. 

Produtividade diária

Acompanhe a produtividade diária do colaborador para observar se há queda de desempenho. Procure entender as razões dele, se está passando por alguma dificuldade pessoal ou profissional, ofereça suporte e auxilie na buscar soluções. 

Retenção de talentos

Em uma empresa, a rotatividade de profissionais pode ser um indicador de que as coisas não vão bem. O alto índice de turnover pode ser consequência de más condições de trabalho, lideranças pouco efetivas ou conflitos entre colegas. 

O ideal é que a taxa seja, no máximo, de 5%. Acima disso, a empresa deve tomar providências. Para conhecer a taxa de turnover na empresa, use a seguinte fórmula:

  • Taxa de turnover = número total de demissões/número de funcionários em determinado período

Criar condições para reter talentos pode ser a solução. Logo, observe se essa variável está recebendo a devida atenção. Ainda, em caso de desligamento voluntário, faça entrevistas para tentar entender as razões do profissional. 

Absenteísmo

Monitorar os casos de absenteísmo pode dar uma ideia de como está a motivação no trabalho. Para esse contexto, também existe uma fórmula, chamada Fator de Bradford: Fator de Bradford = F x F x D.

Onde: 

  • F é a frequência de faltas de um colaborador;
  • D é o número total de dias ausentes.

Nessa conta, o valor máximo aceitável deve estar abaixo de 450. Superior a isso, é preciso conversar com o profissional para entender o que de fato está acontecendo. Será que está faltando motivação?

Banner Blog infográfico absenteísmo e presenteísmo

Perfil comportamental: como ele ajuda nas práticas para engajamento?

A análise de perfil comportamental gera informações sobre a forma como as pessoas reagem a diferentes situações. A partir disso, você consegue identificar quais são suas habilidades, forças, fraquezas, estilo de liderança e muito mais.

Já dá para imaginar o quanto ter essas informações é importante para promover ações de engajamento, não é mesmo? Então, vamos entender melhor qual é o papel da análise de perfil comportamental para aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores e apresentar resultados de gestão cada vez melhores!

Promover uma comunicação eficiente

Quando se deseja passar uma mensagem para alguém, não basta apenas escrever ou falar o que precisa. A comunicação depende da forma como você fala, do meio em que a mensagem é transmitida, do modo como a pessoa recebe e interpreta as informações. Enfim, há uma série de fatores que determinarão o sucesso ou não desse processo.

O primeiro ponto em que a análise de perfil comportamental vai impactar em sua empresa é na forma como você se comunica com os colaboradores! Assim, conhecendo as características de cada profissional, será possível repassar as informações importantes de forma tranquila, amigável e eficiente.

E isso não vale apenas para os comunicados de extrema importância. Entender o perfil comportamental dos seus colaboradores é essencial para que outras comunicações tenham bons resultados. É o caso de ações para que os colaboradores se engajem em atividades de treinamento, desenvolvimento, dinâmicas e até mesmo lazer.

Como dissemos, a comunicação está entre os diversos fatores que influenciam no engajamento dos colaboradores, por isso a importância dela ser feita de forma eficiente. A análise de perfil comportamental está aí para que você consiga fazer isso da melhor forma!

Conhecer o que motiva os colaboradores

Agora você já sabe que a motivação no trabalho não é algo que você pode construir, mas que é possível descobrir quais são os pontos que motivam os colaboradores para trabalhá-los de forma positiva em sua empresa!

Você já deve ter percebido que algumas pessoas trabalham muito bem com metas, são estimuladas por elas e encaram cada mês como um novo desafio a ser superado. Já outras, não suportam a pressão e simplesmente travam com muita cobrança, mas desenvolvem um trabalho excelente quando organizam seus próprios horários, listas de tarefas e entregas.

Reconhecer essas características também só é possível por meio da análise de perfil comportamental. Fazendo o mapeamento do perfil dos profissionais, você saberá o que estimula cada um deles e poderá trabalhar os pontos necessários para potencializar a motivação. Isso tudo desenvolvendo ações em seu setor e orientando os demais gestores da empresa.

Conhecer o que motiva os colaboradores favorece a conexão entre as lideranças e os outros profissionais na empresa. Isso é fundamental para que os gestores inspirem os seus liderados e a empresa consiga reter talentos.

A motivação no trabalho depende de alguns aspectos, como o ambiente onde as atividades são desenvolvidas, a equipe e, até mesmo, as tarefas que são desempenhadas. A seguir, falaremos sobre um desses pontos: colocar o profissional ideal na função certa.

Posicionar o colaborador ideal na função certa

Uma coisa é clara: ninguém se dedicará 100% a algo que não o agrada. Portanto, para que seus colaboradores se sintam motivados, é fundamental que tenham fit cultural e estejam no cargo mais adequado às suas habilidades

Mas como contratar colaboradores ideais, colocá-los nas funções certas e até remanejar os profissionais que já estão em sua empresa para cargos em que eles trarão melhores resultados?

Simples: isso é possível por meio da análise de perfil comportamental! Primeiro, você deve desenhar quais são as características de quem vai ocupar a vaga. Depois, precisa mapear o perfil dos candidatos e dos seus colaboradores. Cruzando essas informações, você terá o profissional ideal na função certa!

Assim, você garante a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade, diminuição de rotatividade, retenção de talentos e muito mais!

Entendeu como a análise de perfil comportamental é fundamental para que você leve bons resultados para a sua empresa? Agora, conheça a solução para implementar todos esses benefícios de forma simples, rápida e tranquila!

banner do ebook perfil comportamental o guia completo

Análise de perfil comportamental: qual é a solução ideal?

O mapeamento de perfil comportamental dos seus colaboradores é feito por meio da resolução de um questionário. Assim, com as informações que levantadas nas respostas, você consegue fazer a análise necessária para levar todos os benefícios que citamos para a sua empresa.

Mas você pode fazer tudo isso de forma automatizada, o que otimizará seu tempo e, ainda, garantirá a assertividade do teste. Com a ferramenta ideal, consegue-se fazer análises profundas e simples de entender, além de poder digitalizar diversas outras atividades do seu RH. Tudo em apenas um lugar!

Pensando nisso, desenvolvemos o Sólides Gestão, justamente para que você possa levar resultados excelentes para o seu negócio! Por meio dele, é possível otimizar sua gestão de pessoas, analisar métricas de forma simples e, ainda, aumentar a produtividade dos colaboradores.

Com essa solução, você faz o mapeamento de perfil comportamental dos profissionais em sua empresa em menos de 10 minutos, consegue mais de 50 informações sobre cada colaborador e torna a análise muito mais simples e eficiente. Tudo preparado para você alcançar os melhores resultados!

Agora que você já sabe o que fazer para trabalhar de forma positiva a motivação no trabalho e promover o engajamento dos seus colaboradores, fale com nossos especialistas!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] e as demais lideranças da empresa conseguem entender como desenvolver uma gestão voltada para o engajamento dos […]

Lucia

Conteúdo de grande relevância

Giuliano Sales

Ei, Lucia. Tudo bem?
Agradecemos demais o feedback.
Saber que estamos agradando o seu padrão de qualidade nos incentiva a continuar produzindo cada vez mais materiais.
Continue nos acompanhando.
Abraços.