Sem tempo para ler sobre métricas de crescimento? Aperte o play e ouça a narração deste artigo!
Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.
Existem diversas métricas de crescimento para startups e empresas SaaS que podem ser usadas na gestão empresarial. Com elas, é possível ter uma visão mais sistêmica do negócio, tomar melhores decisões e buscar novos investimentos com maior eficácia.
Entre os indicadores, é possível destacar: o custo de aquisição de clientes, a taxa de crescimento mensal e o percentual de conversão de vendas. Veja essas e outras métricas ao longo deste artigo. Boa leitura!
1. Crescimento mês a mês
Um dos maiores atrativos em startups e empresas SaaS é sua escalabilidade, isto é, a capacidade de crescer de forma rápida e saudável. Por causa disso, é importante acompanhar o crescimento mês a mês. Veja a fórmula:
- crescimento (em %) = (receita do mês atual – receita do mês anterior) ÷ receita do mês anterior × 100
Para otimizar o crescimento, é preciso investir em diversos aspectos, especialmente no relacionamento com os stakeholders. Portanto, construa uma relação ganha-ganha com os funcionários, clientes, parceiros e a sociedade em geral.
2. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Entender quanto cada cliente custa é uma importante métrica para balizar os investimentos em marketing e venda. Se o custo de aquisição for muito elevado, é provável que comprometa o lucro e o crescimento do negócio. Confira:
- CAC (em R$) = investimentos totais em marketing e vendas ÷ número de clientes adquiridos no mesmo período
Uma forma de otimizar o CAC é identificar as ações de marketing e vendas mais eficazes para o seu público-alvo, que nem sempre são as mais caras. É possível investir em marketing boca a boca, de relacionamento e digital, por exemplo.
3. Churn Rate
Esse indicador representa a evasão de clientes de uma empresa, isto é, o número de clientes finais que cancelam o serviço/produto recebido. Seu cálculo é simples, porém, precisa de um adequado cadastro dos consumidores. Veja:
- Churn Rate (em %) = cancelamentos realizados ÷ quantidade de clientes no final do período ×100
Imagine que uma empresa de telefonia identificou o cancelamento de 200 clientes no mês de dezembro, sendo que o total de clientes no mesmo período é de 2 mil. Ao aplicar o cálculo, será possível identificar um Churn Rate de 10%.
4. Taxa de Conversão de Vendas
Quantos clientes entram em contato com a empresa ou acessam seu site para que uma venda seja fechada? Esse número pode viabilizar a definição de metas de melhoria, além de prover mais resultados para o time de vendas. Veja o cálculo:
- Taxa de Conversão = total de contratos fechados ÷ número de clientes atendidos ou que acessaram a página da empresa × 100
Para potencializar esse indicador, é preciso identificar o que realmente importa para os seus clientes. Avalie se é o preço, as condições de pagamento, a qualidade ou a performance, por exemplo, depois seja o melhor exatamente nisso.
Como você pôde ver, há diversas métricas de crescimento para startups e empresas SaaS que podem (e devem) ser usadas em seu negócio. Dessa forma, é possível monitorar o progresso, estabelecer metas consistentes e agir de forma estratégica.
Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a nossa lista para receber novidades sobre liderança, gestão de pessoas e negócios. Vamos lá!