5 modos de como aplicar employer branding na empresa!

Tempo de leitura: 6 minutos

Trabalhar o fortalecimento da marca dentro das empresas têm sido uma forte tendência na área de recursos humanos. Porém, saber como aplicar employer branding exige algumas estratégias que muitas vezes precisam estar alinhadas com os setores de comunicação da empresa, a fim de projetar a reputação da organização como uma marca empregadora.

O Employer Branding pode ser entendido como um conjunto de técnicas e ferramentas que buscam gerar uma percepção positiva da organização no mercado. As ações de employer branding precisam não ser somente como um imã para atrair talentos acima da média mas, também, deixar os colaboradores da sua equipe mais satisfeitos e engajados.

Se você ainda não sabe como aplicar o employer branding em sua empresa, iremos mostrar sua importância e apresentar 5 modos que irão fazer com que você otimize a reputação da sua organização como uma marca empregadora. Então, continue a leitura!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Qual a importância do employer branding?

Trabalhar as estratégias de employer projetará uma imagem positiva da sua empresa, atraindo candidatos certos e talentosos para o seu time e engajando os colaboradores que já fazem parte dela. O que resultará em uma equipe de alta performance, aumentando a produtividade e a competitividade da empresa no mercado. 

Além disso, essas estratégias irão facilitar e reduzir custos no processo de recrutamento e seleção, já que, os profissionais mais bem-sucedidos irão procurar pela sua organização e irão se dedicar para fazer parte da sua equipe de colaboradores.

Também ocorrerá uma redução no turnover da empresa, já que, com as técnicas de posicionamento de marca, o colaborador sentirá que a empresa se importa com seu talento fazendo com que ele se sinta valorizado na equipe.

Como aplicar employer branding na empresa?

Aplicar o employer branding exige cautela, domínio e planejamento. O foco dessas estratégias deve ser, promover o bem-estar, engajar e a reter os colaboradores. Por isso, selecionamos 5 dicas para aplicar essas ações e fazer com que sua empresa tenha uma marca empregadora. Acompanhe!

1 . Defina a cultura da empresa

Ela é como o DNA da organização. A cultura organizacional se define na linguagem da empresa, nas vestimentas, sua rotina e ações. Uma boa cultura motiva seus colaboradores e, transmite suas visões, valores e ideias para os profissionais que estão em busca de um ambiente de trabalho no qual se identifiquem. Use e abuse do site e das redes sociais da empresa para propagar esses valores para o público externo.

Para definir a cultura da empresa, primeiramente, identifique o jeito de ser da sua organização, ou seja, sua essência. Segundo pesquisadores da área, a cultura organizacional possui 7 características principais: inovação, atenção aos detalhes, orientação para os resultados, orientação para as pessoas, orientação para as equipes, agressividade e estabilidade.

Analisando e definindo estas características, será possível definir a cultura da empresa, alinhando os colaboradores com os objetivos da organização, promovendo valores em comum.

2 .Tenha um clima organizacional de qualidade

Que colaborador não quer se sentir bem no ambiente de trabalho? Afinal, muitas vezes o profissional passa o maior período do seu dia dentro da empresa. Um local de trabalho limpo, organizado, com os itens fundamentais para a realização de suas tarefas, inicialmente, é um quesito fundamental para um clima organizacional de qualidade

Mas não para por aí, é necessário canais de comunicação com seus colaboradores. Invista em pesquisas de clima organizacional, reuniões, sempre tenha abertura ao dialogar com eles. Pergunte como se sentem, isso fará com que seus colaboradores se sintam importantes e valorizados. Invista até mesmo em ideias de diálogo simples, como a velha caixinha de sugestões.

Invista também em benefícios, como plano de saúde, premiações, descontos em faculdades e academias. Estas também são ótimas ações para deixar seus colaboradores mais satisfeitos e engajados no ambiente empresarial.

3 . Ofereça oportunidades de crescimento

Uma empresa que oferece um plano de carreira para seus colaboradores é vista como uma marca empregadora. Estabelecer metas predefinidas como orientação, supervisão e, claro, feedbacks, mostrará ao colaborador que ele pode crescer dentro da empresa. 

Uma outra maneira de demonstrar interesse no crescimento do colaborador é cooperar para que ele desenvolva novas habilidades. Investir em cursos e treinamentos de capacitação trazem vantagens não só para o profissional mas, também, para a empresa, que contará com uma equipe mais qualificada e profissionais de excelência. 

4 . Deixe os colaboradores serem os protagonistas da marca

Pense em um colaborador satisfeito como a maior propaganda da sua empresa. Um profissional que se sente engajado e satisfeito no ambiente empresarial propagará sua marca para seus familiares e amigos. Eles também se sentirão orgulhosos em divulgar conteúdos da empresa em suas redes sociais, se tornando praticamente embaixadores da marca. 

Incentive-os também em criar conteúdos como vídeos e posts para as redes sociais da empresa, tornando-os protagonistas da marca, em conteúdos em que eles falem sobre seu crescimento profissional, o que os motivam a trabalhar na organização e, até mesmo dando dicas e tutoriais. 

5 . Divulgue suas vagas em diversos canais e faça um bom processo seletivo

Encontrar o talento ideal para a vaga adequada nem sempre é tarefa fácil para o setor de RH. Por isso, para um processo seletivo eficiente, divulgue suas vagas não só em sites de contratação mas, também, invista em propagá-las nas redes sociais, como até mesmo o LinkedIn, que tem se mostrado uma ótima rede de networking e atração de talentos.

Logo após, engaje esses talentos por meio de um bom processo seletivo, utilizando um bom sistema de recrutamento e seleção. Durante o processo, mantenha um bom relacionamento, tratando-os bem, com uma boa comunicação, retirando suas dúvidas sobre o cargo e aplicando feedbacks consistentes. 

Concluindo, agora que você já sabe como aplicar employer branding na sua empresa, você pode colocar em prática suas ações e aproveitar os benefícios de ter uma organização com uma marca empregadora. As vantagens são diversas, como citamos algumas neste post, e fazem um diferencial e tanto no mercado.

O que você acha também de se aprofundar ainda mais nessas estratégias e saber com mais detalhes como o employer branding é uma nova maneira de reter talentos em um mercado cada vez mais competitivo? Confira!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of