Motivação no trabalho: como engajar os colaboradores?

Tempo de leitura: 8 minutos

Um dos grandes desafios das empresas atualmente é lidar de forma positiva com a motivação no trabalho. Isso porque, como já se vem discutindo muito, as pessoas são o que as organizações têm de maior valor. Por isso, o sucesso dos negócios está completamente ligado à forma como os colaboradores se sentem desenvolvendo suas atividades.

Ótimos níveis de produtividade, cumprimento dos objetivos e metas, retenção de talentos: tudo isso e muitos outros pontos importantes para a empresa dependem do posicionamento do colaborador em relação ao seu trabalho e à organização.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como você pode incentiva a motivação no trabalho e, mais do que isso, engajar os seus colaboradores através da análise de perfil comportamental. Continue a leitura e descubra a solução ideal para alcançar ótimos resultados!

Motivação no trabalho: como melhorar os resultados e engajar colaboradores?

Muitas pessoas acreditam que motivação no trabalho e engajamento significam a mesma coisa. Mas antes de saber o que você deve fazer para que os colaboradores em sua empresa se dediquem cada vez mais e entreguem o melhor, você precisa conhecer a diferença entre esses dois termos.

Então vamos lá: a motivação é algo completamente pessoal que não está aberto para ser alterado por algum fator externo. São as características individuais que fazem com que uma pessoa acorde cedo para ir à academia, por exemplo. De acordo com Idalberto Chiavenato, um dos principais autores das áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, a motivação diz respeito ao comportamento que uma pessoa tem para suprir suas necessidades interiores (Chiavenato, 1999).

Já o engajamento está mais relacionado aos fatores externos, ao coletivo e, por isso, pode ser desenvolvido nos colaboradores por você e os demais gestores. Sabe quando dizemos que “fulano vestiu a camisa da empresa”? Isso significa que ele está lidando com uma série de fatores que geram envolvimento com a organização e comprometimento não apenas com o próprio trabalho, mas com os resultados da equipe como um todo.

Isso acontece porque os colaboradores engajados têm as suas expectativas alinhadas às metas da empresa, o que faz com que eles se entendam como parte da “máquina” que leva a organização para a frente.

Por isso, o correto não é que você foque na motivação no trabalho, mas sim no engajamento dos colaboradores. Essa é a forma de fazer com que eles adotem para si os objetivos e valores do negócio, se esforçando para cumprir as metas até mesmo sem a necessidade de pressão o tempo todo.

E como promover o engajamento na empresa? Bom, como já falamos, o engajamento depende de uma série de fatores. Você só vai conseguir promovê-lo de forma eficiente construindo uma comunicação que é contínua e efetiva. E, para que essa comunicação realmente funcione, você precisa trabalhar com as informações de comportamento dos colaboradores.

Por isso, agora vamos falar sobre como conhecer o perfil comportamental é fundamental para engajar os colaboradores!

Perfil comportamental: como ele ajuda nas práticas para engajamento?

A análise de perfil comportamental gera informações sobre a forma como as pessoas reagem a diferentes situações. A partir disso, você consegue identificar quais são suas habilidades, forças, fraquezas, estilo de liderança e muito mais.

Já dá para imaginar o quanto ter essas informações é importante para a hora de promover ações de engajamento, não é mesmo? Então vamos entender melhor qual é o papel da análise de perfil comportamental para aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores e para você apresentar resultados de gestão cada vez melhores!

Promover uma comunicação eficiente

Quando você deseja passar uma mensagem para alguém, não basta apenas escrever ou falar o que precisa. A comunicação depende da forma como você fala, do meio em que a mensagem é transmitida, do modo como a pessoa recebe e interpreta as informações… enfim, são uma série de fatores que vão determinar o sucesso ou não desse processo.

O primeiro ponto em que a análise de perfil comportamental vai impactar em sua empresa é na forma como você se comunica com os colaboradores! Conhecendo as características de cada profissional, você vai poder repassar as informações importantes de forma tranquila, amigável e eficiente.

E isso não vale apenas para os comunicados de extrema importância. Entender o perfil comportamental dos seus colaboradores é importante para que outras comunicações tenham bons resultados. É o caso de ações para que os colaboradores se engajem em atividades de treinamento, desenvolvimento, dinâmicas e até mesmo lazer.

Como dissemos, a comunicação está entre os diversos fatores que influenciam no engajamento dos colaboradores – por isso é tão importante que ela seja feita de forma eficiente. E a análise de perfil comportamental está aí para que você consiga fazer isso da melhor forma!

Conhecer o que motiva os colaboradores

Agora você já sabe que a motivação no trabalho não é algo que você pode construir. Mas você pode descobrir quais são os pontos que motivam os colaboradores e trabalhá-los de forma positiva em sua empresa!

Você já deve ter percebido que algumas pessoas trabalham muito bem com metas, são estimuladas por elas e encaram cada mês como um novo desafio a ser superado. Já outras não suportam a pressão e simplesmente travam com muita cobrança, mas desenvolvem um trabalho excelente se organizam os seus próprios horários, listas de tarefas e entregas.

Reconhecer essas características também só é possível através da análise de perfil comportamental. Fazendo o mapeamento do perfil dos profissionais, você vai saber o que estimula cada um dos colaboradores e poderá trabalhar os pontos necessários para potencializar a motivação. Isso tudo desenvolvendo ações em seu setor e orientando os demais gestores da empresa.

 

Conhecer o que motiva os colaboradores favorece a conexão entre as lideranças e os outros profissionais na empresa. Isso é fundamental para que os gestores inspirem os seus liderados e a empresa consiga reter talentos.

A motivação no trabalho depende de aspectos como o ambiente onde as atividades são desenvolvidas, a equipe e até mesmo as tarefas que são desempenhadas! Nós vamos falar sobre um desses pontos agora: colocar o profissional ideal na função certa.

Posicionar o colaborador ideal na função certa

Ter o profissional ideal para a sua empresa na função certa é um dos principais pontos necessários para engajar os colaboradores. Isso porque a satisfação é um aspecto que costuma afetar muito a motivação no trabalho, e você só vai conseguir torná-la alta a partir do momento em que os profissionais se sentem bem na posição que ocupam dentro da empresa.

E como contratar colaboradores ideais, colocá-los nas funções certas e até mesmo remanejar os profissionais que já estão em sua empresa para cargos em que eles vão trazer melhores resultados?

Simples: isso também é possível através da análise de perfil comportamental! Primeiro, você vai desenhar quais são as características que quem vai ocupar a vaga deve ter. Depois, você vai mapear o perfil dos candidatos e dos seus colaboradores. Cruzando essas informações, você tem o profissional ideal na função certa!

Assim, você garante a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, aumento de produtividade, diminuição de rotatividade, retenção de talentos e muito mais!

Entendeu como a análise de perfil comportamental é fundamental para que você leve bons resultados para a sua empresa? Agora você vai conhecer a solução para implementar todos esses benefícios de forma simples, rápida e tranquila!

Análise de perfil comportamental: qual é a solução ideal?

O mapeamento de perfil comportamental dos seus colaboradores é feito através da resolução de um questionário. Através das informações que você levantar com essas respostas, você consegue fazer a análise necessária para levar todos os benefícios que citamos para a sua empresa.

Mas você pode fazer tudo isso de forma automatizada, o que vai otimizar o seu tempo e ainda garantir a assertividade do teste. Com a ferramenta ideal, você consegue fazer análises profundas que são simples de entender e ainda pode automatizar diversas outras atividades do seu RH. Tudo em apenas um lugar!

Nós desenvolvemos o Solides Gestão justamente para que você possa levar resultados excelentes para o seu negócio! Através dele, você otimiza sua gestão de pessoas, analisa métricas de forma simples e ainda aumenta a produtividade dos colaboradores.

Com essa solução, você faz o mapeamento de perfil comportamental dos profissionais em sua empresa em menos de 10 minutos, consegue mais de 50 informações sobre cada colaborador e torna a análise muito mais simples e eficiente. Tudo  preparado para você alcançar os melhores resultados!

Agora que você já sabe o que fazer para trabalhar de forma positiva a motivação no trabalho e promover o engajamento dos seus colaboradores, que tal usar o Solides Gestão gratuitamente por 14 dias? Clique aqui e conheça na prática o que essa solução vai te oferecer!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of