Mentoria de carreira: o que é e como funciona?

Descubra o que é mentoria de carreira e como encontrar um mentor
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Se você não sabe como dar o primeiro passo no mercado ou sente que a sua carreira está estagnada, chegou ao lugar certo. Nesse conteúdo falamos sobre mentoria de carreira e como essa ferramenta pode ajudar a rever sua rota profissional. 

A mentoria pode identificar se o mentorado precisa desenvolver competências ou adquirir habilidades para qualificar seu perfil. Durante o processo, o participante recebe feedbacks, orientações e dicas, além de contar com a experiência de quem já se estabeleceu no mercado.

Continue a leitura e descubra como a mentoria de carreira pode fazer a diferença na sua trajetória profissional, independente dela estar no início ou precisando se reinventar. 

O que é mentoria de carreira?

Mentoria, também chamada mentoring, é um processo de apoio profissional prestado a pessoas que desejam aconselhar-se ou definir novos caminhos para suas carreiras. A mentoria pode ser individual ou em grupo, sempre coordenada por um mentor. 

Por norma, o mentor é alguém experiente na sua área de atuação, capaz de contribuir com visão apurada, vivência e conhecimento. 

Por isso, profissionais admirados ou com trajetória reconhecida no mercado costumam se tornar bons mentores de carreira. 

A pessoa mentora pode ser um profissional admirado no mercado ou alguém que tenha passado por um processo de reconfiguração de percurso. O mentor também pode ser especialista com amplo conhecimento na área de atuação. 

E qual o objetivo da mentoria de carreira? Ela serve para o compartilhamento de experiências e vivências, mostrando a realidade da profissão. Assim, como mentorado você consegue organizar seus planos e descobrir novos caminhos. 

Curso grátis!

O que faz um mentor de carreira? 

Considerando que um mentor de carreira é um profissional experiente, seu papel é compreender as necessidades do mentorado para orientá-lo a superar dificuldades. 

Sendo assim, a mentoria funciona como uma ação personalizada e aplicada de maneira diferente, conforme a necessidade do mentorado. 

Por ser personalizado, o estilo de mentoria também costuma variar. Portanto, cada mentor orienta um grupo ou indivíduo aplicando direcionamentos específicos para cada objetivo. 

Qual a importância da mentoria?

A mentoria ajuda profissionais a crescerem e se especializarem em suas áreas de atuação. No entanto, esse não é o único benefício, confira.

Espaço para tirar dúvidas

A mentoria é o espaço ideal para esclarecer questionamentos sobre determinado cargo ou empresa. O mentor costuma utilizar exemplos reais, baseados na própria experiência, para auxiliar o mentorado. 

Tirar dúvidas é uma maneira para repensar se a profissão escolhida é o que você deseja de fato para o futuro, identificar gaps e descobrir se está no caminho certo. 

Direcionamento de carreira

Uma profissão pode oferecer diferentes caminhos e possibilidades, dificultando as escolhas. Nesse sentido, a mentoria pode dar o direcionamento necessário para entender quais etapas você deve seguir para atingir seus objetivos profissionais. 

Aceleração profissional

Seja iniciando uma trajetória ou buscando uma transição, a mentoria ajuda a impulsionar o profissional e fazê-lo crescer. No processo de mentoring você poderá definir metas e objetivos claros a partir de exemplos práticos transmitidos pelo mentor. 

Oportunidade para fazer networking

Uma mentoria é o espaço propício para criar uma rede de contatos, ampliando a conexão com especialistas renomados na área onde você quer atuar ou já atua. É a oportunidade de se conectar com profissionais que estão em evidência e podem inspirar seu percurso. 

Atingir metas profissionais

A mentoria de carreira é essencial para auxiliar os profissionais a atingirem suas metas. Ela funciona como um portal para boas ideias, dando suporte e segurança ao mentorado para atingir seus objetivos. Muitas vezes, antes mesmo do processo de mentoria terminar. 

O que esperar de uma mentoria de carreira?

Ao participar de uma mentoria, as expectativas são altas. Afinal, estamos tratando de carreiras e sonhos. Por isso, antes de passar pela experiência, entenda o que podemos esperar dela. 

Perguntas relevantes

O mentor quer conhecer seu mentorado. Sendo assim, prepare-se para falar bastante sobre você e sobre sua trajetória profissional. Para proporcionar reconhecimento inicial, as perguntas estão concentradas na primeira sessão.

É a oportunidade para relatar sua carreira, formação acadêmica, objetivos futuros e expectativas para o processo de mentoring. O mentor pode fazer perguntas sobre sua vida pessoal com objetivo de identificar melhor seu perfil.

Plano de carreira

Para entender de fato o que precisa fazer para alcançar objetivos profissionais, o mentor precisa saber o que você pretende na carreira. Vocês descobrirão juntos o melhor caminho para conduzir seu plano profissional. 

Você ainda não tem um planejamento? Não tem problema. A mentoria é a oportunidade ideal para traçar metas e esboçar um projeto coerente com seus anseios. 

Conselhos e dicas

Grande parte da mentoria será dedicada ao compartilhamento de experiências. Lembre-se que o mentor é alguém com bagagem suficiente para nortear diferentes tipos de carreiras. Nesse sentido, prepare-se para “ouvir a voz da experiência”. 

Aproveite a oportunidade para entender melhor sua área de atuação ou o mercado de trabalho onde planeja ingressar. 

Exemplos e histórias inspiradoras

Pela trajetória consolidada, o mentor de carreira consegue transmitir experiências enriquecedoras aos mentorados. As sessões trazem exemplos práticos e histórias vivenciadas por pessoas reais. 

O mentor pode falar sobre empregos anteriores, desafios enfrentados, conquistas e estratégias utilizadas para atingir propósitos. Com esse compilado de informações você poderá aproveitar o que serve para seu processo e aplicar os conhecimentos como for conveniente. 

Feedbacks sobre carreira

As sessões de mentoria incluem dinâmicas de feedback para dar retorno ao mentorado sobre o andamento do processo. Assim, o participante terá um olhar externo para compreender o que está funcionando e quais estratégias precisam ser revistas. 

Vale destacar que em mentorias externas, a avaliação do mentorado costuma acontecer mais ao final do processo. Afinal, mentor e mentorado não se conhecem e precisam de mais tempo para a construção de feedbacks. 

Enquanto nas mentorias realizadas nas empresas, o feedback pode vir no início, principalmente pelo mentor já conhecer o participante e acompanhar seu trabalho. 

Escuta ativa

O mentor é um profissional acostumado a agir com empatia em relação ao mentorado. Ele compreende as angústias de quem está buscando seu caminho, geralmente acompanhado por muitas dúvidas. 

Nesse contexto, embora a mentoria apresente um caráter hierárquico entre mentor e mentorado, na prática, as sessões funcionam em um processo mútuo de escuta ativa

É uma troca onde coexistem a experiência e o interesse. O mentor transmite conhecimento e simultaneamente aprende muito com o mentorado. 

Experiência valiosa

Por fim, o participante de uma mentoria pode esperar uma oportunidade transformadora. Trata-se de uma experiência única capaz de oferecer caminhos e redefinir trajetórias. É um espaço para cultivar relacionamentos enriquecedores e ter acesso a profissionais capacitados. 

Uma mentoria de carreira consegue mostrar ao mentorado quais estratégias precisa adotar para seu desenvolvimento profissional.  

Como encontrar um mentor de carreira? 

Se você chegou até aqui e confirmou que mentoring é seu próximo passo, surge a dúvida: como encontrar um mentor de carreira. Por isso, trouxemos dicas para auxiliar na missão. 

Busque indicações

É possível encontrar bons mentores em sites de busca ou no LinkedIn, por exemplo. No entanto, confie no poder de uma boa indicação. Pergunte a colegas de trabalho, a seus professores ou amigos. Com certeza eles conhecem um profissional competente na área da mentoria. 

A seguir, pesquise sobre o mentor de carreira indicado para descobrir informações sobre a metodologia, estilo e resultados. 

Pesquise referências

Com as indicações de possíveis mentores, peça referências. Use as redes sociais para isso ou converse com pessoas próximas. Questione sobre a formação do profissional, empresas onde atuaram, habilidades e estilo de mentoria. 

Com essas informações conseguimos analisar se a pessoa mentora pode contribuir com sua carreira. Ter referências transmite segurança ainda na fase de planejamento. 

Consulte seu networking

Muitas vezes um mentor de carreira já passou por sua vida. Revise sua memória para encontrar um profissional sênior com o qual você se relacionou, um professor marcante ou um chefe que fez a diferença na sua trajetória. 

Neste conteúdo você conheceu o conceito de mentoria de carreira, como ela funciona e quais as atribuições de um mentor. Ainda, trouxemos inspirações para a preparação prévia das sessões e dicas para aproveitar ao máximo o tempo com o especialista. 

Tenha em mente que a mentoria é uma oportunidade para o desenvolvimento. No entanto, o processo não exclui o aprendizado contínuo. Use a mentoria de carreira para adquirir novas habilidades profissionais e levar sua carreira a outro patamar. 

Se você gostou de saber mais sobre o assunto e quer encontrar novas oportunidades de trabalho, acesse nosso Portal de Vagas

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima