Como o Marketing Digital pode gerar valor durante a pandemia do novo coronavírus?

Tempo de leitura: 9 minutos

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela equipe da Rock Content

O Marketing Digital durante a crise da covid-19 é de extrema importância para empresas que querem se posicionar da maneira certa. Há algum tempo, ele é a melhor forma de se comunicar com o público-alvo, conhecer melhor o consumidor e gerar oportunidades de conversão. Em um momento único na história, seu papel é ainda mais relevante, desde que bem aplicado.

A necessidade do isolamento social é um gatilho para despertar sentimentos não tão fáceis de lidar, e isso é um marco único que precisa ser entendido. Vendas não podem ser mais a prioridade, por mais que elas sustentem os negócios. No momento, é necessário pensar na sustentabilidade de marcas no longo prazo, e isso só será possível se as empresas se humanizarem e exercerem empatia.

Os impactos da quarentena são reais, mudando as formas de consumo, o comportamento da sociedade e também a relação entre público e marcas. Em meio a isso, o Marketing Digital também precisa ser adaptado, para então gerar valor da forma certa, aproximando pessoas e empresas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Neste post, vamos explicar melhor a importância do Marketing Digital durante a crise do Coronavírus e como ele precisa ser feito. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

Os impactos do distanciamento social gerado pela covid-19

A mudança repentina de hábitos cotidianos gera impactos comportamentais em qualquer pessoa. As relações de trabalho, em sua maioria, mudaram, até mesmo com algumas sendo encerradas. Da mesma forma, as escolhas de entretenimento foram limitadas, da mesma maneira que o aprendizado e o consumo de conteúdo foi adaptado.

Além dessas questões, a crise da covid-19 gerou impactos financeiros. O desemprego bateu 12,2% no Brasil, mas há também aqueles que tiveram parte dos salários reduzidos. Quem não foi impactado também não está totalmente seguro, já que os trabalhadores que mantiveram seus empregos sofrem com a incerteza sobre o futuro.

De forma geral, esse cenário gera mudanças no comportamento do consumidor e impacta nos hábitos de consumo de conteúdo, sejam educacionais, sejam de entretenimento. Nesse momento, cabe às empresas saberem como utilizar da melhor forma o Marketing Digital durante a crise da covid-19, além de entender esses impactos e o que eles implicam.

Vender não deve ser sempre a prioridade

O consumo pode estar passando pela conscientização necessária de que muito se fala há algum tempo, ainda que a motivação não sejam questões como a sustentabilidade e o próprio comportamento excessivamente consumista.

As incertezas geram a necessidade de economia de recursos e o pensamento simples: comprar somente aquilo que é necessário no momento.

As empresas devem entender que, talvez, nessa fase as vendas diminuirão. Tentar forçar oportunidades de venda pode não ser o ideal, o que depende também do segmento. No geral, esse é um momento em que o consumidor espera que as marcas entendam as limitações e mantenham uma relação próxima, ainda que eles não possam comprar.

Conteúdos educacionais podem fazer diferença

Já que as vendas não estarão mais tão em alta entre as conversões possíveis, é hora de mostrar ao público que sua marca entendeu o impacto da crise e está do lado do consumidor.

A limitação das atividades diárias, especialmente nas horas livres, leva as pessoas a consumirem mais conteúdo educacional. Afinal, pode ser um ótimo momento para aprender mais!

O mais interessante é que não há um assunto específico. Nem todo mundo está em busca de se desenvolver no campo profissional de atuação, por exemplo. As pessoas podem estar em busca de aprender a cozinhar, a fazer artesanato, a se exercitar em casa, a aprender um novo idioma e o que mais for possível. A pergunta é: sua marca está pronta para ensinar algo relacionado ao segmento dela?

Empatia é chave no momento

Uns mais impactados, outros menos, mas todos estão passando pela mesma crise. Talvez seja muito mais fácil olhar para a dor do próximo em uma fase em que esse problema principal afeta o mundo inteiro.

As marcas precisam mostrar ao público que entendem o que está acontecendo e os impactos do momento, e a ferramenta ideal para isso é o Marketing Digital e suas ações.

Para exercer essa empatia, é necessário, primeiramente, mudar o tom da sua empresa. Se sua marca era mais animada e simpática, ela pode continuar sendo próxima do público, mas com um tom mais ameno, já que o momento inspira isso. Marcas mais sérias e conservadoras precisam se flexibilizar, mostrando mais aproximação e compreensão.

O aumento do consumo de conteúdo digital e como aproveitar

A crescente do consumo do digital e de conteúdos de audiovisual já vinham em crescente, mas com a necessidade de se manter recluso, ela passou por um “boom”. Isso inclui o que já estava no cotidiano atual, mas agora potencializado: séries, filmes, ebooks, podcasts, videoaulas, conteúdos de produtores de redes sociais, blog posts, entre outros.

Do streaming ao bom e velho livro, tudo pode ser um verdadeiro alento e uma oportunidade de aprendizado nessa quarentena.

Dito isso, é inevitável que marcas precisem se adequar e, cada vez mais, gerar conteúdo, independentemente do formato. Entenda melhor sobre como aproveitar esse aumento do consumo de conteúdo, especialmente no digital.

Potencialize o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia concreta e real para muitas empresas. Não estamos falando de uma novidade aqui, mas sim de um tipo de conteúdo que pode ser potencializado no momento atual. É hora de produzir cada vez mais, sempre entregando ao público o que seja realmente interessante a ele durante o momento em que ele vive.

Aposte em blog posts, com assuntos diversos e que seja possível falar sobre temas atuais, exatamente como este post que você está lendo, mas também oferece aprendizado. Essa é uma estratégia certeira de aproximação e de geração de valor, tanto para quem está na sua base quanto para prospects.

Reforce a qualidade no atendimento

O atendimento não deixa de ser essencial como serviço no momento de pandemia. Seus consumidores podem seguir precisando de orientações e de soluções de problemas.

Em momentos de crise, o relacionamento é o que ajuda a aumentar a confiança do público com a sua marca. É hora de garantir que o atendimento esteja nos padrões que o consumidor espera.

Tão importante quanto a eficácia, a empatia também deve ser parte do padrão, não só agora, mas o momento de sensibilidade emocional torna isso urgente. Por isso, sua empresa deve trabalhar para garantir um atendimento capacitado, dinâmico e pronto para compreender as necessidades do público.

Seja um porto seguro ao consumidor

É importante entender que o papel do Marketing Digital durante a crise da covid-19 também é transformar marcas em pontos de segurança ao consumidor.

Já há um entendimento de que essas pessoas buscam muito mais do que uma relação comercial com as empresas, o que se potencializa em momentos de fragilidade emocional e necessidades mais urgentes.

Por isso, marcas que querem se manter relevantes no longo prazo precisam servir como um verdadeiro porto seguro nesse período. Fazer isso é simples: basta exercer positividade, respeito ao momento e mostrar que é possível passar por essa situação. O pior tipo de comportamento é ignorar a crise, por isso, certifique-se de que sua marca se posicionará adequadamente.

O Marketing Digital durante a crise da covid-19 como ferramenta de aproximação

Menos foco nas vendas e mais direcionamento para o estreitamento da relação. Se estar próximo do seu público-alvo já é fundamental normalmente, durante um momento como a crise da covid-19 é ainda mais importante.

A partir disso, é necessário aplicar esse conceito de forma eficaz, e isso significa estar onde seu consumidor mais passa o tempo durante a quarentena.

Com a estratégia certa, no canal ideal, é possível manter sua marca relevante cuidadosamente, sendo empática, sem ignorar o momento desafiador e mostrando ao público-alvo que ele pode contar com a empresa. Veja como fazer isso!

Saiba onde seu consumidor está

As mudanças de comportamento que a pandemia impõe podem impactar a forma como seu público consome conteúdo e interage em diferentes canais.

O ideal é monitorar em quais plataformas ele está mais presente, entre as diferentes redes sociais, seu blog, canal no YouTube, entre outros. Assim, é possível potencializar as estratégias de Marketing Digital durante a crise da covid-19.

Realize campanhas sazonais

Com todo cuidado possível, é viável realizar campanhas sazonais. Marcas precisam estar atentas se essas ações não serão vistas como uma forma de promover negócios durante um período tão complexo para a humanidade.

Por isso, a melhor forma de fazer essas campanhas é reforçar que a marca está lado a lado com seu público, mesmo em um momento de crise sem precedentes.

Com ressalvas, foco em relacionamento e, acima de tudo, respeito pelas diferentes maneiras que as pessoas reagem a um momento tão complexo, o Marketing Digital durante a crise da covid-19 pode ser importante. É fundamental investir em relacionamento e conteúdo, ajudando sua audiência a passar por esse momento e estabilizando relevância para a marca a longo prazo.

Aproveitando o assunto, entenda melhor o impacto e o valor do Marketing de Conteúdo em momentos de incerteza!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments