Metas de RH: quais as principais e como definir com foco em resultados

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos os tipos de metas, não importa o setor ao qual elas são destinadas, são criados com o objetivo de corresponder às demandas e objetivos da empresa. Dessa forma, as metas de RH seguem a mesma regra.

Isso porque, as metas estabelecidas no departamento devem estar de acordo com as expectativas do negócio, caso contrário, não serão eficazes. Além disso, elas precisam ser mensuráveis e apontar um crescimento para o setor.

Quer entender mais sobre quais são as principais metas para RH, por que elas são importantes e como defini-las? Continue a leitura!

O que são metas de RH? 

Podemos chamar de meta a projeção quantificada de um resultado que a empresa espera obter em determinado período. Assim, ela é orientada para o desenvolvimento da organização e do próprio setor, podendo ser monitorada por meio dos indicadores de desempenho. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Hoje, já se entende que o capital humano é um dos recursos mais valiosos de uma instituição. Dessa forma, as metas de RH estão relacionadas tanto com a satisfação e bem-estar dos membros da equipe quanto com os resultados obtidos por esses profissionais.  

Mas é importante entender que existe uma diferença entre os conceitos de meta e objetivo. Enquanto o objetivo é uma projeção a longo prazo, a meta é um desdobramento do objetivo, que leva um tempo mais curto para ser alcançado. 

A importância da definição de metas para RH

As principais metas do RH atuam como um direcionamento que mostra para onde o setor deve ir e qual o caminho a ser percorrido. Esse direcionamento é fundamental para que o departamento atue de forma estratégica e priorize as ações mais importantes para seu desenvolvimento. 

Sendo assim, empresas que não definem metas para o RH, acabam realizando uma gestão muito mais operacional, voltada apenas para a resolução de problemas pontuais burocráticos, o que limita as possibilidades de desenvolvimento e inovação dentro do departamento. 

Tipos de metas de RH

As metas do departamento de Recursos Humanos podem variar consideravelmente de acordo com o contexto e com o setor ao qual a empresa faz parte.

Em muitos casos, o que é ideal para uma determinada empresa pode ser ruim para outra. Por essa razão, o primeiro passo é entender em que contexto a sua organização se encontra para começar um planejamento.

Nesse sentido, podemos dividir as metas de RH em dois principais tipos: operacionais e estratégicas. As metas operacionais são aquelas referentes às atividades cotidianas do departamento, como os prazos para a conclusão de atividades, por exemplo, folha de pagamento e gestão de benefícios. 

Já as metas estratégicas têm relação com os indicadores de desempenho situacionais. Para tanto, existem algumas métricas tradicionais do RH que merecem atenção no momento do estabelecimento de metas estratégicas, são elas: 

  • rotatividade e retenção;
  • engajamento;
  • produtividade;
  • retorno de investimento;
  • headcount;
  • vagas fechadas no prazo;
  • turnover recente.

Acompanhar esses indicadores é importante para que o RH entenda a situação atual da empresa e saiba o ponto de partida, para então, direcionar suas metas de modo que elas sejam atingíveis e mensuráveis a médio e longo prazo.

Leitura recomendada: Conheça os 20 indicadores para RH que você precisa acompanhar!

Como definir metas para o RH?

Além de conhecer os principais indicadores da área de RH, é importante tomar alguns outros cuidados na hora de definir metas. O primeiro ponto é que elas precisam seguir alguns parâmetros, devendo ser:

  • específicas;
  • mensuráveis;
  • atingíveis,
  • relevantes;
  • temporais. 

Mas também é necessário entender as necessidades da empresa e das demais áreas em relação ao RH. Nesse contexto, imagine que uma das principais dores da organização seja os custos do recrutamento e seleção, por conta do tempo de processo e quantidade de etapas. 

Nesse caso, um dos exemplos de metas de RH que poderia ser implementado é a contratação de ferramentas que otimizem esse processo e o tornem mais dinâmico e efetivo.  

Assim, é com base nas necessidades do negócio que o RH deve definir as metas e, então, estabelecer um plano de ação para o alcance delas.

Ao elaborar o plano, veja o que precisa ser feito, qual o orçamento disponível e quem será o responsável por cada uma das ações. Além disso, descubra ferramentas que podem ser contratadas e o prazo para que cada ação seja implementada e comece a trazer retorno. 

Desdobrando suas metas em pequenas ações, será mais fácil trazer previsibilidade ao processo, garantindo um progresso contínuo e mensurável. 

banner para baixar ebook sobre ROI em gestão de pessoas: calcule e entenda as vantagens de investir no seu RH-metas de rh

Monitoramento de resultados

Depois de definidas as metas a curto prazo e o plano de ação que será implementado, é preciso que o RH se dedique a avaliar cada ação individualmente, monitorando os resultados obtidos por meio dos indicadores. 

Dessa forma, será possível entender se as ações estão tendo o desempenho esperado para o alcance das metas ou se é necessário alterar o direcionamento e mudar a tática, ou mesmo o orçamento, para melhorar esses resultados. 

Próximo passo!

Como vimos, as metas de RH são uma importante projeção para o desenvolvimento do setor dentro da organização e garantem uma gestão muito mais estratégica e orientada. 

Quer saber como o seu RH pode se tornar ainda mais estratégico, alcançando um papel de protagonismo na empresa? Baixe nosso e-book gratuito: Tendências e Estratégias para um RH Extraordinário.  

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fatima

Amei a matéria, bem explicado e de fácil entendimento

Giuliano Sales

Ei, Fátima. Tudo bem?
Ficamos muito felizes em saber que conseguimos produzir um conteúdo que ajudou você.
Agradecemos o seu feedback e esperamos você em outros conteúdos.
Abraços.