Minha História com a Solides #7: CCPR

Tempo de leitura: 2 minutos

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de MG (CCPR) é uma organização que reúne produtores de leite de Minas Gerais e Goiás. Ela realiza desde a produção até a distribuição do leite, gerando cerca de 20 mil empregos. Além disso a cooperativa também envolve negócios de armazém e rações, contando com uma equipe de mais de 500 colaboradores.

Hoje vamos contar a história de parceria da CCPR com a Solides. Acompanhe!

Qual era o desafio da CCPR?

Quando a cooperativa não utilizava a solução da Solides, os processos de RH tinham uma série de dificuldades. Isso acontecia principalmente porque a organização conta com diversas filiais pelo estado de Minas Gerais e Goiás.

Os processos seletivos tinham dificuldades logísticas, por exemplo, já que os gestores de cada unidade faziam as entrevistas. Assim, o RH não conseguia aplicar um teste de perfil comportamental nos candidatos, pois a maioria que encontrava tinha que ser aplicado presencialmente.

As promoções eram decididas sem ter uma estratégia por trás e sem saber se determinado colaborador era realmente a pessoa certa para o cargo. Assim, era difícil para a cooperativa conseguir reter os seus talentos.

Como a Solides está ajudando?

O primeiro contato da cooperativa com a solução da Solides foi em 2017, quando a analista de RH da CCPR, Cleisiane, administrava 7 créditos no Profiler para aplicar em processos seletivos. Conforme foi recebendo feedbacks positivos dos líderes, Cleisiane resolveu conversar com sua gestora para que o software de gestão da Solides, o Solides Gestão, fosse utilizado.

Apresentei à minha gestora a proposta comercial para utilizar o software de gestão da Solides, muito mais crédito e possibilidade de atuar de forma mais estratégica (sempre com mais dados). E consegui incluí-lo no orçamento para 2018.

Assim, em 2018 a CCPR começou a usar o Solides Gestão e, desde então, tem utilizado o sistema em seus processos. Cleisiane diz:

Fiz um movimento interno para que todos os colaboradores fizessem o Profiler. Mudança de cultura nem sempre é fácil, mas conseguimos.

A Analista de RH conta também que o Solides Gestão tem ajudado a cooperativa com dados para serem utilizados em processos seletivos e avaliações de desempenho, algumas tarefas eram executadas no papel.

Atualmente, estamos rodando nossa primeira Avaliação de Desempenho dentro do sistema Solides. As avaliações de período de experiência também são feitas no sistema (antes era feita em papel e não conseguíamos fazer levantamento de dados para nos dar orientar quanto às avaliações). Hoje consigo ter dados mais palpáveis para tomar decisões em processos seletivos.

Cleisiane diz que ainda vai executar outros processos pelo Solides Gestão, como pesquisa de clima organizacional e entrevista de desligamento. Além disso, ela pretende usar os dados para ter uma atuação cada vez mais estratégica no desenvolvimento dos colaboradores.

E você? Também quer melhorar os resultados do seu RH e ter uma atuação baseada em dados na sua empresa? Então Clique aqui e utilize o Solides Gestão gratuitamente por 14 dias!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Denilson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Denilson
Visitante
Denilson

Bom Dia !

Com certeza a Solides , fez muita diferença trabalho na empresa e sigo muitos treinamentos sobre gestão de pessoas, e líderança.