Presencial, híbrido ou remoto: qual o modelo de trabalho ideal?

Tempo de leitura: 13 minutos

Sua empresa está preparada para o trabalho do presente e do futuro? Qual o modelo de trabalho ideal e como implementá-lo? 

A pandemia de Covid-19 trouxe à mesa novos questionamentos sobre os formatos de trabalho. 

Com a implementação de novas tecnologias e a automação de processos, surgiram também novas modalidades de trabalho, mais flexíveis, diversas e acessíveis, que rompem barreiras geográficas. 

O home office e o modelo híbrido vieram com força nos últimos anos, fazendo frente à modalidade presencial tradicional. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Mas afinal, quais são os desafios destes novos formatos e qual o modelo ideal para a sua empresa? 

Neste artigo, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre as inovações do mercado na era digital e como o RH deve agir para criar um plano de ação eficaz e implementar o modelo de trabalho ideal para sua empresa.

Confira!

O novo mercado de trabalho na era digital

Do ponto de vista global, podemos dizer que a era digital trouxe diversas transformações para o mercado corporativo

Com a automação de processos, foi possível eliminar padrões, até então, consolidados, levando muito mais dinamismo ao ambiente de trabalho. 

Essas mudanças vieram, também, para atender a demanda do profissional do futuro, que busca, cada vez mais, empresas que ofereçam criatividade, oportunidade de aprendizado, crescimento e propósito, e não se conforma mais com a estagnação em um mesmo cargo durante anos. 

Com a chegada de novas tecnologias, os ambientes de trabalho tradicionais – com computadores de mesa, inúmeras baías e toneladas de papel – perderam seu sentido. 

A pandemia do Coronavírus, por sua vez, veio para acelerar um processo de transformação digital que ocorreria de qualquer forma, porém com velocidade diferente.

Assim, a necessidade de isolamento social impulsionou a implementação de novas modalidades de trabalho, como o home office, criando diferentes aplicações na jornada dos profissionais.

banner para baixar Canvas Futuro do Trabalho: como aumentar o sucesso com time remoto ou híbrido-modelo de trabalho

Modelos de Trabalho

Principalmente em setores mais tecnológicos, os novos modelos de trabalho surgiram como uma alternativa econômica, eficiente e atrativa, já que os modelos tradicionais já não são vistos como vantajosos por muitos. 

Para as empresas, os novos modelos trouxeram benefícios como: 

  • funcionários mais empenhados;
  • colaboradores especializados;
  • diversidade na equipe;
  • ampliação geográfica;
  • crescimento horizontal;
  • economia financeira.

Já para os colaboradores, os modelos home office e híbrido trazem mais flexibilidade, menos estresse, mais oportunidades por conta da ausência de limites geográficos, além da possibilidade de desenvolvimento da autogestão. 

A seguir, vamos explicar melhor cada uma das modalidades. 

Trabalho Presencial

Esse é o modelo tradicional de trabalho, em que o colaborador trabalha diretamente na empresa durante toda a sua jornada e precisa cumprir o horário junto aos colegas e seus superiores. 

Algumas atividades ainda requerem esse modelo de trabalho, é o caso, por exemplo, de comércios e posições de atendimento direto ao público. 

Muitas empresas acreditam que esse modelo é muito mais vantajoso por possibilitar uma maior integração entre colaboradores e o monitoramento das lideranças. 

Contudo, as tecnologias vieram para somar ao ambiente corporativo, ampliar possibilidades e transformar o modo de trabalho. 

Remoto (ou home office)

O trabalho remoto ou home office é uma tendência mundial que vem ganhando cada dia mais força. 

O modelo permite que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que tenha algumas ferramentas à disposição, como um computador e acesso à internet. 

A modalidade ganhou força nos últimos anos, principalmente, por conta da pandemia. Com os colaboradores sem poder sair de casa, muitas empresas viram no trabalho remoto uma solução para não parar definitivamente os processos do negócio. 

Vale lembrar que o trabalho remoto dentro da pandemia foi bem diferente do modelo home office que está em ascensão ao redor do mundo. 

Isso porque, o momento foi de grandes incertezas, e os profissionais tiveram que produzir presos em casa e, ainda, conciliar jornada de trabalho com o cuidado dos filhos, que também estavam em casa por conta das questões sanitárias. 

Quando eliminamos esses obstáculos, contudo, o home office se torna uma alternativa bastante vantajosa, principalmente para profissionais que atuam em atividades que demandam mais concentração e ambientes calmos

Além disso, as ferramentas digitais tornaram possível que colaboradores em diferentes locais tivessem acesso aos mesmos dados, integrados em plataformas digitais, tornando os processos mais unificados e acessíveis. 

Com a possibilidade de gestão à distância e das reuniões online, o método permite a contratação dos melhores talentos, independentemente de onde eles vivam, rompendo barreiras geográficas.

Vale destacar que, ao mesmo tempo em que se ampliam as oportunidades de contratação de profissionais em locais geograficamente distantes, aumenta-se também a concorrência por talentos.

banner para baixar ebook Guia sobre o RH 4.0: transforme sua gestão de pessoas-modelo de trabalhho

Trabalho Híbrido

O modelo híbrido é uma mistura do trabalho presencial com o remoto. Ele veio como uma alternativa para empresas que não se adaptam ao trabalho 100% remoto ou totalmente presencial. 

Dessa forma, o modelo permite que o profissional tenha flexibilidade para escolher onde quer atuar em determinado dia, sem que exista uma obrigação de comparecer fisicamente ao escritório todos os dias da semana. 

Além disso, a modalidade permite que o empregador solicite a presença de certos profissionais quando for necessário, criando escalas de horários para cada um e definindo previamente quando eles poderão atuar de casa e quando devem comparecer presencialmente. 

Essa estrutura também funciona para empresas que não podem funcionar apenas remotamente, já que possibilita a criação de escalas para beneficiar tanto o empregador quanto os colaboradores. 

O modelo híbrido ganhou força no momento de retomada do trabalho pós-pandemia

Muitas empresas passaram por reestruturação física, como redução dos espaços dos escritórios, e identificaram vantagens no trabalho remoto.

Esses fatores levaram à mesclagem desses modelos de trabalho para se adequar ao momento atual, extraindo o que cada um tem de melhor.

Desafios e oportunidades do trabalho do futuro

Com o desenvolvimento de novos modelos de trabalho, a transformação digital trouxe outros desafios e oportunidades na gestão de pessoas. 

A seguir, vamos abordar alguns dos pontos de atenção e dar dicas para aproveitar o potencial de cada área na era digital, confira.  

Atrair novos talentos na era digital 

Para que sua empresa se destaque é importante fortalecer a marca empregadora. As gerações mais novas são mais exigentes e buscam muito mais do que uma carreira estável. 

Dessa forma, o maior desafio no processo de atração é capturar a atenção dos melhores profissionais do mercado, mostrando os bons motivos pelos quais eles deveriam trabalhar na sua empresa. 

Oferecer um modelo flexível de trabalho, acesso às novas tecnologias de ponta, benefícios diferenciados, um ambiente de diversidade e aprendizado são formas de atrair talentos na era digital.  

Integração e engajamento de colaboradores 

Outro desafio dos novos formatos de trabalho é o onboarding de novos talentos e o engajamento da equipe

Como nem sempre a equipe estará reunida presencialmente, é importante que o RH promova ações utilizando a tecnologia para integrar os colaboradores à empresa e aos times.

O turnover recente é um problema bastante comum e pode se intensificar se o colaborador entrar na empresa trabalhando remotamente e não tiver nenhum suporte para realizar suas atividades. 

Uma boa dica é aproveitar as reuniões online para oferecer espaços de diálogo e discutir assuntos cotidianos, deixando o papo mais leve e interessante. 

Outro fator que deve ser levado em conta por gestores e líderes é o suporte e o acompanhamento dos desafios e tarefas diários, aproximando colaborador, equipe e empresa

Elevar a produtividade 

Embora os modelos híbrido e home office sejam o futuro do trabalho, eles apresentam alguns obstáculos, uma vez que pode ser mais fácil para colaboradores de determinado perfil perderem o foco. 

Para garantir uma boa performance e produtividade da equipe, é necessário uma gestão eficiente, que monitore de perto as atividades e esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os processos. 

A empresa também deve se atentar para a infraestrutura dos locais de trabalho

É fundamental que os colaboradores tenham uma boa conexão de internet, além de equipamentos de qualidade e um espaço preparado para o trabalho. 

Além disso, vale apostar em ferramentas de gestão que ajudem a facilitar o acesso e o compartilhamento de arquivos na nuvem. 

Dessa forma, toda a equipe poderá acessar os documentos que precisa de forma fácil, sem a necessidade de solicitar o envio de informações a todo momento. 

banner para usar a calculadora de produtividade

Manter uma comunicação eficaz 

Outro ponto de atenção do RH deve ser a comunicação interna da empresa. 

Com colaboradores trabalhando em diferentes locais, é fácil que informações cheguem de forma equivocada ou que se percam no caminho. 

Problemas de comunicação podem ser muito prejudiciais para o negócio, tornando a equipe mais desmotivada e até insegura a respeito de sua atuação, o que impacta diretamente na produtividade

Dessa forma, é importante se atentar para que todos os comunicados e informações cheguem da mesma forma para a equipe como um todo, independentemente do formato de trabalho escolhido. 

Nesse sentido, vale conhecer o App Sólides, uma excelente solução para conectar empresa e colaboradores. 

Com ele, os profissionais conseguem acessar informações, comunicados, arquivos e até feedbacks pelo celular, de forma prática, rápida e eficiente.

Entre os vários recursos essenciais à gestão, o aplicativo ainda permite a realização de pesquisas internas, munindo o RH de dados para conhecer e melhorar o clima organizacional, independente do modelo de trabalho implementado.

Reter colaboradores

Os modelos de trabalho não tradicionais, também exigem esforços de ações voltadas para a  retenção de talentos, com o objetivo de evitar a rotatividade. 

Afinal, atrair e treinar novos colaboradores exige muito mais tempo e recursos do que reter aqueles profissionais que você já tem. 

Oferecer oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional, por exemplo, pode ser uma excelente estratégia para reter bons profissionais. 

Isso porque, o investimento em capacitação demonstra valorização do colaborador, o que contribui para aspectos subjetivos, como confiança e motivação. 

É possível, por exemplo, contar com plataformas de cursos online para promover cursos, capacitações e palestras à distância, permitindo o autodesenvolvimento do colaborador em qualquer hora e lugar.

Além disso, vale promover mais ações de confraternização, reuniões frequentes e troca de feedbacks, bem como oferecer bons benefícios corporativos.  

Como construir o modelo ideal para minha empresa?

Você já conheceu as diferentes modalidades de trabalho e seus desafios. Mas, afinal, qual o melhor modelo para a sua empresa e como escolher? 

A resposta para isso não é tão simples. Antes de adotar qualquer opção de trabalho, é preciso levantar dados e realizar um amplo estudo sobre o perfil da organização e dos colaboradores. 

A gestão comportamental é uma ferramenta que pode trazer informações relevantes e bons insights nesse momento. 

Ela ajuda o RH a mapear o perfil comportamental dos colaboradores, entendendo como cada um reage a diferentes situações e como é a sua interação com o ambiente e com o trabalho. 

Com esse tipo de mapeamento o RH pode realizar uma gestão de pessoas muito mais estratégica, unindo pares que trarão maior performance e entendendo qual o modelo ideal para cada posição e perfil de colaborador.

Conheça o Profiler: em apenas 5 minutos, mais de 50 informações sobre o perfil comportamental do profissional.

O papel do RH frente aos novos modelos de trabalho

Os novos modelos de trabalho estão diretamente relacionados à transformação digital. 

As empresas e os profissionais de recursos humanos estão inseridos nessa evolução e precisam estar conectados às novas soluções de tecnologia para aprimorar seus processos

Para ser estratégica e tomar decisões mais acertadas, é fundamental que a gestão de pessoas tenha acesso a dados e análises inteligentes. É aí que o People Analytics entra como uma importante solução.

Com a tecnologia aplicada da forma correta, é possível melhorar diversos aspectos relacionados à otimização de processos, fortalecimento da cultura organizacional, promoção de ambientes colaborativos e mais. 

Tudo isso auxilia no engajamento, na produtividade dos colaboradores, na melhora dos índices de retenção e, consequentemente, nos resultados da empresa. 

RH 4.0

O RH 4.0 trouxe inúmeras soluções inteligentes para melhorar o dia a dia do departamento dentro das organizações. 

Contudo, é inviável, do ponto de vista da gestão, ter vários sistemas diferentes, inúmeras senhas e dados pulverizados em diferentes plataformas. 

A opção mais vantajosa para o setor é apostar em um sistema que ofereça todas as ferramentas que o RH precisa de forma integrada em uma única plataforma. 

Com a plataforma completa da Sólides, o RH tem dados qualificados e integrados, garantindo mais velocidade e eficiência nas ações, com relatórios mais inteligentes para uma tomada de decisão mais assertiva. 

Assim, o software da Sólides facilita não só a vida do RH, mas proporciona também melhores experiências aos colaboradores, para que toda a jornada –  da atração até a retenção -, em todos os modelos de trabalho, se torne mais fluida, integrada, segura e muito mais escalável. 

Conclusão

Como vimos, para escolher o modelo de trabalho ideal para sua empresa, é importante realizar um amplo estudo, conhecendo a fundo as especificidades da sua empresa e o perfil comportamental da equipe. 

Quer se aprofundar no assunto e aprender, na prática, como construir o modelo de trabalho ideal para a sua empresa?

Baixe agora o Canva Futuro do Trabalho!

banner para baixar Canvas Futuro do Trabalho: como aumentar o sucesso com time remoto ou híbrido-modelo de trabalho
0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dorrayne

Parabéns!!
adorei o conteúdo desse artigo

Eduarda de Assis Sólides

Olá, Dorrayne!
Obrigada pela mensagem! Esse feedback é muito importante para nós.
Separei aqui mais um artigo sobre o tema Atração de Talentos para você potencializar o seu aprendizado.
https://blog.solides.com.br/atracao-de-talentos/
Ah, e não deixe de se inscrever na RH News (caixinha de inscrição no final do artigo). Assim você recebe novos materiais e artigos em primeira mão e fica por dentro de tudo sobre o universo de RH.
Abraços!