10 livros sobre gestão de pessoas para aprofundar o conhecimento

Tempo de leitura: 7 minutos

A área de gestão de pessoas é cada vez mais valorizada pelas empresas. Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), desde a década de 1990, o setor tem se voltado para o engajamento dos colaboradores. Superar os desafios podem ser ajudados com livros sobre gestão de pessoas.

A gestão de pessoas se define pelo conjunto de técnicas para incentivar o comportamento de um grupo na organização e potencializar seu desempenho.

Esses profissionais são essenciais para manter a equipe coesa, já que também selecionam os colaboradores mais adequados para cada posto e assim, contribuem para elevar a produtividade e assegurar que as metas da empresa sejam atingidas.  

Atender essa demanda exige conhecimento e expertise, que vem com a qualificação. Há no mercado uma oferta extensa de obras sobre o assunto. Muitos deles foram escritos por especialistas, com vasta experiência e que hoje já se tornaram referência em RH no Brasil.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Para ajudar a escolher entre elas, preparamos uma lista com 10 dos principais livros sobre gestão de pessoas. Confira!

1. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiaveneto

Essa é uma das obras básicas que devem estar na prateleira dos profissionais de gestão de pessoas. O texto se desenrola a partir dos desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Para gerenciá-los, o autor, que é referência na área de administração, elenca seis métodos para trabalhar os problemas de se gerenciar pessoas nas organizações: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e aplicar pessoas.

2. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen R. Covey

Este livro também é um guia para os profissionais de gestão de pessoas. A primeira edição foi publicada há mais de 25 anos, mas o texto continua atual e é considerado o livro de negócios mais influente do mundo, segundo a Amazon. 

O autor também foi consagrado pela revista Time como um dos 25 mais influentes norte-americanos. Uma das principais lições do livro é oriunda das fábulas de Esopo: a eficácia é oriunda da harmonia. Isso que os gestores devem almejar para sua equipe de colaboradores. 

3. Como fazer amigos e influenciar pessoas —Dale Carnegie

Este é outro título muito aclamado entre os gestores da área. Uma habilidade mandatória para esses profissionais é saber lidar bem com as pessoas e comunicar com clareza as demandas e feedbacks. 

Para tanto, o autor indica aos leitores técnicas que podem ser aplicadas não só no âmbito corporativo, com métodos de persuasão e empatia, mas também pessoal, para tornar os relacionamentos mais saudáveis.

4. Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

Este livro também está voltado para a construção de relacionamentos mais saudáveis entre as pessoas. A construção de um ambiente de trabalho leve é uma das tarefas do profissional de gestão de pessoas. Por isso, os métodos apresentados nesta obra para evitar ruídos de comunicação são primordiais. 

5. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança — James C. Hunter

A partir da história de um executivo que se tornou monge, o autor ressalta as qualidades que um bom líder deve desenvolver, características que o gestor também deve possuir para influenciar a equipe de modo positivo. 

Os livros podem ser uma ótima maneira para aprender mais sobre técnicas e aplicações da gestão de pessoas. Os autores são especializados na área e contribuem para o aprendizado com propostas que podem ser aplicadas no dia a dia.

6. Organizações exponenciais — Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest

Neste livro, os autores inserem o conceito de que nenhuma empresa irá acompanhar o ritmo das organizações exponenciais (Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google e etc.), caso não estejam dispostos a realizar algo “radicalmente novo”, uma nova visão do negócio que se encaixe neste mundo tecnológico e inteligente em que vivemos.

Portanto, é necessário conhecer e entender o padrão de gerenciamento existente dentro destas grandes empresas, para atingir um resultado tão bom quanto ou semelhante ao delas, certo?

7. O princípio 80/20 — Richard Kock

O subtítulo deste livro esclarece bem o seu propósito: “Os Segredos Para Conseguir Mais com Menos”.  Baseado em um estudo do século XIX do economista italiano Vilfredo Pareto, criador da famosa “Lei de Pareto”, o autor consegue atualizar este conceito e mostrar que ainda hoje, basicamente em todos os aspectos da vida moderna, 20% do que se faz produz 80% do resultado final (e 80% do que é feito pode não gerar tanto resultado). Interessante, não?

Recomendamos este livro para que você aprenda a ter mais produtividade ao executar suas tarefas no dia-a-dia, economizando seu tempo e, ainda assim, atingindo suas metas com a qualidade necessária.

8. Como o Google funciona — Eric Shmidt e Jonathan Rosenberg

Para aumentar ainda mais a relevância desta lista com alguns dos melhores livros sobre gestão de pessoas pra você ler, trouxemos um best-seller que reúne diversas lições valiosas sobre a empresa sinônimo de inovação em gerenciamento de pessoas e em tecnologia: a Google.

Como o próprio título já diz, aqui você terá boas noções sobre como “funcionar” igual ao Google, aprendendo métodos de como recrutar pessoas que sejam “criativas-inteligentes” (como são chamados os funcionários deles), encontrar inspirações técnicas em seus problemas e, consequentemente, fazer a diferença dentro da empresa. Recomendadíssimo!

9. Criatividade S.A. — Ed Catmull

Escrito por uma das personalidades mais importantes para a história do cinema de animação mundial, Ed Catmull (presidente da Pixar Animation e Disney Animation) ensina como criar uma cultura de criatividade dentro de uma empresa, sendo também um livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Neste livro, Catmull mostra que o “segredo” para se obter sucesso e aumentar resultados em uma companhia, é ter um ambiente que estimule a ousadia e a liberdade, além de contar passo a passo a história de como ele criou um dos maiores estúdios de animação do planeta.

10. Sprint — Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz

Para finalizar esta lista com livros sobre gestão de pessoas, recomendamos mais um livro relacionado ao Google, escrito por um de seus mais notáveis funcionários: o designer Jake Knapp.

Enquanto trabalhava lá, ele fazia um pouco de tudo na empresa, até que começou a desenvolver e testar suas ideias em apenas cinco dias, um método que passou a ser muito utilizado por diversas equipes e que mais tarde seria batizado de “Sprint”.

Neste livro, você irá aprender a conduzir e participar de sprints em equipe para tirar suas ideias do papel e botá-las em prática dentro de um curto prazo, tornando seus projetos cada vez mais ágeis e aumentando o engajamento do seu time.

O Design Sprint hoje é tendência dentro de startups e empresas bem-sucedidas, portanto não deixe de entender como a metodologia funciona e comece a resolver seus problemas com mais velocidade.

Livros sobre gestão de pessoas podem ser fundamentais para aprimorar os conhecimentos e ter novidades sobre o setor. Afinal, o Recursos Humanos está em constante mudança e inovação.

Com essas leituras e experiências, você pode embasar sua atuação na gestão de pessoas da empresa e potencializar o desempenho dos profissionais. Aproveite a sua visita e confira 14 frases inspiracionais sobre gestão de pessoas.

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