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Novo mindset de Recursos Humanos. Se você é profissional da área, mas ainda não ouviu essa expressão, prepare-se. Esse conceito deve fazer parte da sua rotina. Neste artigo, apresentamos o que muda em relação à gestão de pessoas tradicional, as características e os desafios dessa virada de chave no setor.
Você vai entender como o mercado exige que o RH atual seja muito mais estratégico e relevante. Aproveite o conteúdo e o momento para transformar a mentalidade da gestão de pessoas, tanto sua, quanto da sua organização e esteja pronto para potencializar seus resultados e a sua carreira.
O que é mindset em Recursos Humanos?
Mindset significa mentalidade e representa nossa programação mental diária para cumprir tarefas. Por padrão, estamos condicionados a utilizar o aprendizado para realizar as mesmas experiências.
A mudança de mentalidade, portanto, é a tal “virada de chave” na maneira de agir e pensar. Por exemplo, no RH tradicional, o setor era visto como burocrático e processual. Na gestão de pessoas, o funcionário atendia à vontade do chefe, apenas executando tarefas, sem questionar. Enquanto o líder centralizava o controle e delegava demandas.
Atualmente, o mindset organizacional é outro. Hoje, as lideranças não tratam mais com empregados, todos são colaboradores. Ainda, a figura do chefe autoritário deu lugar ao gestor humanizado. E mais, o RH tem papel estratégico, participativo e agregador. Sem contar que a tecnologia foi incorporada para otimizar a rotina, trazer dados e mais estratégia para o profissional.
Novo mindset para gestão de pessoas: hora da virada
A tão falada mudança de mindset fica mais simples de compreender quando descobrimos o que realmente muda na gestão de pessoas. A seguir, confira pontos em que essa nova mentalidade tem impacto direto. Este é o novo mindset do RH.
Transformação digital
As atividades operacionais repetitivas e morosas deram lugar aos processos digitalizados. Assim, o RH pode contar com dados fiéis para ter uma visão ampla dos colaboradores e times. Com a ajuda de indicadores, o setor pode monitorar o desempenho e identificar melhorias necessárias.
Como resultado, o profissional de RH consegue otimizar o tempo e fazer uma gestão mais estratégica, humanizada e ágil.
Tecnologia humanizada
Mesmo com os avanços, o RH não perdeu seu caráter humanizado. Pelo contrário, o profissional da área ganhou mais tempo para se dedicar às pessoas e aos relacionamentos, além de contar com dados reais para tomar decisões muito mais acertadas sobre a vida profissional dos colaboradores.
Portanto, o gestor de Recursos Humanos deve aproveitar o que a tecnologia oferece para gerenciar conflitos, ser proativo e contornar obstáculos. Sem perder o poder de conciliar e motivar, sempre focado nas particularidades dos perfis comportamentais, que, graças a tecnologia, também já é um processo incorporado na gestão.
Automatização de processos
Automatizar processos significa transformar atividades manuais em tarefas com menor probabilidade de erro. Essa é uma condição possível com o novo mindset do RH. Nesse sentido, o que já era uma tendência há alguns anos permanece em alta, tornando o setor mais estratégico e menos operacional.
Gestão de pessoas personalizada
Personalizar a gestão de pessoas, com suporte da inteligência artificial, permite equilibrar a concessão de vantagens aos colaboradores. Sem deixar de lado a manutenção dos interesses e metas da organização. Desse modo, o RH deve unir as necessidades dos times aos objetivos estratégicos da empresa. Negligenciar um ou outro pode ser fatal para o sucesso do negócio.
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Experiência do colaborador
Outra mudança significativa no mindset de Recursos Humanos é oferecer a melhor experiência possível ao colaborador. Independente da modalidade de trabalho — presencial, híbrido ou em home office — as empresas devem estar focadas no bem-estar das pessoas.
Sendo assim, o RH está atento aos diversos fatores que integram as novas formas de trabalho. Seja cuidando da ergonomia, seja amparando as despesas de quem trabalha em casa, como internet e energia elétrica. Por fim, investimentos em employee experience fazem parte do novo mindset nas empresas e devem estar no radar da gestão de pessoas.
Colaborador como cliente
A jornada do colaborador na empresa é tão importante quanto alcançar os resultados. Se antigamente o melhor conselho era “colocar o cliente em primeiro lugar”, a nova mentalidade empresarial é priorizar os recursos humanos.
Sendo assim, ver o colaborador como cliente interno inclui a personalização de benefícios e a qualidade no ambiente de trabalho. Além de oferecer a melhor experiência baseada no perfil comportamental como diferencial competitivo.
O cuidado com as pessoas é positivo para o engajamento e para a motivação dos profissionais. Inclusive, é uma estratégia inteligente para qualificar os processos de recrutamento e seleção e fortalecer o employer branding.
Desafios para o RH
Embora ofereça muitos benefícios, mudar a mentalidade do setor de Recursos Humanos provoca desafios, tanto para os profissionais da área quanto para as lideranças. Sendo assim, convém conhecer os possíveis desafios que o novo mindset pode acarretar.
Para os profissionais
- planejar e organizar demandas corriqueiras com antecedência;
- diminuir as chances de erros em processos periódicos;
- reduzir o tempo gasto com atividades de rotina.
Enfrentar e vencer essas adversidades significa caminhar em direção à virada que o RH precisa.
Para as lideranças
- a nova mentalidade do líder requer o fim da hierarquia autoritária;
- promover uma organização em rede em que a liderança é compartilhada com os colaboradores;
- sustentar um perfil de liderança distribuído com foco na inovação, na autonomia e na capacidade de atualização.
Por sorte, derrubar esses obstáculos é possível com uma grande aliada: a tecnologia. O RH digital consegue fazer mais com menos tempo e recursos. Assim, proporciona condições ideais para focar nos colaboradores e no planejamento do setor.
Após conhecer as características do novo mindset de Recursos Humanos, percebemos que a chave para a mudança está focada no RH estratégico, no papel do profissional de RH e nas lideranças.
Nesse sentido, um analista de RH de pequenas e médias empresas tem grandes responsabilidades. Uma delas é compreender que a hora da virada chegou e as novas tendências do setor apontam a direção.
Por isso, revise os processos, inove nas técnicas e aposte na automação de processos para conquistar um novo mindset de Recursos Humanos.
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