Metodologia Lean e produtividade

Tempo de leitura: 5 minutos

Com tantas mudanças acontecendo e tantas maneiras existentes de executar processos dentro de empresas, as alternativas que prometem economizar capital, energia e tempo, são, obviamente, as mais visadas.

É possível que você saiba que o papel de uma gestão dentro de um negócio é mais do que apenas gerir de fato. As variáveis citadas acima, o capital, a energia e o tempo, são atualmente valores reais dentro das empresas e uma gestão tem total força sobre esses fatores.

Com o objetivo de adotar um modelo de gestão de processos internos que priorize esses valores nas organizações, muitas delas estão optando por modelos de gestão e negócio que têm o foco maior na produtividade e vêm conquistando resultados reais.

O que é Metodologia Lean e por que ela influencia na produtividade dos colaboradores?

Metodologia Lean ou Lean Thinking, são os termos usados para nomear uma espécie de procedimento implantado dentro de negócios em geral com o objetivo de otimizar todos os processos internos e gerar resultados satisfatórios. A tradução mais correta para o termo seria metodologia enxuta, o que já pode nos dizer muito sobre o que se trata.

O pensamento em si surgiu através do Sistema Toyota de produção há décadas. De lá pra cá, ela foi se adaptando às mudanças da época, aos diferentes contextos e setores do mercado, de forma que não continuasse limitada apenas às indústrias. Por esse motivo, atualmente é possível adaptar e aplicar a Metodologia Lean a qualquer negócio.

Basicamente, esse pensamento assume que existem diversos desperdícios nos sistemas presentes dentro de empresas. Esses desperdícios podem ser os mais variados, sejam eles de dinheiro, recursos em geral, tempo ou qualquer outra coisa. Assumindo que esses desperdícios sejam reais, a metodologia, então, busca diminuí-los ou eliminá-los da melhor maneira, fazendo com que todos os processos sejam os mais “enxutos” possíveis.

A produtividade surge como uma consequência de todo esse seguimento. Quando se elimina desperdícios, se elimina também etapas desnecessárias de processos que, na maioria das vezes, fazem uma diferença extrema para a rotina do colaborador. Qual seria o impacto na rotina dos seus colaboradores se eles possuíssem mais tempo para realizar outros projetos internos ou se dedicar mais aos que já realizam?

Esse tipo de compreensão pode parecer óbvia quando abordada aqui, porém, são poucos os negócios que enxergam qual seria o seu impacto real. A eliminação de desperdícios não está limitada a apenas uma área. Pelo contrário, como já falamos, ela pode estar presente tanto em processos de produção em si, quanto na rotina do colaborador, e é nesse momento que a produtividade está envolvida.

Como colocar a Metodologia Lean em prática com o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores?

Faça com que simplificar seja uma prioridade

Em primeiro lugar, se o departamento de RH da sua empresa não conhece muito profundamente essa metodologia, apresente para eles as possibilidades e os resultados internos que ela poderia trazer. É preciso que todo o negócio esteja caminhando em sintonia e que o objetivo de simplificar seja uma prioridade dentro do departamento.

A implantação de procedimentos como este dentro da realidade de uma empresa requer mais do que força de vontade. Se o departamento de RH tem o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores através do Lean Thinking, sua primeira missão e talvez a mais difícil, é pesquisar sobre a rotina de trabalho dos colaboradores de forma profunda e em conjunto com os demais setores. Essa pesquisa tem o objetivo de identificar tudo o que poderia ser eliminado a fim de deixar só o que realmente é essencial.

Invista em tecnologias que otimizem processos e integre funções

Quase sempre é assim, utilizamos milhares de ferramentas, aplicativos e programas, cada um desempenhando uma função. Utilizar ferramentas para otimização de processos já é em si um adianto mas talvez não seja a melhor opção.

Obviamente, é impossível reunir tudo em um só lugar. No entanto, sempre que possível, é interessante utilizar ferramentas que possuam o máximo de aplicabilidade possível, com o objetivo de tornar as funções mais integradas e o fluxo mais contínuo, sem interrupções desnecessárias entre uma tarefa e outra.

Se o objetivo final é “enxugar”, então buscar alternativas que tornem os processos mais simples é um passo importante. Por isso, é interessante que você conheça o Solides Gestão, um software que reúne os focos principais de uma gestão eficiente em um só lugar.

Acompanhe o curso das coisas e administre as suas estratégias

Toda nova estratégia precisa ser acompanhada de perto quando aplicada. Esse acompanhamento é um dos responsáveis pelo sucesso e pela manutenção do que se está fazendo dentro de um negócio.

Por esse motivo, não hesite em realizar esse controle através de números, tabelas, estimativas e previsões. Os dados que vão sendo coletados ao longo da aplicação da Metodologia Lean serão um grande auxílio para a tomada de decisões estratégicas futuras.

Se você gostou do nosso conteúdo, faça o download do nosso ebook Produtividade Corporativa e aprenda mais sobre a produtividade dentro das empresas!

ebook_podutividade_corporativa

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of