Metodologias para avaliação de performance: quais as principais para a sua empresa?

Tempo de leitura: 9 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

Uma das maiores referências em gestão de pessoas, o autor Idalberto Chiavenato ressalta, em uma de suas obras: “avaliar o desempenho de um grande número de pessoas dentro das organizações utilizando critérios de equidade e justiça e, ao mesmo tempo, estimulando as pessoas, não é tarefa fácil”. Logo, para auxiliar o Recursos Humanos nessa tarefa, foram criadas diversas metodologias de avaliação de performance. 

Hoje, avaliar a performance dos colaboradores é uma ferramenta de gestão que ganha cada vez mais espaço nas grandes e pequenas empresas. Isso porque, uma organização que se preocupa com o desenvolvimento e retenção de seus talentos deve ser capaz de avaliar o desempenho dos mesmos com base em dados para que os colaboradores tenham os melhores feedbacks, melhorando a execução de suas tarefas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Veja também:
Ferramenta gratuita: Planilha de Análise de Performance

Quer entender mais sobre as metodologias de avaliação de performance existentes e melhorar sua gestão de pessoas? Acompanhe a leitura deste post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é avaliação de performance e qual sua importância para a empresa?

A avaliação de performance nada mais é que um acompanhamento por meio de algumas metodologias disponíveis que permite avaliar o desempenho dos colaboradores da organização. 

Assim, por meio dela, é possível saber como os membros do time estão contribuindo para os resultados do negócio. Além disso, essa avaliação serve como ferramenta para o levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento de cada profissional ou da equipe como um todo. 

Isso porque, os métodos de avaliação de performance são uma excelente estratégia para identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada colaborador. Desse modo, o RH, junto de gestores e líderes, pode elaborar ações e estratégias buscando melhorias no desempenho do profissional de acordo com seu perfil comportamental.

Nesse sentido, empresa e colaboradores saem ganhando em médio e longo prazo. Isso porque, o colaborador será melhor desenvolvido na sua área de atuação e, como consequência, a empresa conquistará os melhores resultados.

Atualmente, com a constante evolução da área de gestão de pessoas, existem diversos métodos que podem ser utilizados para avaliar a performance dos colaboradores. 

Mas para que gestores e líderes consigam ser assertivos, é fundamental que eles decidam pela metodologia que de fato combine com a cultura da empresa, ambiente organizacional, estilo de liderança, dentre outras características que variam, de organização para organização. 

Quais as principais metodologias de avaliação de desempenho?

Se você quer aplicar avaliação de performance na sua empresa de um modo que ela realmente venha a agregar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos seus colaboradores, conheça agora as principais metodologias que são tendência nas organizações no momento.

Autoavaliação

Esse tipo de avaliação de performance faz com que o colaborador analise a si próprio como pessoa e profissional, além do seu desempenho diante da empresa. 

Trata-se de um método extremamente importante de ser aplicado, pois, por meio dessa autoavaliação, além do profissional poder refletir sobre sua carreira, o gestor também consegue entender se o colaborador tem uma compreensão exata do seu desempenho na equipe. 

Mas para colocar essa metodologia em prática, o RH, junto dos gestores e líderes, pode elaborar um questionário contendo perguntas sobre quais são as principais dificuldades no ambiente organizacional, oportunidades que ele gostaria de ter, desafios, objetivos de carreira, entre outros tópicos.

Outra ferramenta de gestão muito utilizada nas organizações para aplicar a autoavaliação é a análise SWOT, que permite mensurar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente de trabalho.

Avaliação por indicadores

Atualmente, graças ao avanço da tecnologia na área de RH, existem diversos softwares com inteligência de dados que disponibilizam indicadores que podem medir a performance do colaborador. Dentre eles estão:

  • Indicador de iniciativa;
  • Indicador de produtividade;
  • Indicador de qualidade;
  • Indicador de satisfação de cliente;
  • Absenteísmo.

O principal benefício desse tipo de avaliação de performance é que ele é baseado em dados tangíveis e não em achismos. Assim, o gestor pode oferecer feedbacks construtivos ao colaborador apresentando indicadores confiáveis. Ainda, o colaborador sentirá mais confiança na avaliação e no seu gestor.

Avaliação 360 graus

Essa metodologia é muito aplicada atualmente no mercado, pois permite uma visão mais ampla sobre a performance do colaborador. Nesse tipo de avaliação, os colaboradores recebem feedbacks de seus gestores, líderes, colegas de equipe e, até mesmo, de clientes. Por fim, o profissional também realiza sua própria autoavaliação.

Para colocar a avaliação 360 graus em prática, os participantes preenchem um questionário confidencial sobre suas percepções em relação à performance do profissional avaliado.

Aqui, o anonimato é muito importante, pois, é uma forma de garantir que as respostas sejam as mais sinceras possíveis. Além disso, a confidencialidade permite que não ocorra constrangimentos nem por parte de quem avalia, nem por parte do avaliado.

Avaliação 90 graus

Diferente da metodologia anterior, a avaliação 90 graus, também conhecida no mercado como avaliação direta, é realizada pelo gestor direto, quando ele aponta suas percepções em relação aos seus liderados.

Essa metodologia de avaliação de performance é muito utilizada nas organizações mais tradicionais, porém tem sido deixada de lado nas empresas que buscam cada vez mais fazer uma gestão participativa, por se tratar de um método unilateral.

Geralmente, sua aplicação consiste em um questionário em forma de escala, no qual o gestor opta, por exemplo, em uma escala de 1 a 5, pelo nível de performance do colaborador em cada tópico. 

Apesar de ser uma avaliação prática, em um mundo corporativo, onde cada vez mais os colaboradores querem se sentir parte da organização, ela não tem se mostrado tão eficiente, por permitir o ponto de vista de somente um dos lados no processo. 

banner Como fazer avaliação de desempenho com a Sólides

Avaliação por metas e objetivos

Esse tipo de avaliação de performance é muito utilizado em equipes de vendas. Isso porque, é comum nessa atividade que o gestor estipule um número de conversões de vendas e de novos clientes em determinado prazo. 

Assim, por meio de indicadores, como já citado, o gestor consegue analisar a produtividade e qualidade da entrega do colaborador. Desse modo, identifica pontos em que o profissional precisa melhorar e elaborar ações e estratégias para que ele consiga alcançar uma alta performance. 

Avaliação 9 box

A metodologia 9 Box foi criada na década de 80, porém ainda se mostra uma forma simples e assertiva de analisar a performance dos colaboradores de maneira bem visual. 

Trata-se de uma ferramenta que consiste em uma base matricial formada por três linhas e três colunas diferentes: as linhas representam o potencial e têm os nomes, de alto para baixo: A (alto), B (médio) e C (baixo); enquanto as colunas representam a performance e têm os nomes, da esquerda para a direita: 1 (abaixo), 2 (atendendo) e 3 (superando).

Assim, seu objetivo é entender o desempenho e o potencial de crescimento de cada colaborador. Dessa forma, a metodologia 9 box, busca identificar perfis que precisam ser melhor desenvolvidos e também aqueles que já contam com um potencial além das expectativas da organização com grandes possibilidades de crescimento.

9Box Cultural da Sólides

Pensando em otimizar a matriz 9 box, auxiliar o setor de RH, além de gestores e líderes na aplicação dessa avaliação e obter dados confiáveis com base nessa metodologia, a Sólides criou seu 9Box Cultural

Por meio do nosso software, a gestão é feita em quadrantes, que são numerados de 1 a 9. Cada box mostrará o resultado do cruzamento entre o desempenho e o comportamento da equipe.

Assim, de forma simples, é possível entender se o colaborador precisa desenvolver seu fit cultural, alinhando-o com o da empresa ou aprimorar seus talentos para alcançar as metas destinadas a ele, por exemplo.

Ainda, é importante enfatizar que o 9Box Cultural proporciona uma análise estratégica para que o RH não só identifique profissionais de alta ou baixa performance, mas também auxilie em outros processos da área, como no recrutamento e seleção.

Isso porque, com os dados obtidos por meio da ferramenta, o RH, junto aos gestores e líderes, tem acesso aos dados de todos os membros do time. Logo, eles conseguem identificar perfis comportamentais que faltam dentro de cada equipe para que elas possam alcançar seu potencial máximo.

Ainda, o 9Box Cultural da Sólides conta com outras vantagens, como:

  • possibilita a análise rápida e com boa apuração;
  • simples para aplicar e totalmente fácil de compreender os resultados;
  • proporciona informações importantes para uma melhor gestão de talentos;
  • contribui para o fortalecimento da cultura da empresa.

Viu só como existem várias metodologias para avaliação de performance? Agora, cabe a você, como membro do RH, escolher qual deles vai de encontro com a cultura da sua empresa. Essas metodologias existem para facilitar e também proporcionar maior efetividade nessa tarefa tão fundamental que é a gestão de pessoas. 

Além disso, vimos também o 9Box Cultural da Sólides, que se mostra uma ferramenta completa e dinâmica na aplicação de avaliação de performance. Isso porque, além dela otimizar todo o processo, ainda mostra quais caminhos o RH deve percorrer para desenvolver ainda mais os talentos da organização.

Por isso, não deixe de conferir e experimente grátis o 9Box Cultural da Sólides e entenda definitivamente a importância de adquirir esse software para que o seu RH se torne ainda mais estratégico.

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments