Marketing interno: tudo o que você precisa saber!

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos grandes diferenciais de empresa é a maneira com que elas se relacionam com seus colaboradores. Esse relacionamento é responsável, não só por parte do sucesso de uma organização, mas também pela produtividade dos funcionários. Técnicas do marketing interno atuam e ajudam nesse engajamento.

A ausência de comunicação e de participação dos colaboradores nos acontecimentos de uma empresa, pode ser um fator desmotivador e um obstáculo para o crescimento.

Todo esse processo de aproximação entre uma organização e seus funcionários é demorado e trabalhoso. Esse tipo de relacionamento não surge do nada. Ele é construído e alimentado por meio de práticas realizadas pelas empresas, que fazem com que os funcionários se identifiquem e realmente vistam a camisa do negócio.

Um dos grandes responsáveis pela construção de uma realidade como esta, é o marketing interno. Vamos entender um pouco sobre o que se trata essa estratégia e quais são as primeiras etapas para uma implantação de sucesso. Continue a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é marketing interno?

Como o próprio nome já diz, o marketing interno é um tipo de marketing que tem como foco o público interno de uma organização, ou seja, seus funcionários. Nesse sentido, esse tipo de prática tem como objetivo tudo isso que já citamos aí em cima, sempre visando a aproximação entre os colaboradores e a empresa.

O princípio dessa prática é basicamente o mesmo do marketing externo. É necessário que se crie um discurso capaz de persuadir as pessoas que trabalham dentro da companhia, enxergando esses funcionários como um novo tipo de consumidor.

A tarefa de “vender a empresa para os seus funcionários” não é lá tão fácil quanto parece. Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração antes de se começar a planejar uma estratégia de marketing interno.

Quais são os primeiros passos?

Entenda a real importância dos seus colaboradores

Antes de realizar qualquer planejamento, é preciso entender que para uma estratégia de marketing interno ser eficiente, o capital humano da empresa deve ser enxergado de outra maneira.

Mais do que apenas funcionários, é preciso entender que as pessoas que compõem uma organização são as responsáveis pelo andamento de tudo e, por isso, merecem ser reconhecidas.

Esse reconhecimento pode ser feito por meio de recompensas, mudança de discurso, o que for. O importante é buscar sempre fazer com que essas pessoas se sintam parte daquilo.

Seja transparente

Para que se construa um relacionamento real entre uma organização e seus funcionários, a transparência é sempre um pré requisito importante. De fato, não há nada que aproxime mais os colaboradores e um negócio do que estar por dentro dos acontecimentos internos.

Seja compartilhando novas conquistas ou enfrentando algum tipo de crise. A construção de relacionamentos é realizada por meio da transparência e esse tipo de atitude é essencial para uma boa estratégia de marketing interno. Certamente qualquer colaborador se sente mais confortável quando todas as cartas são colocadas na mesa.

É óbvio que esse é apenas um dos primeiros passos para um planejamento como este, porém, como já falamos, adotar esse comportamento é um pré requisito para estratégias de sucesso.

Tenha um objetivo e crie uma história que engaje seus colaboradores

O primeiro passo qualquer estratégia é o estabelecimento de um objetivo final a ser alcançado. Para isso, seja realista e construa um passo a passo que se adeque ao contexto do seu negócio.

Com isso em mente, pense na história da empresa, no crescimento, nos obstáculos que já foram ultrapassados e no que ainda tem por vir. Tudo o que já foi vivido por uma organização é importante para a construção de uma história. É essa história que será responsável pelo estabelecimento da empresa na vida dos colaboradores como algo que não se limita apenas a esfera profissional.

A construção de uma história em conjunto com esses funcionários, faz com que eles se sintam mais integrados e engajados com o contexto em que estão inseridos.

Um grande passo para um bom marketing interno também conta com a construção de uma cultura empresarial forte. Para saber aprender um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler o nosso e-book “Cultura Empresarial: como aumentar a produtividade dos colaboradores?“. 

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Celso Santos
10 meses atrás

Realmente a transparência e o engajamento podem fazer os colaboradores se sentirem parte da empresa. Isso aumenta a motivação, a criação de ideias e o crescimento da empresa.

Giuliano Sales
Admin
10 meses atrás
Reply to  Celso Santos

Ei, Celso, tudo bem?
Estamos muito felizes pelo seu feedback.
Concordamos muito com sua pontuação, a motivação está muito próximo à clareza dos processos e transparência.
Abraços.