Modelo de Trabalho Híbrido: entenda o que é, vantagens e cuidados

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas começaram a trabalhar de maneira remota, de qualquer lugar do mundo. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o home office vem se tornando mais popular e, junto com ele, o trabalho híbrido.

Após a mudança, muitas organizações perceberam que é possível assegurar a qualidade do resultado final mesmo que a equipe não esteja atuando de forma 100% presencial no escritório e viram que isso pode se tornar um diferencial competitivo.

Além disso, muitos colaboradores notaram impactos positivos em suas vidas pessoais e saúde mental, com a possibilidade de passar mais tempo em casa com a família, evitando deslocamentos desnecessários.

Neste post, você entenderá mais sobre o modelo de trabalho híbrido, quais as suas principais vantagens, como implementá-lo na empresa, os cuidados que devem ser tomados e as boas práticas para a sua aplicação. Aproveite a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é o modelo de trabalho híbrido?

Já existem empresas que não contam com um espaço físico e seus contratados podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet e consigam se organizar de acordo com as demandas exigidas pelo negócio.

Entretanto, é fato que alguns profissionais não gostam de trabalhar somente em casa, pois a falta de estrutura pode dificultar a execução do trabalho. Ainda, a ausência de contato com outras pessoas pode ser um fator negativo.

O modelo de trabalho híbrido é, basicamente, aquele que mistura o formato presencial com o home office. Assim, a empresa garante que o colaborador tenha flexibilidade para escolher onde atuar em determinado dia, sem que haja a obrigação de estar fisicamente no escritório. 

Além disso, caso seja necessária a presença de certos profissionais em alguns momentos, é possível escalar os horários de cada um, definindo previamente quando poderão atuar em casa e quando precisarão ir até o local de trabalho. 

Por fim, para as organizações que não podem funcionar apenas remotamente, o trabalho híbrido surge como uma alternativa interessante, capaz de beneficiar tanto os empregadores quanto os colaboradores.

calculadora de rotatividade da Sólides

As principais vantagens

Vamos conhecer os principais benefícios do modelo de trabalho híbrido?

Custos reduzidos

Como o número de colaboradores que vão à empresa diariamente é menor, os gastos com a manutenção do local são diminuídos drasticamente, por exemplo, energia, água, internet, aluguel, equipamentos, vale-transporte etc.

Ainda, dependendo do tamanho da equipe, há a possibilidade de alugar espaços de coworking, com valores mais acessíveis, apenas quando for necessário reunir o time.

Menor rotatividade

Quando os profissionais não têm a obrigação de ir à empresa presencialmente simplesmente para cumprir um horário, eles se sentem mais valorizados em seus cargos e tendem a permanecer mais tempo na função. Além disso, colaboradores e candidatos passam a ter uma melhor percepção sobre a marca.

Comodidade

A possibilidade de trabalhar em casa durante certos períodos é, sem dúvida, bastante cômoda para quem tem uma boa estrutura para fazer o home office. Isso porque, a pessoa não tem que se deslocar e pode fazer tudo o que precisa pela internet.

Ganho de tempo

Uma vez que o colaborador não precisa perder horas no trânsito todos os dias, o modelo de trabalho híbrido permite que ele gerencie melhor como vai gastar o seu tempo, o que traz benefícios para a saúde do contratado.

Assim, além de ser mais produtivo no serviço, o profissional consegue aproveitar os momentos livres para se dedicar a atividades que lhe fazem bem e ter mais contato com familiares e amigos.

ebook sobre saúde mental e cuidados com os colaboradores

Como implementar o trabalho híbrido?

É comum enfrentar dificuldades para implementar o trabalho híbrido, principalmente quando o home office não é uma prática usual na empresa. Por isso, antes de fazer a implementação por completo, é indispensável que haja um bom planejamento de como as tarefas serão realizadas.

Para tanto, procure utilizar as ferramentas digitais ao seu favor, de modo a aplicar tecnologias que possam otimizar o trabalho. Hoje, contamos com o auxílio de plataformas para facilitar a comunicação, fazer o gerenciamento do tempo e organizar o andamento dos projetos.

Mas como a cultura organizacional pode ser prejudicada caso não haja uma boa interação, é uma boa ideia promover ações que integrem o time e façam com que todos se sintam parte da empresa. Ainda, ao fazer os escalonamentos, evite deixar alguém trabalhando em home office por muitos dias seguidos.

Para garantir que não existam problemas com o armazenamento e compartilhamento de arquivos ou questões de segurança, o ideal é que seja contratado algum serviço de armazenamento em nuvem com proteção de dados para que todos tenham acesso aos trabalhos e nada seja perdido no processo.

Por fim, não podemos esquecer que, em alguns casos, é a empresa que se responsabiliza pelos equipamentos que serão usados pelo colaborador, embora muitos contratos ainda estabeleçam que o contratado deve arcar com os gastos em casa.

Cuidados a serem tomados e boas práticas

Em relação à gestão das pessoas, é preciso ter cuidado redobrado para que os líderes consigam motivar a equipe dentro e fora da empresa. Nesse sentido, o uso dos meios digitais de comunicação ajuda muito.

Se os gestores não participam ativamente nas ferramentas online, por exemplo, as chances de que os colaboradores não se engajem e até rejeitem o uso dos canais escolhidos são enormes. Logo, é necessário influenciar as pessoas mesmo à distância.

Outro ponto que merece atenção é o monitoramento do andamento das tarefas. Trabalho híbrido não é sinônimo de liberdade total para a execução dos projetos. Na verdade, algumas organizações optam por usar softwares que controlam o ponto digitalmente e, até mesmo, mensuram quantas horas o profissional destina a cada atividade.

Uma prática que vem sendo adotada é deixar que os próprios colaboradores decidam quando querem trabalhar presencialmente e se realmente querem fazê-lo, de forma que possam escolher ficar em casa se tiverem um melhor desempenho com o sistema remoto.

Agora que você já aprendeu o que é o modelo de trabalho híbrido, como ele beneficia a empresa, como implementá-lo e quais cuidados tomar, coloque seus conhecimentos em prática!

Para ajudar, faça o download gratuito do nosso e-book sobre um novo planejamento estratégico para a retomada pós-pandemia e entenda como você pode planejar o futuro da sua organização com maior eficiência.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments