O que as melhores empresas para se trabalhar têm em comum?

Tempo de leitura: 6 minutos

A cada ano, um ranking é divulgado com as melhores empresas para se trabalhar, com base na opinião de seus colaboradores. Em geral, essas organizações adotam práticas semelhantes em prol da valorização da equipe e da qualidade do ambiente de trabalho.

Do contrário, quando uma empresa que não se preocupa em manter um bom clima organizacional e não acompanha as necessidades do time, acaba desmotivando as pessoas e tem sua produtividade reduzida de forma significativa.

Já as melhores empresas para se trabalhar dão atenção redobrada ao seu maior ativo: os recursos humanos. Mas o que elas têm em comum para serem tão reconhecidas no mercado? Aproveite a leitura e confira! 

Melhores empresas para se trabalhar: o que elas têm em comum?

As melhores empresas para se trabalhar têm muito em comum, desde a priorização das pessoas à responsabilidade social e ambiental. Que tal conhecermos alguns dos principais pontos?

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Ambiente acolhedor

Imagine que é seu primeiro dia em uma empresa. Quando você chega, ninguém responde seu bom dia. Além disso, ainda não há uma mesa para você e dizem para esperar o chefe, que ironicamente não chegou. Enquanto aguarda na recepção, oferecem água em um copo meio sujo. Por fim, você consegue escutar duas pessoas brigando dentro do escritório.

Conseguiu imaginar a situação? Para a maioria dos profissionais, seria um momento bastante desagradável. Talvez até se questionariam se realmente querem trabalhar ali ou se simplesmente se levantarão e irão embora.

Isso acontece porque esse tipo de organização não consegue transmitir uma boa imagem e, mais que isso, uma boa experiência de trabalho. Sendo assim, invista em um ambiente acolhedor, em que os colaboradores se sintam à vontade e tenham motivação para trabalhar

As pessoas são prioridade

Pode parecer óbvio, mas precisamos priorizar as pessoas e, infelizmente, muitas empresas ainda não fazem isso. É claro que queremos bons resultados e lucratividade, mas sem pessoas felizes é difícil manter a produtividade e os altos números.

Logo, não adianta criar ações que não atendam às reais necessidades do time. Portanto, busque sempre ouvir a equipe e entender seus problemas para conseguir ajudá-los da melhor maneira possível. 

Os colaboradores estão felizes e satisfeitos com seus trabalhos? É interessante promover conversas de feedback com frequência para que você possa conversar com o profissional e ouvir o que ele tem a dizer.

como fazer pesquisa de clima - ebook

Plano de carreira

Um plano de carreira é um projeto que especifica o que a pessoa pode alcançar. As melhores empresas para se trabalhar já contam com planos de carreira para seus colaboradores. Isso significa que há a possibilidade de crescimento dentro da própria organização.

Quando não há um plano de carreira com base em mérito, o profissional se sente estagnado em seu trabalho e, em algum momento, acaba procurando por novas oportunidades em outras instituições.

Oferecem benefícios aos colaboradores

Disponibilizar benefícios aos colaboradores é uma prática comum dentre as boas empresas. Se forem personalizados de acordo com as necessidades de cada um, melhor ainda. Os benefícios também contribuem para atrair novos talentos, uma vez que são um diferencial no mercado. 

Os profissionais percebem que são valorizados quando recebem benefícios, tais como plano de saúde e participação nos lucros da organização. Afinal, de nada adianta ter um ambiente de trabalho bacana se todos os contratados atuam como PJ e precisam arcar com todos os custos sozinhos.

Investem em desenvolvimento e capacitação

A empresa deve investir no desenvolvimento e capacitação dos seus profissionais, por meio de cursos, workshops, palestras e outras formas de educação. Não faz sentido que a pessoa pague com dinheiro do próprio bolso, pois, a organização é beneficiada quando tem um colaborador eficiente

ebook_elaborar_pdi_com_a_sólides

Responsabilidade social e ambiental

Atualmente, tanto os clientes quanto os colaboradores prezam por empresas com responsabilidade social e ambiental, principalmente com o aumento das discussões em torno da sustentabilidade. O profissional, inclusive, fica mais motivado quando sabe que seu trabalho terá um impacto no mundo em que vive.

Certificação Great Place To Work

O Great Place To Work vem atuando desde a década de 80, para identificar as melhores empresas para se trabalhar com base no que dizem os seus colaboradores e não os gestores.

Enquanto muitos profissionais odeiam seus chefes e trabalhos, ainda existem pessoas que amam aquilo que fazem, assim como seus colegas de trabalho e as organizações em que atuam. 

Para a instituição, o segredo do sucesso é criar um ambiente em que as pessoas se sintam integradas e parte de um grupo para que realmente tenham vontade de executar suas tarefas com qualidade.

As melhores empresas para se trabalhar são certificadas pelo GPTW. Um exemplo é a Sólides, reconhecida desde 2017. A certificação é válida por doze meses e garante que a organização participe dos rankings e outros eventos exclusivos. 

Qual a importância da gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é, basicamente, a aplicação de estratégias que contribuem para valorizar o capital humano de uma empresa. Envolve, portanto, questões como o engajamento, a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores.

Quando cada um sabe qual é o seu papel na equipe e como pode melhorar o seu trabalho, os resultados aumentam significativamente. Entretanto, gerir profissionais com eficiência não é fácil e a responsabilidade é justamente da equipe de RH.

Hoje, a tecnologia já permite a existência de diversas ferramentas para auxiliar na otimização dos processos que antes eram extremamente demorados. Assim, a tomada de decisões e o planejamento estratégico são feitos de modo mais rápido, com base em dados coletados pela instituição.

Dessa maneira, fazer uma boa gestão de pessoas significa saber ouvir os colaboradores, dar feedbacks constantes, acompanhar de perto o trabalho da equipe, garantir uma comunicação clara entre todos e motivar o time.

Como vimos, os benefícios são inúmeros, incluindo a redução da rotatividade de profissionais, melhoras no clima organizacional, aumento na produtividade, maior competitividade em comparação com a concorrência e, é claro, resultados superiores.

Agora que você já sabe o que as melhores empresas para se trabalhar têm em comum e que os recursos humanos são extremamente importantes nessas organizações, saiba como a Sólides pode ajudar você a fazer uma melhor gestão de pessoas!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments