Marketing pessoal: o que é e como fazer?

Conheça estratégias de marketing pessoal
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

Quem está em busca de uma vaga de emprego precisa se preparar para atrair a atenção dos recrutadores e se destacar dos concorrentes. Uma das estratégias indicadas é apostar em um bom marketing pessoal. Com as técnicas certas, você consegue promover sua imagem profissional e alcançar uma maior credibilidade no mercado. 

Quer entender melhor quais ações podem ser planejadas e implementadas para melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho? Neste conteúdo, explicamos o que é o marketing pessoal, por que ele é importante e como realizá-lo de forma eficiente. Confira mais sobre o assunto na leitura. 

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para fortalecer e promover a imagem de um profissional no mercado de trabalho. A estratégia utiliza ferramentas do marketing tradicional, direcionadas na promoção de pessoas. Seu objetivo é aumentar a autoridade e a visibilidade do indivíduo dentro de sua área de atuação. 

Esse tipo de estratégia pode ser utilizado por quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego, graduados recentes, profissionais em transição de carreira ou mesmo aqueles que querem prospectar novos clientes e conseguir promoções dentro das empresas onde já atuam. 

Qual a importância do marketing pessoal?

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido, por isso, se destacar em meio aos outros profissionais qualificados não é tão simples quanto parece. Nesse cenário, investir no desenvolvimento da sua marca pessoal pode ser o segredo para ter mais possibilidades de trabalho. 

Entre as grandes vantagens desse tipo de estratégia, podemos citar:

  • Atrair mais atenção para o seu trabalho;
  • Mostrar suas habilidades e competências;
  • Aumentar a confiança de empresas e clientes no seu trabalho;
  • Destacar você da concorrência;
  • Garante mais credibilidade e autoridade na área de atuação.  

Essa estratégia é ainda mais importante para aqueles que estão em busca de uma vaga de emprego. Isso porque, muitas das técnicas envolvidas na construção do marketing pessoal também ajudarão o profissional a se preparar para entrevistas e outras etapas do processo. 

Como fazer o meu marketing pessoal?

Assim como em uma empresa que deseja melhorar seu marketing, o desenvolvimento do marketing pessoal também exige algum planejamento. É indicado que você crie um plano de ação com tarefas e estratégias que devem ser seguidas para obter sucesso. 

A seguir, listamos algumas dicas importantes para a construção da sua marca pessoal. 

Crie a sua identidade

O autoconhecimento é o primeiro passo para você construir sua marca pessoal. É preciso refletir sobre habilidades, competências, anseios, objetivos e valores para criar uma identidade forte. 

Além disso, o profissional deve definir qual o seu público-alvo, ou seja, quais empresas ele quer atingir e atrair. A partir desse conhecimento, é possível identificar qual o seu posicionamento no mercado e adaptar sua mensagem de acordo com os empregadores desejados. 

Outro ponto importante é entender qual o seu diferencial em meio à concorrência, que faz com que você se destaque dos demais e se torne uma melhor alternativa de contratação. Para isso, é válido fazer uma autoanálise e entender o que você tem a oferecer, que ainda não está sendo oferecido no mercado.

Curso grátis!

Desenvolva um bom currículo

O currículo funciona como um cartão de visitas do profissional. Ele é um resumo de todas as suas experiências, qualificações e habilidades interpessoais e técnicas e deve ser formatado e organizado de forma clara, para que os recrutadores conheçam a sua trajetória. 

O ideal é que você personalize o currículo de acordo com a vaga para a qual deseja se candidatar. Adicionando palavras-chaves e termos coerentes com a descrição da vaga, para se destacar, caso a seleção seja feita utilizando softwares de inteligência artificial. 

Outro elemento que pode ajudar no seu marketing pessoal é a carta de apresentação. Ela também precisa ser personalizada de acordo com a vaga e deve ter uma linguagem persuasiva. Nesse documento, é válido destacar como você pode agregar valor à empresa, caso seja contratado.

? 7 dicas de como fazer um bom currículo

Fortaleça sua presença online

Nos dias de hoje, é impossível falar sobre marketing pessoal sem associar o conceito com o uso das redes sociais. Isso porque, elas são os principais meios de promoção da sua imagem profissional no mercado. 

Dessa forma, construir uma presença online consistente e profissional é muito importante para quem quer se destacar no mercado. 

Se a sua ideia é encontrar boas oportunidades de trabalho, é indicado criar um perfil completo no LinkedIn. Além disso, é possível construir perfis profissionais em outras redes, como no Portal de Vagas da Sólides

Outras plataformas sociais, como o Instagram e até o TikTok também podem ser exploradas para que você mostre sua expertise e conexões na área desejada. Essas redes ajudam você a criar uma imagem de autoridade, passando mais credibilidade para as empresas e potenciais clientes. 

Faça networking e crie relacionamentos profissionais

Outra dica poderosa é expandir sua rede de contatos profissionais. Quanto mais pessoas você conhecer na área de atuação, maiores serão as chances de obter uma indicação para novas oportunidades de trabalho. 

Para isso, é válido participar de eventos, conferências, cursos, workshops, grupos e comunidades da área para trocar experiências, pontos de vista e conhecimentos. 

Tente criar e cultivar relacionamentos autênticos e duradouros com profissionais influentes e autoridades, para que eles conheçam seu trabalho. Investir em networking é muito importante dentro de qualquer mercado, isso pode abrir portas pra você, além de aumentar sua visão sobre a área. 

?Dica: você também pode participar de comunidades que tenham relação com a sua área de atuação. Por exemplo, se trabalha com RH, pode participar das comunidades da Sólides. Lá, além de conteúdo sobre a área, vai encontrar outros profissionais e boas oportunidades. 

➡️ 9 benefícios de participar de eventos de RH

Busque um aprimoramento constante

O desenvolvimento profissional é outro ponto que não pode ser deixado de lado. Aumentar seus conhecimentos é uma forma de encontrar sua diferenciação no mercado, se especializar e se destacar. 

A dica é fazer um mapeamento das suas habilidades e competências para encontrar lacunas que precisam de um maior desenvolvimento. A partir daí, você pode buscar oportunidades de aprimoramento como cursos, workshops, programas de desenvolvimento profissional e até especializações e pós-graduações. 

O aprimoramento deve ser constante, para acompanhar a velocidade das novas tecnologias e ferramentas. Por isso, busque demonstrar proatividade e iniciativa na busca pelo crescimento pessoal e profissional.

Aprenda a argumentar a seu favor

Por último, sua capacidade de argumentar a seu favor é outro ponto importante que deve ser desenvolvido no marketing pessoal. Se você está procurando uma oportunidade de trabalho, precisa saber como se portar em uma entrevista de emprego ou apresentação para mostrar seus pontos fortes e diferenciais. 

Nossa dica é se preparar muito bem para esse tipo de situação, pesquisando sobre a empresa, o cargo e as responsabilidades da função. 

Também é importante estudar técnicas de oratória. Dominar a arte da comunicação verbal e não verbal pode causar uma boa impressão e fazer com que você se destaque. Assim, tente comunicar de forma clara suas realizações e habilidades durante a entrevista.

O que evitar na hora de fazer o seu marketing pessoal?

A estratégia de marketing pessoal é muito benéfica para os profissionais que almejam alcançar posições melhores no mercado de trabalho. No entanto, é importante evitar alguns erros que podem atrapalhar o processo. 

  • O primeiro erro que deve ser evitado é o improviso. É indicado que você se planeje com cuidado e siga o planejamento à risca. Mudar a estratégia no meio do processo pode acabar enfraquecendo-a. 
  • Outro ponto a evitar é o generalismo. O segredo de um bom marketing pessoal é, justamente, encontrar os seus diferenciais e se especializar. Profissionais que fazem de tudo, mas não são especialistas em nada, acabam não conseguindo se colocar como uma referência no mercado. 
  • Por fim, nunca minta ou manipule informações sobre suas formações e capacidades. Mentir no currículo ou em entrevistas pode acabar fazendo com que você se complique ou não consiga entregar aquilo a que se propôs.  

Cursos gratuitos para desenvolvimento de carreira

Você já viu que o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos é parte importante da estratégia de marketing pessoal. Mas sabemos que, nem sempre, quem está procurando uma vaga de emprego consegue investir em cursos e treinamentos pagos. 

Para ajudar nessa etapa, a Sólides listou a seguir, algumas opções interessantes de cursos gratuitos que podem ajudar você no desenvolvimento profissional e pessoal. Confira quais são eles:

Concluindo, o marketing pessoal é uma estratégia muito benéfica para os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho, seja para encontrar novas oportunidades ou para alcançar cargos e posições mais altas dentro de uma empresa. 

Para garantir essa construção de imagem, é necessário que o profissional invista em autoconhecimento, networking e muita preparação. Dessa forma, ele conseguirá montar um bom currículo, criar uma identidade própria e encantar recrutadores e líderes em entrevistas e apresentações. 

Agora que você já sabe o que é o marketing pessoal e como pode desenvolvê-lo com excelência, cadastre-se no Portal de Vagas da Sólides e confira diversas oportunidades que estão esperando por você.  

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima