Contratar um funcionário eficiente, capacitado e que vista a camisa é um dos maiores desafios das pequenas empresas. Mas, nem tudo está perdido! Isso porque, vários elementos podem ajudar nesse processo, um exemplo são os modelos de descrição de vagas.
Neste conteúdo, vamos explicar melhor porque é importante organizar os processos seletivos e quais etapas estruturar, além de apresentar 5 modelos de descrição de vagas que você pode adaptar ao seu processo.
Quer trazer mais eficiência e agilidade para a sua atração de talentos? Então confira a leitura completa a seguir.
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Por que é importante organizar o processo seletivo de uma pequena empresa?
A atração de talentos é uma tarefa muito importante para organizações de todos os portes.
Mas, esse não é um desafio simples para as pequenas empresas. O pequeno empreendedor tem mais dificuldades em contratar pessoas que fiquem bastante tempo e “vistam a camisa da empresa", por isso, precisam mais ainda de organização nesse processo.
Cada contratação faz uma diferença muito significativa em equipes menores, dessa forma, conhecer cada uma das fases do recrutamento e seleção ajuda o time de RH a criar uma metodologia que possa ser replicada para tornar os processos seletivos mais ágeis e eficientes.
Assim, é ideal que se crie um método com todas as etapas necessárias, organizando os passos desde a criação das vagas até a seleção do candidato escolhido.
Alguns modelos prontos podem ajudar você nessa tarefa. Portanto, vale a pena buscar, por exemplo, modelos de descrição de vagas, critérios para a triagem de currículos, perguntas para entrevistas e outras ferramentas que auxiliarão você a ter um norte para saber como começar.
Principais etapas do processo de recrutamento e seleção
Empresas que ainda não têm um RH estruturado podem ter mais dificuldade de organizar o processo de recrutamento e seleção. Por isso, é válido criar um o passo a passo das etapas necessárias. A seguir, vamos explicar de forma simplificada quais etapas fazem parte desse processo. Confira!
Descrição da vaga
Essa é a primeira etapa e uma das mais importantes para a atração de talentos. É na descrição da vaga que a empresa deixa claro o tipo de profissional que procura, quais conhecimentos e habilidades são desejados e os benefícios que o candidato terá caso seja contratado.
As descrições de vagas devem ser claras e compatíveis com a realidade e o mercado, apresentando benefícios corporativos reais para atrair aqueles profissionais que estão dentro dos perfil buscado.
Divulgação da vaga
Depois de definir os requisitos da vaga, é o momento de começar a divulgá-la. Existem diversos canais que podem ser utilizados para alcançar profissionais compatíveis com o que o cargo exige. A escolha dos canais certos é fundamental para garantir sucesso no processo seletivo.
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Triagem de currículos
Depois de divulgar a oportunidade, a empresa começa a receber as candidaturas dos profissionais. Nessa etapa, é comum que você receba dezenas de currículos, por isso, é preciso fazer uma triagem de acordo com os requisitos da vaga. Defina quais critérios têm maior peso e descarte aqueles profissionais que não se encaixam nas exigências.
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Contato com o candidato
Depois de selecionar os currículos que fazem sentido para o cargo, é hora de começar a contatar os candidatos. Esse primeiro contato pode ser feito por telefone, WhatsApp ou mesmo por email. É interessante confirmar o recebimento da mensagem e questionar o candidato se ele ainda tem interesse na vaga, informando-o sobre as próximas etapas.
Dinâmicas e entrevistas
Essa etapa varia de acordo com a empresa e o cargo em aberto. Nem sempre é necessário realizar, por exemplo, dinâmicas e testes de conhecimentos. No entanto, as entrevistas são sempre indicadas para conhecer melhor o profissional e identificar traços de sua personalidade e comportamento.
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Negociação e assinatura do contrato
A última etapa, após selecionar o candidato perfeito, é negociar valores a partir da pretensão salarial e formalizar a contratação, assinando o contrato de trabalho. Depois de contratado, é válido realizar um processo de onboarding, treinando o colaborador para realizar sua função e apresentando-o ao local de trabalho e ao time.
5 modelos de descrição de vagas para pequenas empresas
Como vimos, a criação de descrições de vagas é o primeiro passo de um processo seletivo e têm grande impacto na atração de profissionais qualificados.
Para ajudar você e sua empresa nos processos de atração de talentos, trouxemos 5 modelos de descrições de vagas para alguns cargos recorrentes. Esses textos podem ser copiados, mas é importante que você personalize as descrições de acordo com o que a posição exige.
1. Descrição de vaga para Vendedor
Descrição
Buscamos um profissional para atuar com vendas e atendimento ao cliente. A pessoa também será responsável por processos internos da administração da loja, como reposição de estoque e operação de caixa.
Destacam-se os candidatos com boas habilidades de comunicação, atitude positiva e capacidade de resolver problemas de forma ágil e proativa.
Responsabilidades
- Fornecer informações precisas sobre os produtos e serviços comercializados;
- Tirar dúvidas dos clientes;
- Realizar a venda cruzada de produtos;
- Mostrar benefícios e vantagens dos produtos e serviços;
- Manter a loja e o estoque limpos e organizados;
- Realizar o controle de caixa ao final do expediente;
- Garantir que as metas sejam alcançadas.
Requisitos
- Ensino médio completo;
- Experiência na área de vendas;
- Boa comunicação e relação interpessoal;
- Cordialidade e gentileza;
- Habilidades básicas de matemática;
- Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana, em escala 6x1.
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2. Descrição de vaga para Assistente Administrativo
Descrição
Estamos à procura de um assistente administrativo que forneça suporte aos gerentes e funcionários nas necessidades diárias do escritório. É necessário aptidão em redigir documentos e comunicados e em organizar processos e planilhas.
Responsabilidades
- Atender e direcionar chamadas telefônicas;
- Organizar e agendar compromissos;
- Arquivar a documentação da empresa;
- Inserir notas fiscais e comprovantes de faturamento no sistema;
- Montar relatórios administrativos;
- Auxiliar na preparação de reuniões;
- Emitir e fazer pagamentos financeiros;
- Revisar planilhas e orçamentos.
Requisitos
- Ensino médio completo, cursando superior ou técnico em Administração de Empresas;
- Experiência de 1 a 2 anos com rotinas de escritório;
- Conhecimento intermediário em pacote Office;
- Habilidades de gerenciamento de tempo e capacidade de priorizar tarefas;
- Excelente habilidade de comunicação verbal e escrita;
- Perfil pró-ativo e organizado.
3. Descrição de vaga para Recepcionista
Descrição
Buscamos um profissional para gerenciar atividades diárias de recepção e executar tarefas administrativas. Serão priorizados perfis com excelente comunicação e habilidades de atendimento ao público.
Responsabilidades
- Direcionar os visitantes dentro da empresa;
- Atender, identificar e encaminhar chamadas telefônicas;
- Manter o espaço da recepção organizado;
- Atender o público e tirar dúvidas;
- Receber, classificar e distribuir cartas e entregas;
- Controlar o acesso de visitantes pela recepção;
- Encomendar e controlar materiais de escritório;
- Organizar e agendar compromissos;
- Atualizar calendários.
Requisitos
- Ensino médio completo ou técnico em Secretariado;
- Experiência com atendimento ao público;
- Conhecimento intermediário em pacote Office;
- Excelente habilidade em comunicação verbal e escrita;
- Perfil organizado, pró-ativo e multitarefa.
4. Descrição de vaga para Analista de RH
Descrição
Precisamos de um profissional para o cargo de Analista de Recursos Humanos. O profissional será responsável pela gestão estratégica de pessoas, colaborando com o gerente do departamento em processos com recrutamento e seleção, gestão de benefícios, treinamento e desenvolvimento e retenção de talentos.
Responsabilidades
- Desenvolver e atualizar descrições de vaga;
- Conduzir entrevistas;
- Integrar novos colaboradores à empresa;
- Avaliar as necessidades dos funcionários por meio de pesquisas de clima;
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- Projetar e implementar programas de capacitação;
- Pesquisar tendências de mercado na gestão de pessoas;
- Cultivar um ambiente de trabalho positivo.
Requisitos
- Ensino superior completo em Recursos Humanos ou Psicologia;
- Experiência mínima de 2 anos na área;
- Conhecimento sobre métricas e indicadores de RH;
- Habilidade de gerenciamento de pessoas;
- Visão empática e humanizada;
- Facilidade de relacionamento e perfil ágil.
5. Descrição de vaga para Analista de Departamento Pessoal
Descrição
Buscamos um profissional para compor o time de Departamento Pessoal, sendo responsável por conduzir as atividades gerais da área, visando o cumprimento legal de obrigações trabalhistas e burocracias relacionadas ao quadro de colaboradores.
Responsabilidades
- Coletar e analisar dados de folha de pagamento;
- Realizar o controle de ponto;
- Calcular e protocolar pagamentos de férias e rescisões;
- Atender e tirar dúvidas dos colaboradores;
- Acompanhar a prestação de serviços de fornecedores de benefícios;
- Produzir relatórios mensais com prestação de contas;
- Realizar processos de admissão, demissão e anotações na carteira de trabalho.
Requisitos
- Ensino superior na área de Recursos Humanos;
- Experiência de 1 a 2 anos no cargo;
- Conhecimento em pacote Office;
- Conhecimento da legislação trabalhista;
- Conhecimento em DIRF, RAIS, Informe de Rendimentos e CAGED;
- Habilidades matemáticas e perfil analista.
Escrever o que se espera do candidato de forma clara e objetiva é fundamental para trazer mais assertividade e agilidade para os processos seletivos da pequena empresa. Dessa forma, é válido utilizar modelos de descrição de vagas para ter uma base e então adaptá-los de acordo com a realidade do seu negócio.
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