LMS: Entenda o que é e principais funcionalidades do Sistema de Gestão da Aprendizagem

Tempo de leitura: 8 minutos

O ano de 2020 trouxe várias mudanças para a sociedade e o mundo corporativo. Se antes havia uma resistência por adquirir conhecimento da maior parte dos indivíduos de forma remota, a pandemia no novo coronavírus fez com que os treinamentos online conquistassem cada vez mais espaço nas organizações

Isso porque, o ensino remoto é a forma mais segura de adquirir conhecimento, mantendo o isolamento social e contendo a proliferação do vírus. Nesse sentido, o sistema LMS tem sido o mais utilizado na implantação de treinamentos EAD.

Afinal, para uma boa experiência com o ensino à distância, é necessário contar com uma tecnologia de ponta para que exista um equilíbrio entre funcionalidade e facilidade de utilização. Ainda, para atrair e engajar os colaboradores é fundamental que a plataforma tenha uma interface limpa, simples e moderna. 

Logo, para criar treinamentos e cursos personalizados para o desenvolvimento de talentos, é fundamental escolher o LMS que atenda as necessidades da empresa para que esse sistema contribua com qualificações que fortaleçam a cultura organizacional. Se você quer entender melhor essa sigla e quais as principais funcionalidades desse sistema de gestão, acompanhe a leitura até o final e fique por dentro desta tendência. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

O que é LMS e para que serve

O Learning Management System (LMS), traduzindo para o português, Sistema de Gestão de Aprendizagem, na prática, nada mais é que um software que tem o objetivo de criar conteúdos, organizar inscrições e gerenciar cursos e treinamentos online. Nesse sentido, ele pode ser utilizado tanto no âmbito da educação básica quanto na educação corporativa. 

Além disso, o sistema LMS conta com recursos para avaliação do desempenho e acompanhamento da evolução dos alunos. Assim, gestores e líderes conseguem ter uma melhor compreensão e serem mais efetivos na escolha das qualificações adequadas para cada perfil de colaborador. 

Tipos de sistemas LMS

Como citamos, atualmente, o LMS é bastante utilizado no meio educacional e também no âmbito corporativo. Agora, vamos conhecer melhor cada tipo de plataforma LMS disponível no mercado.

Gestão de Conteúdo

Distribuir conteúdo de qualidade é o principal foco de uma plataforma LMS. Por meio dela, é possível inserir conteúdos como: vídeos, áudios, PDFs, animações, links, páginas HTML e demais materiais e-learning

Ainda, alguns sistemas LMS permitem que a empresa crie conteúdos personalizados e ricos, de maneira simples, não exigindo grandes conhecimentos em tecnologia por parte de gestores e líderes. 

Testes e pesquisas

Para que a gestão obtenha dados sólidos sobre a opinião dos colaboradores em relação aos treinamentos e cursos oferecidos, além do entendimento de que eles realmente estão aprendendo o conteúdo abordado, a maioria das plataformas LMS conta com testes e pesquisas.

Geralmente, essas questões são aplicadas de forma dinâmica, por meio de múltipla-escolha, verdadeiro ou falso ou respostas numéricas, proporcionando uma melhor experiência do usuário. 

Gamificação

A gamificação nas empresas tem ganhado cada vez mais espaço, por ser uma metodologia de desenvolvimento de pessoas que proporciona conhecimento de maneira prática.

Isso porque, o treinamento gamificado consegue gerar situações que simulam a rotina organizacional de forma interativa e imersiva. Assim, o colaborador absorve o conteúdo com maior clareza.

Além disso, a gamificação permite interação com outros membros do time, aumentando a motivação e o engajamento, além de fortalecer a cultura empresarial, retendo os melhores talentos.

Webconferência, chat e fóruns

Para que ocorra uma boa interação entre colaboradores e instrutores, mesmo à distância, o sistema de gestão de aprendizagem também oferece canais de comunicação, como chats e fóruns para tirar dúvidas sobre conteúdos específicos.

Ainda, o LMS conta com chamadas de vídeos que proporcionam reuniões e workshops em tempo real por meio não só do computador, mas também de notebooks e tablets. 

Gestão da sala de aula

Com uma plataforma LMS, gestores e instrutores conseguem, de forma otimizada, realizar o controle de frequência às aulas e resultados de testes realizados. Além disso, é possível criar uma agenda de eventos com atividades extracurriculares, datas de fechamentos de fóruns, dentre outros gerenciamentos, para que todos fiquem alinhados com as exigências de cada treinamento em um só lugar.

E-commerce

Hoje, as empresas que querem se manter no mercado já entendem a necessidade de produzir conteúdo educativo não só para seus colaboradores, mas também para seu público externo. 

Logo, por meio de uma plataforma LMS, é possível oferecer um catálogo rico de cursos de forma gratuita ou paga para que qualquer pessoa interessada na área em que a organização atua possa adquirir novos conhecimentos, aumentando a força da marca no mercado.

Emissão de certificados

Além de absorver e compartilhar conhecimento, também é importante que o usuário tenha um comprovante do conteúdo que adquiriu. É nesse momento que entram os certificados online.

Por meio de um certificado de conclusão, o aluno pode comprovar que realmente terminou todas as etapas do curso ou treinamento, além de servir como horas extracurriculares. 

Assim, com o auxílio de uma plataforma LMS, a empresa consegue emitir de modo automático certificados personalizados visualmente e com as informações necessárias para que ele tenha validade no mercado.

Benefícios do LMS para empresa e colaboradores

Dentro das empresas, o LMS se mostra uma poderosa ferramenta de treinamento e desenvolvimento de colaboradores, além de contribuir para o plano de desenvolvimento individual (PDI), aumentando a retenção de talentos.

Isso porque, ele pode se integrar com uma ferramenta de gestão de pessoas. Assim, o setor de RH, junto a gestores e líderes, após mapear o perfil comportamental dos colaboradores e separá-los em grupos, pode definir a trilha de aprendizagem de forma personalizada para que cada um possa aprimorar seus pontos fortes e melhorar os pontos fracos.

Além disso, com a maioria das empresas implantando o trabalho em home office como forma de proteger seu capital humano, agora, elas enxergam como o trabalho remoto pode trazer muitos benefícios para a organização e qualidade de vida aos colaboradores. Mas o conhecimento não pode ficar para trás se a empresa quer contar com um time de alta performance.

Logo, o LMS reduz custos de treinamentos e cursos que antes exigiam aluguel de espaço físico e compra de materiais, além de permitir que eles possam ser realizados remotamente dos mais variados dispositivos eletrônicos e em um melhor momento, de acordo com a rotina de cada colaborador.

Ainda, o sistema permite um grande armazenamento de dados em um só local, por exemplo, em uma nuvem.  Assim, a empresa elimina de vez o papel e planilhas de excel, deixando todos os dados dos colaboradores melhor organizados e acessíveis. 

ebook_elaborar_pdi_com_a_sólides

Universidade Sólides como sistema de aprendizagem

Pensando na importância de agregar conhecimento na área de gestão de pessoas para todos os públicos, criamos a Universidade Sólides. Afinal, com a evolução que a tecnologia tem trazido para o setor de Recursos Humanos, o profissional de RH moderno precisa estar sempre atualizando seus conhecimentos. 

Por meio de uma plataforma LMS, a Universidade Sólides oferece cursos que contribuem para que você, membro do RH, destaque-se no mercado e seja um protagonista em gerir talentos na sua empresa. 

Ainda, a gestão comportamental é uma área que demanda um profundo conhecimento sobre os perfis comportamentais. Logo, com os cursos da Universidade, você poderá aprimorar sua gestão desde o processo de recrutamento e seleção, passando por treinamento e desenvolvimento, até alavancar a performance dos colaboradores. 

Ainda, nossas certificações auxiliam no desenvolvimento de engenharia de cargos, uma forte tendência nas organizações que buscam um diferencial no mercado por meio de profissionais que deem match com a cultura da organização. 

Por fim, depois de assistir às nossas aulas com profissionais que são referências no mercado e ter acesso a conteúdos e materiais adicionais ricos em conhecimento, é possível emitir certificados online, podendo postar nas suas redes sociais, comprovando que você é um especialista em gestão de pessoas!

Contar com uma plataforma LMS para treinamento e capacitação de colaboradores tem se mostrado uma peça-chave no desenvolvimento de profissionais de alta performance nas organizações. Isso porque, treinamentos tradicionais com slides pouco atrativos e grande carga teórica só desmotivam os colaboradores.

Afinal, em um mundo cada vez mais globalizado e impactado pela tecnologia, não há dúvidas de que a aprendizagem jamais voltará a ser 100% presencial, mesmo quando a pandemia passar. Então, se a sua empresa não quer ficar para trás nessa realidade, busque agora mesmo um sistema LMS que atenda as necessidades do negócio. 

E se você busca certificações que são referência na área de gestão de pessoas, não deixe de acessar agora mesmo a Universidade Sólides e realizar seu cadastro gratuitamente. 

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments