MBTI é a sigla para “MyerBriggs Types Indicator” e traz o nome de seus idealizadores: Carl Gustave Jung, Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers. Trata-se de um método de avaliação que vem sendo utilizado frequentemente pelas empresas há, pelo menos, 80 anos e tem o objetivo de facilitar o entendimento do tipo psicológico de cada colaborador. Conseguir identificar o perfil psicológico dos colaboradores é uma maneira de conseguir motivá-los e engajá-los em suas demandas. Por meio da análise comportamental é possível aprimorar a gestão de pessoas e avançar na qualidade estratégica do RH. Preparamos um post para você conhecer mais sobre o MBTI. No decorrer do conteúdo, abordaremos o conceito, origem, benefícios, as principais personalidades e tudo sobre o método. Quer aprender mais? Então, vem com a gente!

O que significa MBTI e qual a sua origem?
Como dissemos, MBTI é a sigla de Myers-Briggs Type Indicator, que traduzindo seria Indicador Tipológico de Myers-Briggs, ou seja, faz referência aos sobrenomes das criadoras desse método. Trata-se de um teste que ajuda o RH a identificar a personalidade de cada pessoa que está sendo avaliada. O método foi criado pelas psicólogas Katharine C. Briggs e Isabel B. Wyers e baseado nos estudos do psiquiatra Carl Gustav Jung. Ainda, o MBTI surgiu em 1943 para medir as principais preferências psicológicas de um colaborador. Isso mostra como ele percebe e vê o mundo ao seu redor.Quais são os tipos de personalidades existentes no MTBI?
De acordo com as criadoras desse método, para o MTBI existem 16 tipos de personalidade, sendo distribuídas de acordo com as características principais. Veja algumas:- Introversão + Sensibilidade + Pensamento + Julgamento (ISTJ): são os colaboradores mais metódicos, práticos e bastante apegados ao que já funciona, ou seja, são difíceis de aceitar a mudança;
- Extroversão + Sensibilidade + Sentimento + Discernimento (ESFP): são os profissionais amigáveis, brincalhões e com bastante energia. Sempre trazem um bom clima para a empresa e animam a equipe;
- Extroversão + Intuição + Sensibilidade + Julgamento (ENFJ): são os mais sociáveis e carismáticos. Atraem sempre os olhares das demais pessoas e, normalmente, estão em cargos de liderança;
- Introversão + Intuição + Pensamento + Discernimento (INTP): são os mais racionais, curiosos e têm uma característica comum, a de serem mais produtivos quando trabalham sozinhos.
- os racionais — aqueles que estão sempre em busca de conhecimento e podem ser encontrados nas profissões de engenheiro, coordenadores etc.;
- os idealistas — aqueles que estão em busca de identidade, como os advogados e mentores;
- as sentinelas — aqueles que buscam segurança, como os protetores, gestores etc.;
- os artesãos — aqueles que estão sempre em busca de sensações, como os brincalhões e os operadores.
- para o desenvolvimento de liderança;
- na formação de uma equipe;
- no processo de recrutamento e seleção de novos candidatos;
- na escolha de carreira.
Quais os benefícios do MBTI?
Inúmeras são as vantagens do MBTI, começando por sua credibilidade. Afinal, é um dos testes mais confiáveis para identificar corretamente as características da personalidade de uma pessoa. Além disso, a praticidade do processo é uma das vantagens de aplicar esse tipo de avaliação. Outros benefícios do MBTI são otimização de tempo, assertividade e resultados concretos.Qual a aplicação do método?
O MBTI tem como objetivo identificar o perfil psicológico dos colaboradores para, por meio dele, reaproveitar as competências emocionais e profissionais dentro das atividades de uma organização. Assim, é possível estudar e levantar os diversos tipos de comportamento psicológicos, ou seja, indicar os aspectos de personalidade de cada indivíduo para conhecer suas preferências e ter meios de fazer com ele que atinja o seu potencial máximo. A metodologia seleciona as pessoas dividindo-as entre um dos 16 tipos psicológicos apresentados por Jung, considerando suas características, potenciais, pontos fortes e fracos, podendo assim entender melhor a personalidade e o comportamento. Além disso, o método pode indicar os melhores meios para evoluir relacionamentos e aptidões, seja para o desenvolvimento profissional, seja para o pessoal, fazendo com que cada indivíduo possa reconhecer seus próprios talentos. Como resultado, temos a elevação da autoestima e do engajamento. O profissional se mostra mais disponível ao trabalho, às suas funções adequando-se às posições que melhor se relacionam com suas habilidades. A ideia é que, quando um colaborador reconhece o próprio tipo psicológico, ele cria condições de realizar mudanças favoráveis na sua vida pessoal, enquanto desenvolve uma interação mais forte com os companheiros de equipe e consegue, assim, deslanchar sua vida profissional.MBTI para melhorar a qualidade de vida
Segundo as criadoras do método, a maior parte dos conflitos que encontramos em nossa vida profissional e pessoal, bem como o estresse que adquirimos, são resultados de desentendimentos, que são promovidos por pessoas bem intencionadas, mas de forma que acabam criando divergências. Todas as pessoas podem melhorar sua qualidade de vida, quando entendem como agem, como se comportam e quais são os meios que utiliza para reunir e processar informações. Com esse conhecimento é possível estabelecer uma interação mais harmônica, com maior colaboração, podendo também compreender e aceitar as diferenças. Isso garantirá que a comunicação com outras pessoas seja mais fluída, mais racional. O MBTI procura descobrir os pontos para melhorar o comportamento das pessoas — que são os mais diversificados — segundo os padrões de Jung sobre os tipos psicológicos que, segundo o estudioso, não se trata de um comportamento superficial, fazendo parte do caráter e personalidade de cada pessoa.A aplicação do MBTI nos colaboradores
A aplicação na empresa pode trazer inúmeros benefícios à organização, propiciando melhora em diversos aspectos, ou seja:- pode ajudar a identificar características de liderança;
- também ajuda a identificar e reduzir focos de conflitos nas relações interpessoais;
- pode ajudar a adequar os perfis pessoais com determinadas atividades;
- fornece o apoio necessário para o autoconhecimento;
- consegue criar meios para melhorar a comunicação;
- valoriza a diversidade das características pessoais, criando maior respeito pelas diferenças;
- oferece subsídios para lidar melhor com situações estressantes;
- mostra mais facilmente como está o clima organizacional de uma empresa, se aplicado coletivamente;
- consegue mostrar um modelo lógico, com informações sobre a personalidade de cada colaborador.